Entre em contato conosco

WRC

TOYOTA GAZOO Racing mira alto em outra aventura africana

Publicado:

em

Toyota

A equipe TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está mirando mais sucesso no lendário Safari Rally Kenya, quando a única etapa africana da temporada ocorrerá de 28 a 31 de março.

Desde o retorno ao Campeonato Mundial de Rali da FIA em 2021, o Safari recuperou sua reputação como um dos desafios mais difíceis do automobilismo. É um desafio para o qual a TGR-WRT tem se destacado com três vitórias consecutivas, ampliando o recorde da Toyota de vitórias no evento para 11. Isso inclui um histórico par de resultados 1-2-3-4 nos últimos dois anos.

Este ano, a equipe traz mais uma formação forte, apresentando três pilotos, cada um com múltiplos pódios no Safari. O bicampeão mundial Kalle Rovanperä venceu o evento em 2022 e terminou em segundo lugar no ano passado, enquanto Elfyn Evans tem a chance de adicionar seu nome à lista de vencedores após terminar em segundo e terceiro nas duas últimas edições. Quênia tem sido um terreno fértil para Takamoto Katsuta também, como o rali onde ele conquistou seus dois primeiros pódios no WRC em 2021 e 2022.

Para 2024, o Safari retorna a uma data mais tradicional mais cedo no ano, após ser realizado em junho desde seu retorno ao WRC. Esta mudança pode coincidir com maior precipitação, com o potencial de transformar pistas normalmente secas e empoeiradas em lama profunda: condições que anteriormente foram responsáveis por algumas das imagens mais icônicas na história do WRC.

Uma mudança nos regulamentos significa que as equipes este ano estão autorizadas a equipar carros Rally1 com sistemas de snorkel – outra característica notável do Safari Rally no passado – para ajudá-los a navegar em água profunda ou areia fofa e evitar que os motores fiquem sem ar. Para o primeiro rali de cascalho da temporada, a TGR-WRT também introduzirá um sistema de suspensão atualizado visando melhorar o desempenho e a confiabilidade.

Modificações no percurso farão deste o Safari Rally mais longo da era moderna do WRC, com 367,76 quilômetros competitivos. O shakedown ocorre na quarta-feira antes do rally partir da capital queniana, Nairobi, na quinta-feira ao meio-dia, com a ação competitiva começando com a especial Kasarani nas proximidades. O restante do evento é baseado no parque de serviço às margens do Lago Naivasha, cerca de 100 quilômetros a noroeste. Duas voltas de três estágios ao redor do lago na sexta-feira são seguidas pelo dia mais longo do rally no sábado: este leva as equipes mais ao norte até o Lago Elmenteita para outra série de testes repetidos, incluindo uma versão estendida do estágio Sleeping Warrior. A ação retorna ao Lago Naivasha no domingo para mais duas voltas de três estágios, com Hell’s Gate sediando a Power Stage que encerra o rally.

Citações:
Jari-Matti Latvala (Chefe da Equipe)
“O Safari Rally é um evento que sempre aguardamos com expectativa. Este ano, pode trazer um desafio diferente com a mudança de data: agora é a estação chuvosa no Quênia, então há mais risco de condições difíceis. Quando chove lá, as etapas podem ficar extremamente escorregadias e pode ser um grande desafio para os pilotos enfrentarem. Paciência é sempre muito importante, especialmente se o clima ficar difícil. Ser o mais inteligente pode ser a chave, em vez de ser o mais rápido. Todos os nossos pilotos mostraram o que é necessário para se sair bem lá e gostaríamos muito de ver outra vitória da Toyota. É difícil fazer mudanças significativas no carro para este evento, mas estamos introduzindo uma atualização geral para a suspensão. Também é ótimo que possamos equipar os carros com snorkels, o que não só parecerá legal, mas também ajudará se houver mais água na estrada.”

Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen
Kalle Rovanperä (Piloto carro 69)
“É realmente emocionante voltar ao Quênia. Foi um rali bastante bom para mim e também para nossa equipe: conseguimos alguns resultados realmente incríveis lá. A atmosfera também é ótima, então estou realmente ansioso por isso. Vai ser interessante ir lá nesta época do ano, durante a estação chuvosa. Esperamos que possa estar muito mais lamacento e, já nos anos anteriores, vimos um pouco de chuva e sempre é muito complicado e escorregadio nessas condições. O maior desafio será ter ritmo confiável durante toda a semana, ser consistente e evitar problemas. O Rally da Suécia não correu como planejado, então estou realmente ansioso para conseguir um bom resultado no Quênia.”

Elfyn Evans / Scott Martin
Elfyn Evans (Piloto carro 33)
“O Safari Rally é o evento mais extremo do calendário, então sempre é emocionante ir para lá. É mais sobre a aventura do que a pura emoção de dirigir, mas estou ansioso por isso como sempre. Fizemos um começo decente no ano, conquistando bons pontos nas duas primeiras etapas, mas o Safari pode ser um pouco loteria. Temos que encontrar o equilíbrio entre pressionar e cuidar do carro e ver se podemos terminar com bons pontos, mas isso é mais fácil de dizer do que fazer. Vimos antes que quando chove pode ser muito difícil, e estamos potencialmente olhando para condições muito mais difíceis por uma proporção maior do rally e isso poderia tornar as coisas bastante desafiadoras.”

Takamoto Katsuta (Piloto carro 18)
“Estou, é claro, muito animado e ansioso pelo Safari Rally: é um rali onde a Toyota tem sido realmente forte. Mas desta vez iremos ao Quênia em uma parte muito diferente do ano, então pode haver mais desafios em termos das condições climáticas. Tentamos nos preparar para todas as condições que poderíamos ter, mas você nunca sabe como realmente será até chegar lá. Neste tipo de rali, é sempre importante ter um carro confiável, que acredito ser nosso ponto mais forte. Eu estava me sentindo desapontado depois da Suécia, mas tenho estado ansioso, me preparando para este rali e fazendo o meu melhor para obter um bom resultado para a equipe. Este é o meu próximo objetivo e estou me sentindo bem.”

Via assessoria de comunicação TOYOTA GAZOO Racing

Foto: TOYOTA GAZOO Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.