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Fórmula Indy

2x Alex Palou!! O espanhol garante pole position consecutiva.

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Alex Palou conquistou a pole em Indianápolis e repetiu esse feito nesse sábado (03) para o Grande Prêmio de Detroit.

Reconhecimento de pista

Após 30 anos correndo em Belle Isle, a IndyCar deixa a ilha e retorna ao centro de Detroit para a sétima etapa do campeonato de 2023.

E por nota de curiosidade, apenas três edições foram realizadas neste circuito de rua, tendo o brasileiro Emerson Fittipaldi como vencedor de duas delas.

Tanto a primeira sessão de treino livre quanto a segunda foram sinônimos de bandeira vermelha. Alguns carros escaparam aqui, outros morreram (motor) lá e com certeza todos passaram reto quando não deviam, entretanto tivemos apenas uma batida: Devlin Defrancesco.

Patrício O’ward fora o mais rápido do TL1, entretanto, o mexicano foi superado pelo hexacampeão Scott Dixon no treino pré-classificação desta manhã, 03.

Qualifying

Round 1, Group 1

Os 10 minutos passaram a ser contados no relógio e já foi possível ver algumas peças pela pista, porém, o dono não se incomodou e a sessão prosseguiu.

Próximo dos últimos minutos, Helio Castroneves acabou rodando e, apesar de voltar à direção correta da pista, não conseguiu melhorar seu tempo e teve sua posição decidida ali, assim como Defrancesco, Daly, Rossi, Malukas, Harvey e Pedersen.

Nesse ínterim Marcus Armstrong cravou 1m.01.58s e colocando-se em primeiro. Grosjean veio com o segundo melhor tempo, seguido por Palou, Power, Pagenaud e Rosenqvist.

Round 1, Group 2

O segundo grupo saiu dos boxes de forma mais agitada e posteriormente vimos uma disputa mais ríspida entre os pilotos.

Santino Ferrucci provavelmente foi o mais sortudo do primeiro round; Colton Herta raspou o muro e não recuperou seu tempo.
Christian Lundgaard bateu no mesmo trecho (curva 7) e danificou sua suspensão.

Por fim, o relógio estava zerado e com ele Marcus Ericsson desbancou Veekay da próxima disputa.

Kyle Kirkwood marcou 1m01.53s, garantindo o P1 do grupo. Mclaughlin, Pato, Dixon, Ericsson e Josef Newgarden foram os 5 demais mais rápidos

Round 2 (Fast 12)

A curva 7 começou a se mostrar um trecho de azar para a equipe Andretti; Kyle Kirkwood tornou-se mais uma vítima do muro e  na panca sua suspensão foi quebrada, abandonando a sessão.

Ganassi permaneceu constante e colocou três carros no Fast Six, apenas Marcus Armstrong (que até então seguia um ritmo veloz desde os treinos) não de classificou.

Newgarden e Mclaughlin levaram a Penske à disputa pela pole position e Romain Grosjean foi o único Andretti entre os seis carros.

Fast Six

Algo como um sentimento de nostalgia deve ter tocado os fãs de Ericsson e Grosjean quando simultaneamente escaparam na curva 8. Ambos receberam drive throughts e não disputaram de fato o P1 Award.

Em contrapartida, Dixon e as Penskes também não.

Alex Palou fixou-se em primeiro com 1m01s com seu Honda Ridgeline Lubricants n°10.
O segundo colocado, Scott Mclaughlin, alcançou 1m02s.

“Começamos com greens usados (pneus alternativos Firestone) que usamos no Fast 12, e não foi muito bom”, disse Palou.

“Estava preocupado se íamos conseguir fazer duas voltas ou não, mas super feliz. Minha primeira pole no street course. Tínhamos um ótimo carro desde o início.

“Vai ser um dia difícil amanhã, com certeza. Saí muito nos treinos. Estávamos querendo ver onde estava o limite. Encontramos. Mas cara, é uma pista maluca.”

Resultado

O Grande Prêmio de Detroit será realizado no domingo, 04, e promete um desafio conturbado com suas 10 curvas, 2,74km, 100 voltas e pit-stop duplo.

Alguns pilotos como Power e O’ward relembraram o caótico GP de Nashville em 2022 e não esperam menos desse circuito de rua.

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