Entre em contato conosco

Automobilismo

Aos torcedores da Mercedes: calma!

Publicado:

em

Hoje, 15/02, aconteceu o lançamento do novo carro da Mercedes para a temporada de 2023 da Fórmula 1. O monoposto que foi batizado de W14 nasce com muita expectativa dado o fato de que no último ano, em 2022, a equipe teve a sua pior temporada desde o início da era híbrida, terminando apenas na 3ª colocação do mundial de construtores.  

Mesmo com um ano ruim, consequência da má concepção do carro, a equipe alemã conseguiu fazer um ano razoável para aquilo que estava ao seu alcance. Com Hamilton, a equipe chegou 9 vezes ao pódio e teve uma chance remota de ganhar o Grande Prêmio dos Estados Unidos no Texas após a Red Bull errar uma parada de box de Max Verstappen. Contudo, o bicampeão holandês conseguiu vencer o heptacampeão britânico naquela ocasião. Com Russell, o W13 proporcionou 8 pódios e 1 vitória, no emblemático Grande Prêmio do Brasil. 

Estamos agora em 2023 e o W14 chega na tentativa de dar aos seus pilotos um ano melhor e mais competitivo do que o anterior. Agora voltando ao preto, os fãs podem ter esperança de dias melhores, já que foi com o carro dessa cor que Hamilton fez um 2020 dominante e se sagrou 7 vezes campeão, além de ter alcançado a marca de 103 vitórias e 103 poles em 2021. 

Todavia, é necessário ter cautela quanto ao que vai ser desse ano com esse carro novo. Não estou aqui sendo contra a torcida e apoio que cada fã dá a sua equipe e piloto favoritos. A cautela é no sentido de achar que com esse carro novo tudo vai ser diferente e agora a Mercedes volta ao topo para brigar por vitórias e títulos novamente. Talvez isso não aconteça. Vou dar alguns motivos para terem cautela: 

  1. Atraso no desenvolvimento: um dos principais rumores quanto ao W14 que circulou nos últimos dias é de que a Mercedes não conseguiu cumprir muito bem os prazos e precisou correr contra o relógio. Isso já joga um balde de água fria em qualquer fã que espera Hamilton e Russell brigando entre os ponteiros com mais frequência. O atraso na entrega do W14 pode custar pontos perdidos no decorrer do campeonato. 
  2. Mudança de regulamento: algo que é constantemente esquecido pelos fãs da Fórmula 1 seja qual for a equipe que eles torçam é que se alguma equipe começa mal em uma mudança de regulamento, é difícil ela se recuperar logo de imediato. O maior exemplo disso foi na mudança de motores no início da era híbrida quando a Mercedes saiu na frente das outras montadoras que só conseguiram chegar depois de muita labuta. 2023 é o segundo ano do regulamento e a Mercedes já não começou bem em 2022 e agora tem problemas nos prazos. Isso já é mais que suficiente para terem calma e esperar o que vai vir. Mesmo que a Mercedes melhore, ainda vai estar atrás de Red Bull e Ferrari no entendimento do atual regulamento. 
  3. O carro na cor preta foi uma medida extrema: a emoção em lembrar que com o carro preto Hamilton atingiu números incríveis é algo que mexe com a emoção do torcedor da escuderia alemã. Porém, o preto predominante no carro, antes de qualquer superstição, é uma medida radical da equipe para baixar o peso do monoposto. Como mostrado nas fotos, quando você dá um zoom, é fácil perceber os detalhes da fibra de carbono exposta. O carro não foi totalmente pintado, apenas algumas partes, tudo isso para que o W14 esteja no peso ideal. Antes da emoção, a razão.

    Mercedes-AMG Petronas F1 Team

Talvez essas sejam as 3 três razões principais do porquê os fãs da Mercedes deveriam ter calma já que as circunstâncias e os ocorridos não apontam para algo promissor em um primeiro momento.

Por fim, outra coisa que pode ser decisiva neste ano vai ser o estado espírito de Hamilton com esse novo carro. Se ele não atender às expectativas do 7 vezes campeão, poderemos ver um piloto sem motivação para continuar na categoria que o tornou tão relevante, mostrando quão grande piloto o britânico de 38 anos. Aliás, a idade talvez seja outro fator para Hamilton que possa pesar a ele caso queira ou não renovar com a Mercedes. Mesmo vendo o quão motivado Fernando Alonso ainda está para guiar, não consigo ver o mesmo Hamilton se o W14 seja mais competitivo do que o W13. 

Se o carro deste ano for melhor do que o ano passado, eu ainda acho que ele pode assinar por mais duas ou três temporadas para fazer um final de carreira ainda em alto nível. Se não, talvez mais um ano e daremos adeus a um dos maiores pilotos que vimos no mundo. 

Por isso, mais uma vez repito: torcedores, calma!

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.