Entre em contato conosco

IMSA

O que Observar: Rolex 24 em Daytona

Publicado:

em

Daytona

Dúvidas Pairam enquanto a Temporada de 2024 se Desdobra com uma Corrida Clássica

O amanhecer do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024 está sobre nós. E embora o início de qualquer temporada de corridas seja aguardado com grande expectativa por competidores e fãs, raramente a corrida de abertura de qualquer temporada foi tão aguardada como o Rolex 24 em Daytona deste fim de semana.

Por onde começar? Com um campo GTP profundo e agora testado em batalha? Com uma das maiores inscrições de Protótipos Le Mans 2 (LMP2) na história do Rolex 24? Com os campos GT Daytona (GTD) e GT Daytona Pro (GTD PRO) que contam com nada menos que 11 dos principais fabricantes automotivos do mundo, encabeçados por uma renovação da rivalidade Chevy-Ford?

Uma Luta Acirrada na Classe GTP

O campo GTP cresceu de oito inscrições no ano passado para 10 inscrições com a adição dos privados JDC-Miller MotorSports e Proton Competition. Além disso, onde a tinta ainda estava fresca em alguns dos carros GTP no ano passado, todas as inscrições têm muitas corridas e testes este ano. E onde no ano passado alguns especialistas sugeriram que a taxa de desgaste seria tão alta que um carro LMP2 poderia muito bem levar a vitória geral, não há tais preocupações com confiabilidade em 2024. E onde peças sobressalentes eram tão escassas no ano passado que uma corrida lado a lado era arriscada – na melhor das hipóteses – cotovelos afiados provavelmente estarão em evidência desde a bandeira verde até a quadriculada.

Nos treinos e na classificação, Cadillac e Porsche lideraram as planilhas de tempos, com o No. 31 Whelen Cadillac V-Series.R conquistando a pole position logo à frente da semelhante entrada No. 01 da Cadillac Racing. O No. 7 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 e o No. 25 BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8 garantiram a segunda fila à frente dos Nos. 10 e 40 Wayne Taylor Racing com os Acura ARX-06 da Andretti monopolizando a terceira fila.

Com apenas 0,7 segundos cobrindo os seis primeiros e os nove classificados (o Porsche da Proton não registrou tempo após um acidente na última sessão de treinos livres) cobertos por menos de um segundo, há pouco a escolher entre as quatro marcas. Na verdade, enquanto Cadillac e Porsche lideraram o caminho em todas as sessões, a BMW sempre esteve entre os três primeiros, enquanto a Acura é a atual campeã.

Não nos esqueçamos de que o Porsche No. 85 da JDC-Miller liderou o ritmo na quarta sessão de treinos livres na sexta-feira, logo à frente do Porsche No. 5 da Mustang Sampling da Proton. Embora tenham caído na classificação, os Porsches privados podem ter algo a dizer sobre o vencedor geral no domingo à tarde.

LMP2 Cresce a Passos de Gigante

GTP não é a única classe que cresceu durante o inverno. Agora que o Protótipo Le Mans 3 (LMP3) não faz mais parte do Campeonato WeatherTech e que o LMP2 foi eliminado do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) de 2024, a classe LMP2 do Campeonato WeatherTech viu um influxo de equipes.

Assim, uma dúzia de inscrições LMP2 está pronta para largar no sábado com o refugiado do WEC, o No. 2 da United Autosports, partindo na pole à frente dos “veteranos” da WeatherTech, o No. 52 da Inter Europol pela PR1 Mathiasen Motorsports e o No. 04 da CrowdStrike Racing pela APR. Enquanto isso, o campeão LMP3 da WeatherTech de 2023, a equipe No. 74 da Riley, está em quarto no grid com sua nova inscrição LMP2. Quem sairá do Daytona International Speedway com os direitos de se gabar?

GTD e GTD PRO: Muito Mais que a Batalha de Motown

Com um total

de 36 inscrições, as classes GTD e GTD PRO são o coração e a alma do Rolex 24. Muitos olhos estarão na disputa entre Chevrolet e Ford em ambas as classes, com a Corvette Racing da Pratt Miller Motorsports travando batalhas com a Ford Multimatic Motorsports na GTD PRO e a AWA enfrentando a Proton Competition na GTD.

Mas de forma alguma a Batalha de Motown figura como o único interesse nas classes GTD. Histórias fascinantes abundam por toda parte, desde a pesada GTD PRO da Pfaff Motorsports agora competindo com o McLaren 720S GT3 Evo No. 9 após várias campanhas de grande sucesso com a Porsche, o campeão da GTD Paul Miller Racing se mudando para a GTD PRO com o No. 1 BMW M4 GT3 e equipes com o Porsche 911 GT3R buscando se recuperar após uma temporada difícil em 2023.

A lista continua. A Acura, Aston Martin, BMW, Ferrari, Lamborghini, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG e/ou Porsche roubarão o protagonismo de Chevy e Ford? Ou Motown chegará para levar uma vitória em uma ou ambas as classes? As permutações são quase infinitas e serão fascinantes de assistir.

Falando nisso, se você não puder ir ao Daytona International Speedway pessoalmente, pode acompanhar toda a ação do Rolex 24 a partir de sábado às 13:30 ET na NBC, com a final também na rede NBC a partir do meio-dia ET de domingo. A transmissão completa também está disponível no Peacock e outras partes da corrida serão televisionadas na USA Network. Aproveite!

Via assessoria de comunicação: David Phillips / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.