Entre em contato conosco

IMSA

24 Rolex 24 Encerra uma Quarteto de Secas de Vitórias

Publicado:

em

Rolex 24

Para Penske, Cameron, Risi e Ferrari, a Espera por uma Vitória em Daytona Finalmente Acabou

O saudoso Tom Petty cantou famosamente que esperar era a parte mais difícil. As letras poderiam ser aplicáveis a quatro dos vencedores deste ano no Rolex 24 At Daytona.

Penske, Cameron Ascendem ao Prêmio Geral

Não há muitas caixas restantes para a equipe epônima de Roger Penske ticar, mas outra vitória geral no Rolex 24 estava atrasada para uma repetição no palco lendário da pista.

A última vez que uma entrada da Penske venceu geralmente em Daytona foi em 1969, quando Mark Donohue e Chuck Parsons capturaram a bandeira em seu Lola T70 Chevrolet No. 6. Isso marcou a primeira vitória da Chevrolet em uma corrida de resistência internacional.

Cinquenta e cinco anos depois, o Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport No. 7 derrotou um fabricante de Detroit, o Cadillac V-Series.R No. 31 da Whelen Cadillac Racing, tanto para as vitórias de Grand Touring Prototype (GTP) quanto para o geral.

Rolex 24

Rolex 24

“Ambos os nossos Porsches tiveram grande velocidade, mas, mais importante, a confiabilidade e a execução pela nossa equipe nos permitiram garantir a vitória geral pela primeira vez desde 1969”, disse Penske.

Felipe Nasr, Matt Campbell, Dane Cameron e Josef Newgarden conduziram o Porsche No. 7 para a vitória.

Cameron é tricampeão da IMSA, mas nunca tinha terminado melhor do que em quarto em Daytona desde sua primeira tentativa em 2009.

Enquanto lutava entre lágrimas na box de pits vencedora, ele também elogiou os esforços de seu ex-engenheiro da Acura Team Penske, agora diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid, e do engenheiro adicional Raul Prados com quem trabalhou de perto.

“Quinze anos… foi tão longo com todos esses caras, e eu estava começando a pensar que nunca ia acontecer”, disse Cameron.

“Meu (ex) engenheiro é o gerente de todo o programa agora. Quinze anos é muitas voltas por aqui tentando fazer isso acontecer. É incrível.”

Risi, Ferrari Encabeçam uma Grande Corrida para a Marca

Rolex 24

Rolex 24

A barragem de secas quebrou também na Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO), tanto para a Risi Competizione quanto para a Ferrari. James Calado, Alessandro Pier Guidi, Daniel Serra e Davide Rigon compartilharam a vitória de classe No. 62 Ferrari 296 GT3.

Enquanto a Risi tinha uma vitória de classe anterior na antiga classe SRP II em 2002 como co-entrante em um Lola B2K/40 Nissan, não tinha capturado uma vitória por conta própria ou com uma Ferrari em cerca de 25 anos de tentativas em Daytona.

“É uma vitória muito especial para nós”, disse o principal da equipe, Giuseppe Risi, à IMSA Radio. “Estivemos tentando por até 25 anos. Tivemos cinco segundos lugares. É ótimo estar aqui; sempre acreditei que a IMSA é a melhor série de carros esportivos do mundo.”

A vitória foi uma bandeira também para a Ferrari, após um papel de destaque da maioria de suas inscrições 296 GT3. A marca garantiu a vitória do GTD PRO com a Risi e um par de pódios na classe GTD, cortesia da AF Corse e da Conquest Racing terminando em segundo e terceiro lugares.

Também encerrou uma corrida incrível de 10 meses em grandes corridas de resistência de 24 horas para a Ferrari, já que a marca também venceu as 24 Horas de Nürburgring em maio e as 24 Horas de Le Mans geralmente em junho. Aquela vitória em Le Mans foi a primeira vitória geral da Ferrari lá desde 1965.

A vitória da Risi GTD PRO foi a primeira da Ferrari em qualquer classe em Daytona desde 2014, e a décima para a marca nesta corrida. Um tanto apropriadamente, Pier Guidi também fez parte da vitória de 2014, em um Ferrari 458 Italia.

“Se você vir nas imagens após a bandeira quadriculada e a foto é incrível”, disse Pier Guidi. “Todos estavam chorando, felizes, e fui e dei um grande abraço em Giuseppe, porque toda a paixão que ele colocou aqui neste esforço, ele realmente merecia isso.”

Tanto ele quanto Calado fizeram parte tanto da vitória de Le Mans com a AF Corse quanto da vitória de Daytona com a Risi.

“Até é difícil sonhar, e nós fizemos isso”, refletiu ele. “Seis meses atrás, alcançamos esta incrível vitória histórica em Le Mans, e agora estamos de volta aqui com a Risi e a Ferrari para completar mais um 24, para alcançar outro sucesso incrível.”

Deixe para o engenheiro de longa data da Risi, Rick Mayer, que acrescentou mais um pouco de poesia à história da Ferrari da Risi.

“Este ano foi a 62ª edição do Rolex 24 com o carro (No.) 62, então isso foi algo especial para Giuseppe”, disse Mayer. “Tivemos quatro pilotos fantásticos. A equipe preparou um ótimo carro, e tivemos alguma sorte e as coisas aconteceram do nosso jeito. Às vezes é isso que é necessário para vencer.

“Estou feliz por Giuseppe porque ele queria ganhar esta corrida novamente há muito tempo.”

 

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.