Entre em contato conosco

WEC

Após 59 anos a Ferrari volta a fazer história

Publicado:

em

Ferrari Foto: José Mario Dias

A Ferrari é uma das marcas mais icônicas e bem-sucedidas na história do automobilismo, e sua presença nas competições de hipercarros em Le Mans é parte integrante de seu legado. Embora a Ferrari tenha uma longa história de sucesso nas corridas de resistência, ela tem tido uma relação complexa com as categorias de hipercarros em Le Mans ao longo dos anos.

A participação da Ferrari em Le Mans remonta à década de 1950. A marca italiana obteve sua primeira vitória geral em Le Mans em 1949 com o modelo Ferrari 166MM. Nos anos seguintes, a equipe italiana continuou a competir e obteve sucesso significativo, conquistando várias vitórias de classe e algumas vitórias gerais. Entre os pilotos notáveis que guiaram os carros da Ferrari em Le Mans estavam lendas como Phil Hill, Olivier Gendebien e Mike Hawthorn.

Na década de 1960, enfrentou forte concorrência das marcas britânicas, especialmente da Ford, que estava determinada a conquistar Le Mans. Em resposta, desenvolveu o lendário Ferrari 250 GTO, que se tornou um dos carros de corrida mais famosos e valiosos de todos os tempos. Embora tenha conquistado algumas vitórias de classe em Le Mans durante essa década, ela não conseguiu vencer a classificação geral.

Nos anos 1970, a equipe italiana passou por um período de menor sucesso em Le Mans. No entanto, a marca retornou ao cenário das corridas de resistência na década de 1990, quando a categoria de hipercarros começou a ganhar destaque. Em 1995, a Ferrari lançou o lendário Ferrari F40 LM, uma versão de corrida do icônico supercarro. Embora o F40 LM tenha sido um carro impressionante, ele não conseguiu vencer Le Mans.

Em 2020, a Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizadora da corrida de Le Mans, anunciou a criação de uma nova categoria de hipercarros (atualmente chamada de Le Mans Hypercar ou LMH), com o objetivo de atrair fabricantes de automóveis de alto desempenho para competir em Le Mans. A Ferrari manifestou interesse inicial na nova categoria.

Ford x Ferrari

A história da rivalidade entre a Ferrari e a Ford remonta aos anos 1960, quando a Ford decidiu desafiar a supremacia da Ferrari nas corridas de automóveis. Na época, a Ferrari dominava as competições de carros esportivos, especialmente as corridas de resistência, como as 24 Horas de Le Mans.

Em 1963, Henry Ford II, conhecido como “Hank the Deuce”, tentou adquirir a Ferrari para expandir a presença da Ford no automobilismo. As negociações estavam avançadas, mas acabaram fracassando devido a desentendimentos sobre o controle da equipe de corrida da Ferrari. Enfurecido, Henry Ford II decidiu vencer a Ferrari nas pistas em vez de comprá-la.

A Ford, então, lançou um programa de corridas chamado Ford GT40, com o objetivo de desenvolver um carro capaz de vencer a Ferrari em Le Mans. O projeto foi liderado por Carroll Shelby, um ex-piloto e construtor de carros de corrida. A Ford investiu recursos significativos e reuniu uma equipe de engenheiros talentosos para desenvolver o GT40.

Em 1966, a Ford conseguiu o que tanto desejava: derrotar a Ferrari em Le Mans. O Ford GT40 conquistou as três primeiras posições na corrida, terminando em primeiro, segundo e terceiro lugares. Essa vitória histórica quebrou a hegemonia da Ferrari em Le Mans, e a Ford repetiu o sucesso nos anos seguintes, vencendo a corrida de 24 horas por quatro anos consecutivos, de 1966 a 1969.

A rivalidade entre a Ferrari e a Ford continuou nas décadas seguintes, com ambos os fabricantes competindo em várias categorias de corrida. A marca italiana se manteve forte nas competições de Fórmula 1, enquanto a Ford se envolveu em diferentes séries, como as corridas de carros esportivos e as corridas de rally.

No entanto, ao longo dos anos, a rivalidade perdeu intensidade. A equipe italiana concentrou-se principalmente nas corridas de Fórmula 1, enquanto a Ford se afastou do automobilismo de alto nível. Apesar disso, a história da luta entre essas duas marcas icônicas nas pistas continua sendo lembrada como um momento importante na história das corridas de automóveis.

Le Mans 2023

Em 1964, há 59 anos, Jean Guichet e Nino Vaccarella pilotavam a Ferrari 275P e conquistaram a vitória nas 24 Horas de Le Mans, marcando a última vitória de fábrica italiana por um longo período. Embora um carro da marca italiana tenha vencido no ano seguinte, em 1965, por uma equipe com ligações próximas à Ferrari, nunca mais a marca obteve outra vitória. No entanto, esse hiato chegou ao fim hoje em Sarthe, quando Alessandro Pier Guidi completou a prova e comemorou junto com seus parceiros James Calado e Antonio Giovinazzi.

 

Foto: José Mario Dias

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.