Porsche
Porsche apresenta novo carro derivado da série 911
O 911 R Rennsport é uma nova versão especial baseado nos GT3 de competição da fabricante alemã
Nesse fim de semana acontece a Porsche Rennsport Reunion 7 na pista de Laguna Seca, California, onde reúne clubes, proprietários e entusiastas da famosa marca alemã que chega aos seus 75 anos de história em 2023. E nesses quatro dias de evento, a Porsche revelou mais uma versão da sua linha 911, um carro muito mais potente e agressivo, sem as restrições impostas no 911 GT3R de competição.
Trata-se do 911 GT3 R Rennsport que traz para os futuros proprietários toda a emoção das pistas e mais além, pela bagatela de € 951.000 (5 milhões de reais). Para isso, a equipe de desenvolvimento da Porsche Exclusive Manufaktur não poupou esforços e trouxe uma máquina que, mesmo extraindo os elementos da versão de corrida, puderam ter uma liberdade maior injetando mais potência, menos peso, e um layout que se destaca com uma carroceria um pouco mais larga se comparado com o 911 GT3 R (992), junto a um asa retrô que lembra muito o famoso modelo 935/77, vencedor das 24 horas de Daytona de 1978.
O novo modelo é movido por um motor boxer de seis cilindros e 4,2 litros na parte traseira, sendo refrigerado a água e entregando 620 cv a 9400 rpm, sem o motorista o carro chega a 1240 kg. A transmissão é sequencial de seis velocidades do 911 GT3 R, mas com algumas modificações que foram necessárias. Vale lembrar que o bólido não é homologado para correr nas series de GT, e por ser um esportivo preparado não pode andar em vias públicas.
“O novo Porsche 911 GT3 R Rennsport oferece a experiência de dirigir um carro de corrida baseado no 911 no que é provavelmente a forma mais primitiva”, disse o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach.”
“Ele dá arrepios sempre que você olha para ele e combina a melhor tecnologia do automobilismo com uma linguagem de design típica da Porsche. Com seu desempenho excepcional, o 911 GT3 R Rennsport torna a história da nossa marca tangível e audível.”
“É justo que o apresentemos à grande comunidade de fãs da Porsche na Rennsport Reunion 7 em Laguna Seca. Esta é uma oferta exclusiva para os nossos clientes que realmente conhecem apenas um limite: a edição limitada de 77 unidades.”
Dados técnicos completos fornecidos pela Porsche:
Motor:
- Motor boxer de seis cilindros refrigerado a água (montado na traseira)
baseado na geração do motor 992
- Motor GT3 R de linha de base sem restrições
- Mapeamento específico do motor Rennsport (620 cv usando combustível E25)
- Pistões e eixos de comando específicos da Rennsport
- Maior compressão do que no motor GT3 R de linha de base
- Volante de massa única
- Tecnologia de quatro válvulas
- Combustível direto
- Lubrificação de cárter seco com trocador de calor de óleo/ água
- Unidade de controle do motor (ECU) BOSCH MS 6.6
- Sistema de escape de corrida não descarregado com tubo de escape duplo montado centralmente (condução silenciada e possível utilização de catalisadores) *
- Coletor de ingestão de fibra de carbono e 6 borboletas no acelerador
Transmissão:
- Caixa de velocidades de malha constante de seis velocidades
- Rennsport desempenho exclusivo upshift função
- Lubrificação de óleo pressurizado interno com trocador de calor
- Diferencial de deslizamento mecânico limitado com mecanismo de pré-carga ajustável
- Embreagem de carbono Motorsport
- Atuador de embreagem eletro hidráulica
- Deslocamento da pá com atuador eletrônico do tambor do deslocamento
- Integração do alternador montado na frente da caixa de velocidades para distribuição de peso
Carroceria:
- Carroceria leve; design inteligente de alumínio-aço
- Gaiola de proteção integrada (soldada)
- Escotilha de resgate removível no teto
- Aerodinâmica exclusiva na frente e atrás • Design especial rennsport de carroceria de fibra de carbono leve
- Cockpit 911 modificado, incluindo painel Race-Tex
- Assento fixo de corrida com montagem de 6 pontos
- Caixa de pedal ajustável, incluindo proteção para os pés CFRP
- Cinto de segurança de 6 pontos
- Redes de segurança (centro e lado do motorista)
- Célula de combustível FT3.5 (aproximadamente 117 litros)
- Sistema de macaco pneumático (quatro macacos)
Suspensão:
– Eixo dianteiro
- Suspensão dianteira double wishbone
- Rolamentos esféricos de alto desempenho
- Cubos de roda com porcas de roda de bloqueio central
- Amortecedores para desportos motorizados; reguláveis de forma a incluir o escape
- Lâminas de barra anti-roll ajustáveis (esquerda e direita)
- Direção assistida por energia elétrica
- Sistema de ajuste de calço
- Configuração de linha de base específica do Rennsport
– Eixo traseiro
- Suspensão traseira independente multilink melhorada
- Rolamentos esféricos de alto desempenho
- Cubos de roda com porcas de roda de bloqueio central
- Amortecedores de corrida; 5-way ajustável incluindo blow-off
- Lâminas de barra anti-roll ajustáveis (esquerda e direita)
- Sistema de ajuste de calço
- Configuração de linha de base específica do Rennsport
Freios:
- Dois circuitos de travagem separados para os eixos dianteiro e traseiro
- Seis pistões (frente) / quatro pistões (eixo traseiro) pinças de freio de corrida monobloco de alumínio
- Disco de freio de aço ventilado e ranhurado
- Rennsport pastilhas de freio específicas para motorsport com backplate de titânio
- Dutos de refrigeração de freio específicos da Rennsport
- BOSCH Race ABS Geração 5
Eletrônica:
- 992 EE arquitetura motorsport
- Nova geração “Porsche Toolset” melhorando o manuseio
- Exposição de Porsche (10. polegada)
- Porsche logger
- Porsche powerbox
- RLU integrado no visor (dados no stick USB)
- Sistema extintor de incêndio (agente: gás)
- LiFePo bateria 12 V, 40 Ah
- Alternador 210 A
- Limpador de pára-brisas com acionamento direto
- Faróis principais LED e luzes AUX integradas
- LED luzes traseiras novo “Rennsport” design específico
- Luz de chuva LED
- Luz interior ambiente e LEDs diurnos
(conjunto de cores ajustável específico)
- Espelhos digitais exclusivos da Rennsport incl. espelhos laterais através de telas
Peso/Dimensões:
- Peso total alvo: aprox. 1.240 kg*
- Comprimento total: 4.790 mm
- Largura total do eixo dianteiro: 2,036 mm
- Largura total do eixo traseiro: 2,005 mm
- Distância entre eixos: 2.507 mm
Fotos: Porsche