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Virando a Noite: Preparando-se para a Maratona do Rolex 24

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Rolex 24

Pilotos Devem Encontrar Maneiras de Superar a Fadiga, Além da Competição

Inevitavelmente, chega um momento na carreira de quase todo piloto de carros esportivos em que eles enfrentam a perspectiva de competir em sua primeira corrida de 24 horas. E que perspectiva assustadora deve ser, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Já é difícil para um piloto se manter fresco e manter um carro de corrida inteiro durante uma corrida sprint de duas ou três horas. Imagine manter todos esses fatores funcionando sem problemas enquanto corre duas vezes ao redor do relógio. No Rolex 24 em Daytona, a abertura da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, mais da metade das 24 horas será corrida no escuro. A fadiga pode ser tão feroz quanto os competidores na pista.

Existem medidas que um piloto pode tomar para se preparar para o Rolex 24, ou para as outras quatro corridas de seis horas ou mais que compõem a Michelin Endurance Cup da IMSA? Sandy Mitchell acha que sim. Esta será a segunda largada de Mitchell no Rolex 24, que atua como piloto de resistência para a Forte Racing no Lamborghini Huracán GT3 EVO2 No. 78 ao lado dos companheiros de equipe em tempo integral Misha Goikhberg e Loris Spinelli. Será a terceira corrida de 24 horas na carreira de Mitchell. Ele aplicou o que aprendeu em Daytona em 2022 e nas 24 Horas de Spa em 2023 para se preparar para a campanha deste ano.

“O treinamento físico pode ser um pouco diferente na entressafra se você souber que vai entrar em uma temporada bastante intensa com corridas de resistência”, disse Mitchell. “Mas uma grande parte das corridas de resistência é a mudança mental. Ainda é preciso se esforçar e ser agressivo em todas essas relargadas, mas igualmente, é sobre manter o carro inteiro.

“A corrida é tão longa; se você sofrer algum dano que custe alguns décimos de segundo (por volta), isso pode ser aceitável em uma corrida sprint, mas pode se somar a voltas nas corridas de resistência. Então, a mudança mental pode ser maior do que a física, e é claro que no fim de semana da corrida, você realmente tem que cuidar de si mesmo.”

Brabham Contando com seu ‘Talento Secreto para Dormir’

Matt Brabham, neto do tricampeão mundial de Fórmula 1 Jack Brabham, emergiu como um dos pilotos mais versáteis do mundo, pilotando desde carros Indy até Formula E e caminhões super de estádio. Surpreendentemente, ele competiu em apenas uma corrida de endurance de 24 horas – as 25 Horas de Thunderhill.

Para sua primeira tentativa no Rolex 24, ou em qualquer corrida do WeatherTech Championship, Brabham está dividindo o distintivo No. 99 AO Racing ORECA 07 conhecido como “Spike” com PJ Hyett, Paul-Loup Chatin e Alex Quinn na classe Le Mans Prototype 2 (LMP2).

“Acho que tento me preparar para tudo da mesma forma, mas para esta corrida, tenho feito muito mais iRacing, porque queria me acostumar com o tráfego”, revelou Brabham. “O iRacing é tão bom para isso porque eles têm todas as classes da IMSA online, então tenho participado de todas essas corridas da IMSA para descobrir onde as pessoas geralmente ultrapassam, onde o tráfego é ruim e como os carros GT são em termos de taxas de fechamento. Obviamente, o LMP2 é como uma classe intermediária em termos de velocidade, então é sobre olhar no espelho, garantir que você não vire nos carros GTP, enquanto também passa pelos carros GT também.”

Antes de uma corrida de resistência, as equipes geralmente elaboram um cronograma preferido para sua escalação, então os pilotos geralmente saberão se deverão lidar com uma parte significativa do turno da noite. Isso ainda não foi determinado para Brabham, mas ele não está preocupado.

“Meu talento secreto é ser capaz de dormir nas condições mais loucas”, disse ele. “Eu durmo nos aviões o tempo todo para a Austrália. Houve um terremoto quando eu estava correndo em Sonoma há alguns anos e eu dormi durante toda a coisa e não fazia ideia. Quando fiz as 25 Horas de Thunderhill, eu estava dormindo no trailer e eles tiveram que vir me acordar para o meu turno. Então, estou esperando que esse talento se transfira para esta corrida e eu possa simplesmente dormir quando quiser e estar fresco sempre que entrar no carro.”

Mitchell observou que se um piloto souber que será solicitado a dirigir nas primeiras horas da manhã, eles podem ajustar o relógio biológico da mesma forma que os viajantes às vezes modificam a hora de dormir para se preparar para uma viagem a um fuso horário distante.

“Você sempre pode alterar seu padrão de sono talvez dois ou três dias antes – ir para a cama mais cedo ou levantar mais cedo, coisas assim, ou vice-versa – e conseguir um pouco de descanso à tarde pode

ser bem bom para que você ainda tenha um pouco de energia durante a noite”, disse ele. “Acho que é algo com que você se preocupa antes do fim de semana, mas uma vez que você entra na corrida, você só precisa ir com o fluxo e ser um pouco dinâmico porque o plano sempre pode mudar.”

Zilisch Acredita que a Juventude Está do seu Lado

Connor Zilisch está enfrentando sua primeira corrida de 24 horas, se juntando a Dwight Merriman, Ryan Dalziel e Christian Rasmussen no ORECA No. 18 da Era Motorsport na classe LMP2. Embora ele tenha recentemente assinado um contrato de desenvolvimento de pilotos da NASCAR com a Trackhouse Racing, o jovem reivindica raízes nos carros esportivos e está ansioso para aprimorar seu ofício nos cinco eventos da Michelin Endurance Cup deste ano.

“Participar do Rolex 24 está realizando meu sonho de infância, mas principalmente, estou apenas tentando ser uma esponja e absorver tudo”, disse Zilisch. “Eu tenho alguns colegas de equipe muito experientes, então tenho ouvido o que eles estão dizendo. Eles conhecem todos os detalhes disso. Fazer perguntas, e não ter medo de fazer perguntas, é uma das grandes coisas para mim ao entrar nisso – não ser tímido. Quero ser um piloto melhor quando chegar a Sebring do que fui aqui.”

Zilisch disse que não está preocupado com a perspectiva de ser solicitado a dirigir no meio da noite ou assumir o turno da madrugada.

“Sinto que, como um garoto de 17 anos, se isso é com o que estou preocupado, tenho problemas”, disse ele, rindo. “Sinto que nesse lado das coisas, estou me saindo bem. Eu malho muito, então não acho que isso será um grande problema para mim – pelo menos eu espero que não, bato na madeira. As corridas de modelos tardios terminam à meia-noite, e eu não consigo dormir até as 2 ou 3 da manhã. É difícil desligar quando você tem essa adrenalina correndo em você.”

De fato, o excesso de adrenalina não é o que os pilotos desejam quando precisam descansar um pouco para o próximo turno. Certamente é difícil desligar de volta ao trailer para recarregar depois de algumas horas agitadas na pista.

“O melhor conselho que me ajudou foi sempre que não estou no carro, tento assistir à corrida o mínimo possível”, disse Mitchell. “Basicamente, a única coisa que posso fazer para realmente mudar o resultado da corrida é fazer o melhor trabalho possível quando estou no carro. Então, se não estou no carro, tento apenas relaxar ou fazer algo que não esteja relacionado a corridas. Tiro minha mente disso para deixar a adrenalina sair do corpo e conseguir um pouco de descanso – e então, é claro, me animar antes de entrar no carro.

“Quanto mais descansado e pronto para a ação você estiver, melhor será o trabalho que você fará nas próximas duas ou três horas no carro.”

O 62º Rolex 24 começa no sábado, com cobertura ao vivo a partir das 13h30 ET na NBC. A NBC Sports tem cobertura completa em suas plataformas, com o final da corrida também sendo transmitido na NBC das 12h às 14h de domingo.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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