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Fórmula 1 e o Rolex 24 em Daytona

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DAYTONA

As Conexões Entre o Campeonato Mundial e a Clássica Corrida de 24 Horas São Numerosas

Você pode ter ouvido falar que a Apple Original Films está produzindo um longa-metragem com temática de Fórmula 1 estrelado por Brad Pitt como um piloto de corridas que retorna à F1 para orientar um jovem piloto interpretado por Damson Idris.

Você também pode ter ouvido falar que há uma conexão direta da IMSA com o projeto ainda sem nome. Embora ainda não tenham sido relatadas aparições de Brad Pitt no Daytona International Speedway neste mês (até agora), cenas estão sendo filmadas durante a pré-temporada Roar Before the Rolex 24 e a ação do Rolex 24 em Daytona, com a “Chip Hart Racing” inscrevendo o Porsche 911 GT3 R No. 120 para o personagem de Pitt, Sonny Hayes, e seus companheiros de equipe “C. Kelso” e “P. Long”. É uma inscrição real no Rolex 24, preparada pela Wright Motorsports e pilotada por Adam Adelson, Elliott Skeer, Jan Heylen e Fred Makowiecki.

Os nomes dos pilotos postados acima da porta do Porsche No. 120 são uma mistura de fato e ficção. Mas também não é difícil imaginar um piloto indo dos altos bancos de Daytona para as ruas de Mônaco e além. As conexões entre a Fórmula 1 e o automobilismo esportivo de alto nível, como o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, são muito reais – sem mencionar profundas e de longa data.

Apenas cinco anos atrás, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso fez parte da equipe vencedora do Rolex 24 da Wayne Taylor Racing, assim como Kamui Kobayashi – que, embora seja mais conhecido como tricampeão do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, também disputou 75 corridas de F1 entre 2009 e ’14, incluindo um pódio em sua corrida caseira, o Grande Prêmio do Japão. Um ano antes, Alonso fez parte da equipe de pilotos do Rolex 24 pela agora competidora em tempo integral da IMSA, a United Autosports, que incluía a atual estrela da F1, Lando Norris.

Ao todo, quase 200 pilotos que competiram em um Grande Prêmio de Fórmula 1 também participaram do Rolex 24. A partir deste fim de semana, a lista incluirá 36 vencedores de corridas de F1 e seis Campeões Mundiais – Alonso, Jenson Button, Jack Brabham, Phil Hill, Denis Hulme e Mario Andretti. Button, o melhor piloto de 2009 na F1, competirá pela vitória geral no Rolex 24 deste ano como parte da equipe da Wayne Taylor Racing com o Acura ARX-06 No. 40 de Andretti na classe Grand Touring Prototype (GTP).

Dez outros pilotos que competiram na F1 também estão inscritos no Rolex 24 deste ano: Jack Aitken, Sebastien Bourdais, Gianmaria Bruni, Paul di Resta, Marcus Ericsson, Romain Grosjean, Brendon Hartley, Felipe Massa, Felipe Nasr e Alexander Rossi.

Andretti Amava a Oportunidade de Mostrar Sua Versatilidade

Andretti pode reivindicar uma vitória em uma corrida de endurance de carros esportivos em Daytona. Mas em 1972 – o ano em que triunfou com Jacky Ickx em um protótipo Ferrari 312PB – o evento foi reduzido de 24 horas para seis devido a uma anomalia de um ano nos regulamentos mundiais de carros esportivos.

Andretti é considerado possivelmente o piloto mais versátil de todos os tempos. Além de suas 12 vitórias no Grande Prêmio e o Campeonato Mundial de F1 de 1978 pela Lotus, ele venceu 52 corridas de carros Indy e quatro campeonatos, a Daytona 500 de 1967 na NASCAR Cup Series, e compilou uma longa e prestigiosa carreira em carros esportivos que começou com o esforço da Ford em Le Mans em 1966.

Em dois anos como piloto de fábrica da Ferrari em 1971 e ’72, Andretti disputou 10 corridas de F1 e sete de carros esportivos, das quais conquistou quatro vitórias em parceria com Ickx. Renomado como uma lenda dos carros esportivos (seis vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans), Ickx também acabou vencendo oito Grandes Prêmios de Fórmula 1.

Embora a maioria dos americanos pense em Andretti como um piloto de carros Indy, a base de fãs internacional do automobilismo o vê através do prisma da Fórmula 1 e dos carros esportivos. O próprio homem não se importa – ele queria fazer tudo!

“Estou pessoalmente feliz por ter tido essa oportunidade como parte da minha carreira, e há muitas razões pelas quais isso não acontece com tanta frequência hoje em dia”, disse Mario. “A questão fundamental é que fui inspirado por A.J. Foyt, por Dan Gurney, por pessoas assim que se movimentavam e faziam outras coisas. Eu amava tanto minha pilotagem que só queria estar pilotando. Eu não esperava ansioso por um fim de semana de folga.

“Eu iria de uma corrida de Fórmula 1 na Argentina para USAC em Du Quoin, Illinois”, maravilhou-se. “De uma corrida de carros esportivos de 1.000 quilômetros em Monza para a Hoosier Hundred… você sabe, de Fórmula 1 para um carro de terra. Quão oposto é isso? E eu costumava amar essa oportunidade. Eu não trocaria essa parte da minha carreira por nada, honestamente. Isso foi incrível.”

Corrida de Carros Esportivos de Endurance é um Imã para Pilotos

Quatro pilotos de F1 atuais competiram no Rolex 24: Alonso, seu companheiro de equipe na Aston Martin, Lance Stroll, o mencionado Norris (que terminou em segundo no campeonato da FIA Formula 2 ainda em 2018 antes de sua graduação para a F1) e Kevin Magnussen da equipe Haas F1. O pai de Magnussen, Jan, também fez largadas na F1 e no Rolex 24.

O fato de que todas as principais séries de corridas, desde a Fórmula 1 até a IndyCar e a NASCAR, divulgam o envolvimento de seus pilotos no Rolex 24 demonstra o nível de prestígio que a corrida anual de endurance de carros esportivos no Daytona International Speedway tem dentro da comunidade mundial do automobilismo.

As corridas de carros esportivos de resistência tradicionalmente funcionam como um denominador comum para pilotos que, de outra forma, se especializam em outras formas de corrida ao redor do mundo. Eventos de carros esportivos de elite, como o Rolex 24, as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans, representam a rara ocasião em que os melhores pilotos do mundo se reúnem.

Andretti, por exemplo, adora quando isso acontece. Ele gostaria que isso ocorresse com mais frequência, como no final dos anos 1960 e início dos anos 70, quando o grid do Rolex 24 rotineiramente incluía meia dúzia de pilotos de F1 atuais. Imagine Max Verstappen ou Sergio Perez em um protótipo da Acura, ou um dos atuais pilotos da McLaren F1 fortalecendo o esforço da marca na classe IMSA GT Daytona Pro (GTD PRO).

“Os principais pilotos de qualquer era lidariam com o que lhes é lançado e estariam na frente”, disse Andretti. “Não há motivo para achar que Juan Manuel Fangio ou Stirling Moss não teriam se adaptado à tecnologia moderna e tudo mais. Ou colocar um cara como Verstappen ou Michael Schumacher ou Ayrton Senna em um Mercedes W196 ou em uma Ferrari daquela época e ele lidaria com isso. O elemento humano se adapta ao que é lançado para ele e o talento especial sempre se destacará.”

A Fórmula 1 é e provavelmente sempre será a forma mais prestigiada de automobilismo do mundo. Mas as corridas de carros esportivos têm seu próprio valor e prestígio únicos, e a versão da IMSA estará em exibição ao lado da F1 quando o filme de corrida da Apple/Brad Pitt chegar às telas de todos os tamanhos.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz IMSA

Foto: IMSA

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