Entre em contato conosco

WRC

Yamamoto e Kogure mostram velocidade na neve

Publicado:

em

Yamamoto/Salminen

Os pilotos do Programa de Desafio TOYOTA GAZOO Racing WRC, Yuki Yamamoto e Hikaru Kogure, ambos mostraram alguma velocidade promissora na neve a bordo do GR Yaris Rally2 no Tuuri Ralli na Finlândia (8-9 de março), com Yamamoto terminando em quarto lugar no geral.

Servindo como a terceira etapa do Campeonato Finlandês de Rally, o evento era novo para a série e aconteceu em estradas ao redor da vila de Tuuri, no oeste da Finlândia. Foi o terceiro e último evento em condições de inverno este ano para Yamamoto e Kogure, que representam a segunda geração do Programa de Desafio WRC, e permitiu-lhes construir sobre a experiência adquirida em seu novo carro no Arctic Rally e Rally Sweden em fevereiro. Sete estágios seriam dirigidos uma vez, totalizando 94,93 quilômetros competitivos.

O rali começou com dois estágios na escuridão na noite de sexta-feira, e ambos os pilotos demonstraram um ritmo forte desde o início. Yamamoto, co-pilotado por Marko Salminen, foi o terceiro mais rápido na primeira etapa e depois o quarto mais rápido na segunda, terminando a noite apenas 12,2 segundos atrás do líder em quarto lugar no geral. Kogure e o co-piloto Topi Luhtinen também foram rápidos nos tempos de divisão inicial, mas foram afetados por um problema técnico, deixando-os cerca de 50s do líder após SS2.

Yamamoto permaneceu na batalha por um lugar no pódio até o último loop de estágios na tarde de sábado e o estágio mais longo do rali, o SS6 de 28,25 km, onde um rodopio o deixou cerca de 30s de seu rival mais próximo. Ainda assim, ele alcançou a linha de chegada em quinto lugar no geral, e foi promovido ao quarto lugar provisoriamente depois que outro carro foi desqualificado.

Kogure se recuperou de seu problema na sexta-feira à noite para registrar alguns tempos positivos na manhã de sábado e uma primeira vitória absoluta de estágio no SS5 mais curto. Ele se recuperou para uma posição entre os seis primeiros no geral antes de passar direto em uma junção no SS6 e depois ficar preso em um banco de neve no último estágio, impedindo-o de alcançar a linha de chegada.

Citações:
Hikaru Kogure:
“Estou um pouco decepcionado por ter ficado preso no último estágio, mas, caso contrário, poderia ter um bom sentimento neste rali e a velocidade também estava lá. As estradas estavam proporcionando uma aderência bastante boa porque havia muito gelo para os pregos morderem, e nossos testes pré-evento foram bastante similares, então senti que poderia continuar dirigindo com o mesmo sentimento que tive no teste. A equipe conseguiu consertar o problema que tivemos na sexta-feira e eu pude ter um bom sentimento no carro desde o primeiro estágio no sábado. No último estágio, acho que tivemos um pouco de azar, pois havia um pouco de água na superfície e fomos sugados para o banco de neve e não conseguimos sair. Eu realmente aproveitei a condução de um carro de quatro rodas na neve durante esses três primeiros ralis e posso ver muita melhora em comparação com o ano passado nessas condições, mas ainda tenho trabalho a fazer.”

Yuki Yamamoto:
“No geral, acho que este foi um rali muito positivo para mim. O começo na sexta-feira foi muito bom: acho que foi minha melhor condução até agora. A aderência estava realmente alta, semelhante ao nosso teste pré-evento, e foi muito agradável. Tentei manter o mesmo ritmo no sábado de manhã, mas não foi tão fácil – as condições estavam um pouco mais macias e o caráter do estágio também era diferente. Mas não foi um desastre de jeito nenhum e estava melhorando o tempo todo. Apenas cometi alguns erros: com o rodopio, acho que a nota de ritmo e minha condução estavam um pouco otimistas, então estava muito rápido em uma curva à esquerda e não pude fazer a próxima curva à direita. Mas, caso contrário, acho que as notas de ritmo estavam funcionando muito bem, e meu sentimento estava muito melhor do que nos ralis anteriores. Construí minha confiança no carro muito, mas é claro que ainda há muito a melhorar.”

Juho Hänninen (instrutor do Programa de Desafio TOYOTA GAZOO Racing WRC):
“De maneira geral, foi outro evento positivo. As condições estavam realmente boas e muito mais diretas do que no Rally Sweden, e ambos os pilotos estavam confiantes e se sentindo bem com o carro e sua condução após nosso teste pré-evento. Yuki teve um ótimo começo na sexta-feira à noite, e Hikaru também poderia ter sido rápido sem seu problema. No sábado, eu diria que eles ainda estavam conduzindo muito bem, houve apenas um pequeno erro para ambos no estágio longo e depois Hikaru ficou preso no último, o que foi infeliz. Mas pelo menos Yuki conseguiu chegar ao final com uma boa posição geral. Agora a temporada de inverno está completa e ambos os caras estão gradualmente construindo sua confiança e conhecendo o novo carro. Os próximos ralis serão completamente novos para eles, com muitas coisas para aprender, então o principal é apenas ser paciente e continuar trabalhando.”

Via assessoria de comunicação Toyota Gazoo Racing

Foto: Toyota Gazzo Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.