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A Profundidade da Classe GTD PRO Brilha em Daytona

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GTD PRO

Resultados na Rolex 24 Sinalizam uma Temporada Muito Competitiva pela Frente

Naturalmente, muitos olhares se fixarão nos esforços completos de fábrica ou apoiados por fábrica da Ford Multimatic Motorsports e da Corvette Racing da Pratt Miller Motorsports ao longo do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024.

Então, com o Lexus da Vasser Sullivan, o novo McLaren da Pfaff Motorsports e o Aston Martin atualizado da Heart of Racing Team, todos eles tirados da abertura da temporada na Rolex 24 At Daytona sem culpa própria ou atrasados por problemas técnicos, alguns dos habituais da Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) estavam longe de estar na disputa pela vitória na classe.

O que isso revelou, no entanto, foi que algumas das recentes adições da GTD PRO brilharam em suas estreias na classe de 13 carros.

O vencedor da classe, Risi Competizione, não é estranho à categoria, tendo sido uma presença constante na IMSA desde os anos 1990. Garantir uma vitória com a Ferrari em 28 de janeiro foi popular para muitos.

Enquanto isso, a AO Racing passou toda a temporada de 2023 sem um pódio na classe Grand Touring Daytona (GTD), sua temporada de estreia no WeatherTech Championship. Sua melhor colocação foi em sexto.

Após essa campanha de estreia, a equipe da região de Chicago liderada por PJ Hyett e Gunnar Jeannette decidiu que, em vez de simplesmente repetir sem mudanças, eles cresceriam ainda mais.

A AO Racing expandiu de um carro favorito dos fãs na classe GTD para dois carros favoritos dos fãs, com “Rexy” agora rugindo da GTD para a GTD PRO e “Spike” o dragão Le Mans Prototype 2 (LMP2) estreando nessa classe. A equipe cresceu com eles, e eles tiveram um impacto positivo imediato.

Sebastian Priaulx conquistou a pole na classe GTD PRO e, juntamente com o estreante no campeonato Laurin Heinrich e o ás da Porsche, Michael Christensen, o Porsche 911 GT3 R (992) da AO Racing nº 77 completou uma corrida impecável e sem falhas para terminar em segundo na corrida, atrás da anteriormente dominante Ferrari 296 GT3 da Risi.

“Foi uma preparação muito longa e uma pré-temporada intensa para chegarmos a este ponto”, explicou Jeannette. “Tudo parece surreal. Fizemos nossa primeira corrida em 2024 com dois carros, dois programas e dois personagens.”

“Foi ótimo ver ambos os programas liderarem suas classes em vários pontos da corrida. Com isso, a equipe operou absolutamente sem falhas. Passamos o menor tempo possível nos boxes, e isso é um forte testemunho da equipe de box, das decisões de engenharia e dos pilotos.”

Com Priaulx lutando contra uma doença nas últimas etapas da corrida, Heinrich e Christensen dirigiram combinadamente 17,5 horas para manter o carro na disputa. Heinrich dirigiu mais de 10 horas sozinho.

“Meus companheiros de equipe me apoiaram muito bem com todas as perguntas que eu tinha antes da corrida. Ampliamos nosso pacote ao máximo”, disse Heinrich.

Os campeões reinantes da GTD, Paul Miller Racing, também avançaram da GTD para a GTD PRO e superaram o desgosto no final da corrida em sua nova entrada apoiada pela iHeartRadio para garantir um pódio em sua estreia na classe.

Um rotor de freio rachado nas duas últimas horas anulou as esperanças de vitória do BMW M4 GT3 nº 1, pilotado por Bryan Sellers, Madison Snow, Neil Verhagen e Sheldon van der Linde. Os reparos significaram que van der Linde, que estabeleceu a volta mais rápida da corrida na GTD PRO, foi prejudicado com um carro sem sistema de ABS e com um pneu dianteiro direito utilizado por dois turnos para chegar à linha de chegada.

Isso significou um pódio agridoce para a equipe, como explicou o proprietário da equipe, Paul Miller.

“Se você nos dissesse uma semana atrás, um mês atrás, que terminaríamos em terceiro na Rolex em nossa estreia na GTD PRO, acho que todos teriam ficado felizes. Mas, ter acontecido assim quando o potencial para a vitória está tão perto, dói”, disse Miller.

“Dito isso, estou muito orgulhoso de toda essa equipe, da equipe e dos pilotos. Foi preciso que todos dessem um passo à frente para lutar com as grandes equipes na GTD PRO, e estou feliz por termos saído lutando.”

O piloto de fábrica da BMW van der Linde, em sua estreia na equipe, ficou querendo mais depois de chegar tão perto da vitória.

“Tivemos que fazer uma parada não programada e isso colocou nossos planos de vencer esta corrida em espera”, disse ele. “Depois tivemos uma falha no ABS, então dirigi as últimas duas horas sem ABS, e isso não é fácil nestes carros.”

“Mas aprendi muito. Foi super divertido estar com esta equipe pela primeira vez e espero voltar com eles para tentar conseguir aquele Rolex novamente. Esta é a vez que cheguei mais perto, então espero que no próximo ano possamos tentar novamente.”

A maioria dos 13 inscritos da GTD PRO da Rolex 24 deve retornar no próximo mês para as 12 Horas de Sebring Mobil 1. Nove desses carros estão programados para competir durante toda a temporada. Tudo isso se soma a uma temporada altamente competitiva para assistir na classe popular.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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