Entre em contato conosco

WEC

Prema Racing tem final de semana difícil em Le Mans

Publicado:

em

Foto: Prema Racing

A Prema Racing, equipe conhecida por seu poder na base, encontrou dificuldades na prova centenária. Os treinos de quarta e quinta-feira confirmaram as boas vibrações para o resto da formação de pilotos, incluindo Juan Manuel Correa e Filip Ugran no #9 e Doriane Pin e Daniil Kvyat no #63.

Os pilotos aproveitaram uma experiência mágica na sexta-feira, pois participaram do mundialmente famoso desfile no centro da cidade de Le Mans diante de dezenas de milhares de torcedores entusiasmados. 

HYPERPOLE

A Prema Racing começou as 24 Horas de Le Mans do Centenário com dois carros entre os 8 primeiros da classe LMP2, depois de qualificar seus dois carros de corrida Oreca 07 para a sessão Hyperpole. No treino classificatório, Mirko Bortolotti e Bent Viscaal entregaram à equipe um ótimo resultado geral. O italiano estabeleceu a terceira volta mais rápida em um top 5 coberto por menos de três décimos (em uma volta de mais de 3 minutos e 30 segundos). O holandês Viscaal fez um tempo sólido e alcançou a sétima posição apesar do tráfego que o impediu de usar sua última volta rápida.

Com resultados positivos já na bagagem, a Prema alinhou para a Hyperpole. Bortolotti e Viscaal jogaram pelo seguro nos primeiros minutos. Infelizmente, quando ambos estavam buscando um resultado na frente e uma chance na pole, um protótipo do Hypercar pegou fogo, o que levou a uma bandeira vermelha com cerca de 5 minutos para o fim.

Com o pouco combustível restante e os pneus já ultrapassando o pico de desempenho, Bortolotti e Viscaal partiram para a pista, enquanto o holandês ficou em 7º lugar, o piloto da Lamborghini marcou o quinto tempo. Ambos os carros largaram nas primeiras quatro filas do pelotão LMP2 em um brilhante desempenho.

 

A CORRIDA

As 24 Horas de Le Mans de 2023 foram difíceis para a Prema. A equipe italiana alinhou com dois carros para a edição centenária, mas quedas tiraram os dois da disputa pela vitória e pelo pódio. O carro nº 9 Oreca LMP2 terminou em 16º lugar na classe, enquanto o nº 63 teve que abandonar.

O # 63 teve uma largada limpa, subindo para o terceiro lugar nas mãos de Daniil Kvyat, mas foi atingido por vários destroços perdidos por um Hypercar mais tarde na volta 1. Assim que os problemas de entrada de ar e carroceria causados pelos destroços foram resolvidos , Kvyat iniciou uma poderosa recuperação saindo de vigésimo segundo. Como a lendária pista francesa foi atingida por um clima adverso, Doriane Pin administrou as condições na perfeição e continuou a recuperação. Mirko Bortolotti deu mais passos na corrida, ganhando posição após posição enquanto a corrida avançava noite adentro, apesar das traiçoeiras chuvas repentinas.

Uma situação do safety car permitiu que o carro voltasse para a primeira volta e passasse para quinto na relargada, com Bortolotti coroando sua corrida animada com mais esperanças para a equipe. Infelizmente, quando as chances pareciam melhores para uma batalha pelo pódio, Kvyat perdeu o controle nas curvas da Porsche, causando vários impactos nas barreiras. O motorista saiu ileso do incidente, mas o carro # 63 não saiu e foi retirado com graves danos.

O carro nº 9 também teve uma corrida complicada. Depois de um início cauteloso de Juan Manuel Correa, uma reviravolta poderosa levou o equatoriano-americano e Bent Viscaal a uma dura recuperação. Porém, uma das duas chuvas extremas ocorridas no sábado prejudicaram o resultado da equipe.

Como Filip Ugran ficou preso em uma área de escoamento após fazer um pequeno contato, ele foi atropelado por outro carro em alta velocidade, o que resultou em graves danos na traseira esquerda. Os mecânicos fizeram um trabalho fenomenal, montando o carro em pouco mais de 30 minutos, mas as esperanças de um pódio já se foram. No entanto, o trio continuou a fazer stints sólidos ao longo dos estágios finais, mesmo quando outros problemas mecânicos lhes custaram mais voltas. Enquanto o domingo de Le Mans ainda não acabou, a equipe já inicia os preparativos para Monza.

O QUE OS PILOTOS DA PREMA DISSERAM: 

“Conseguimos! Terminamos a corrida. Sinceramente, estou muito feliz, mesmo que não seja o resultado que queríamos ou merecíamos. É incrível terminar depois de tudo o que aconteceu. Os mecânicos foram as estrelas da corrida, reparando o carro duas vezes em 20 minutos, é incrível. Para mim é tudo sobre a experiência, estou muito grato por estar aqui e espero poder voltar.” – Juan Manoel Correa

“Gostei e acho que todos gostaram da experiência, mas obviamente não é o resultado que queríamos. Pensávamos que tínhamos velocidade para o pódio e talvez a vitória. ‘não ouvi a mensagem da caixa para pit para pneus de chuva. Talvez fosse um problema de rádio. Isso comprometeu a corrida. Bati na parede, mas não tive grandes danos, dei ré e estava tentando engatar a primeira marcha quando outro carro LMP2 nos atingiu por trás. Estou muito grato pela rapidez com que os caras consertaram o carro. Então tivemos outro problema com o motor de arranque, então acho que a sorte não estava do nosso lado. No geral, o carro estava muito bom e nós tivemos um ótimo ritmo, tanto eu quanto o Juan como os prateados e o Bent, que foi extremamente rápido. Também quero parabenizar o Mirko pelo trabalho incrível na recuperação. Sinto pelo Daniil e principalmente pela Doriane, ela não conseguiu muito tempo de pilotagem o que ela mereceu muito aqui em casa. Voltaremos mais fortes na próxima.” – Filip Ugran

“A corrida começou muito bem, depois de algumas horas estávamos rodando em P5 e lutando pelas primeiras posições. Então, infelizmente, Filip teve um incidente que nos custou várias voltas. Isso realmente matou nosso desempenho. A partir de então, tentamos e tentamos, mas encontramos outro problema, e tudo o que poderia dar errado deu errado. Obviamente, estou muito desapontado com os resultados, mas muito feliz com o desempenho da equipe. Ainda estou feliz por termos chegado ao fim em uma corrida em que muitas coisas podem acontecer. Voltaremos para a próxima.” – Bent Viscaal

“Foi um final decepcionante para a nossa corrida, mas o principal é que Daniil está bem após a queda! Gostaria de agradecer a todos os membros da Prema Racing por seu esforço incrível, não apenas aqui em Le Mans, mas também em preparação para este evento. Os meninos e meninas da equipe fizeram um ótimo trabalho e voltaremos ainda mais fortes na próxima vez.” – Mirko Bortolotti

“Foi uma corrida movimentada para todos nós. A largada foi muito azarada. Destroços de um acidente com o Hypercar nos atingiram, o que nos obrigou a um longo pit stop. A partir daí foi uma estrada de recuperação, onde Mirko, Doriane e eu fizemos o nosso melhor. Estávamos fazendo um ótimo trabalho, nos recuperando muito e voltando para a primeira volta. Aí foi um erro da minha parte que foi muito doloroso. Apertei a mão de todos da equipe. Disse a eles que vou voltam mais fortes desta experiência, e eles sabem que alcançaremos nossos objetivos juntos. Obrigado a todos da equipe pelo apoio. Estou ansioso para recomeçar após esta longa semana em minhas primeiras 24 Horas de Le Mans. Eu definitivamente aprendi muito. Vou recarregar minhas energias para voltar à pista mais forte e motivado.” – Daniil Kvyat

“Minha primeira participação nas 24 Horas de Le Mans foi uma experiência incrível e muito formativa para o futuro. O apoio que recebi durante toda a semana me tocou e me deu muita força. Claro, estou extremamente decepcionado que a corrida terminou tão cedo para nós 3. Toda a equipe trabalhou muito para se preparar e depois de um começo nada fácil, começamos uma recuperação forte. Mas isso faz parte do esporte e voltaremos mais fortes para o próximo em Monza em um mês. Estou mais determinado do que nunca e vou dar tudo de mim para ter a oportunidade de voltar aqui no ano que vem. Este é apenas o começo da minha história com Le Mans.” – Doriane Pin

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.