Entre em contato conosco

IMSA

62ª Rolex 24 em Daytona – GTD PRO e GTD Equipe por Equipe

Publicado:

em

GTD

Um total de 36 carros de especificação GT3 estão prontos para enfrentar a maratona de 24 horas

A expectativa está aumentando para a 62ª Rolex 24 em Daytona, e o IMSA.com está levando você através de cada um dos 59 carros inscritos. A segunda parte de hoje apresenta as classes GT – Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) e Grand Touring Daytona (GTD). Os 36 carros estão divididos em 13 na GTD PRO e 23 na GTD.

GT Daytona Pro (GTD PRO)

No. 1 Paul Miller Racing BMW M4 GT3

Bryan Sellers/Madison Snow/Neil Verhagen/Sheldon van der Linde

A segunda temporada da Paul Miller Racing com o BMW M4 GT3 marcou o seu ano de anos: cinco vitórias e a conquista do campeonato GTD uma corrida antes do final da temporada de 2023. Para evoluir a partir disso, a PMR deu um grande passo para a sua terceira temporada: avançando para o GTD PRO com os espelhos vermelhos, placas de extremidade da asa e painéis numéricos agora sincronizados ainda mais com a aparência da equipe. Uma famosa vitória no Rolex 24 de 2020 continua sendo um dos destaques para Sellers e Snow, agora bicampeões da IMSA.

Uma maior influência da BMW vem com dois novos pilotos de resistência. Verhagen, o novo terceiro piloto da Michelin Endurance Cup da IMSA da equipe, tem uma vitória nas 24 Horas de Nurburgring e uma significativa experiência com a BMW GT3, enquanto o ex-campeão da DTM van der Linde adiciona ainda mais experiência como quarto piloto no Rolex 24.

 

No. 3 Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports Corvette Z06 GT3.R

Antonio Garcia/Alexander Sims/Daniel Juncadella

A nova era da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports vê a equipe evoluir de uma iteração de fábrica completa para apoiada pela fábrica, mas parte de um esforço mais amplo da General Motors apoiando múltiplos programas Corvette. O novo Corvette Z06 GT3.R de motor central serve como uma colaboração de ambas as partes para o desenvolvimento do modelo completo de especificação GT3, substituindo o antigo C8.R GTD que foi modificado das regulamentações GTE para GT3. Então, em vários aspectos, é tudo novo na Corvette para 2024, mas ainda há uma significativa continuidade.

O recorde incomparável de Garcia inclui 28 vitórias (incluindo duas no Rolex 24 e quatro nas 12 Horas de Sebring) e cinco campeonatos em 15 anos com a Corvette Racing. Sims, o campeão da IMSA Grand Touring Prototype (GTP) de 2023 com a Whelen Cadillac Racing, volta para as fileiras do GT para outra temporada completa. Ele teve grande sucesso na antiga categoria GT Le Mans (GTLM) com a BMW e tem alguma experiência em GT com a Corvette em ambas as corridas de resistência da IMSA e nas 24 Horas de Le Mans.

Juncadella junta-se ao alinhamento da fábrica da Corvette Racing como terceiro piloto para o No. 3; o espanhol conquistou resultados significativos com a Mercedes-AMG, incluindo vitórias tanto no Rolex 24 quanto no Motul Petit Le Mans de 2023 na GTD PRO, e vitórias nas 24 Horas de Spa de 2022 e nas 8 Horas de Indianápolis de 2022, além de um campeonato do GT World Challenge Europe Endurance Cup.

No. 4 Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports Corvette Z06 GT3.R

Tommy Milner/Nicky Catsburg/Earl Bamber

Os mais de uma década de serviço de Milner para a Corvette Racing valeu a pena, com o americano servindo como o principal piloto de testes e desenvolvimento do Corvette Z06 GT3.R, e um retorno às corridas em tempo integral na IMSA após alguns anos competindo apenas em eventos selecionados. Assim como Garcia no carro No. 3, Milner é uma âncora para o carro No. 4: seu recorde com a equipe inclui 20 vitórias (notavelmente vencendo o Rolex 24 de 2016, as 12 Horas de Sebring de 2013 e 2016 e as 24 Horas de Le Mans de 2011) e dois campeonatos em 13 anos.

Catsburg provou ser um dos pilotos de GT mais versáteis do mundo por quase uma década, mas seu recorde recente e forma o estabeleceram como um jogador chave nos livros de registros da Corvette Racing. Ele venceu tanto o Rolex 24 de 2021 quanto as 12 Horas de Sebring de 2022 e adicionou três vitórias (incluindo Le Mans) e o título do GTE Am no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) de 2023. Surpreendentemente, esta será sua primeira temporada completa na IMSA, já que a maioria de suas largadas foi em corridas de resistência.

Bamber tem tido cerca de uma década de sucesso em carros esportivos, mais frequentemente com a Porsche, mas ele expandiu seu portfólio de fabricantes nos últimos anos. Um membro-chave do programa WEC LMDh da Cadillac com a Chip Ganassi Racing, o campeão do GTLM da IMSA de 2019 venceu tanto geral quanto em classe em Le Mans, Nurburgring, Spa e Bathurst. O Rolex 24 é uma corrida rara que lhe escapou.

 

No. 9 Pfaff Motorsports McLaren 720S GT3 EVO

Oliver Jarvis/Marvin Kirchhoefer/James Hinchcliffe/Alexander Rossi

A Pfaff Motorsports parece prosperar com mudanças e seu esforço de 2024 não é diferente. A maior mudança externa é a mudança da Porsche para a McLaren após cinco anos, trazendo a marca para o GTD PRO pela primeira vez. Em segundo lugar está outra mudança na formação de pilotos, embora isso tenha sido comum na maioria dos últimos cinco anos para a equipe que venceu o Rolex 24 de 2022 e conquistou os campeonatos das classes GTD e GTD PRO consecutivamente em 2021 e 2022.

Na força de pilotagem, Jarvis busca adicionar uma terceira vitória no Rolex 24 em uma terceira classe diferente (GT em 2013, DPi em 2022 e geral), Kirchhoefer busca impressionar em sua primeira corrida como piloto em tempo integral da IMSA, Hinchcliffe busca melhorar uma melhor classificação de classe de quarto em quatro largadas anteriores no Rolex 24, já que retorna pela primeira vez desde 2017, enquanto o vencedor geral do Rolex 24 de 2021, Rossi, faz sua estreia em GT.

No. 14 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3

Ben Barnicoat/Jack Hawksworth/Kyle Kirk

wood/Mike Conway

Poucas caixas restam para serem marcadas para Jimmy Vasser e James “Sulli” Sullivan com o venerável Lexus RC F GT3, que está em ação desde 2017. Após conquistar tanto o primeiro campeonato da equipe quanto o primeiro campeonato de fabricantes da Lexus em 2023 com Barnicoat e Hawksworth na entrada No. 14 GTD PRO da equipe, uma vitória no Rolex 24 em 2024 seria uma bela adição, já que eles buscam adicionar às suas quatro vitórias totais na Michelin Endurance Cup (três nas Seis Horas de The Glen e uma no Motul Petit Le Mans).

Desde que foram emparelhados no início de 2022, quando a equipe adicionou uma entrada GTD PRO, Barnicoat e Hawksworth venceram quatro corridas e terminaram no pódio em 16 de 21 largadas, terminando em segundo e primeiro no campeonato. Kirkwood, agora um vencedor de corridas da IndyCar em duas ocasiões, além de uma sequência de campeonatos de monopostos júnior, já tem várias vitórias na IMSA em seu currículo. Uma das estatísticas mais incomuns é que Conway, o quarto piloto da equipe no Rolex 24 e um campeão das 24 Horas de Le Mans e do WEC duas vezes, ainda não venceu em 18 largadas de carreira na IMSA.

No. 19 Iron Lynx Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Mirko Bortolotti/Andrea Caldarelli/Jordan Pepper/Franck Perera

Enquanto a Lamborghini espera estrear seu SC63 GTP mais tarde na temporada da Michelin Endurance Cup, o fabricante italiano mais uma vez reuniu um quarteto de estrelas a bordo de uma das duas entradas GTD PRO como parte de um esforço da Iron Lynx dividido entre ambas as classes GT.

Bortolotti (2018 e 2019, GRT Grasser Racing Team), Perera (2018, GRT Grasser Racing Team) e Caldarelli (2020, Paul Miller Racing) já têm vitórias de classe no Rolex 24 em seus currículos com a Lamborghini como parte da série de três anos da marca. Pepper, um dos pilotos de GT3 mais experientes e bem-sucedidos dos últimos anos, tem resultados de quinto e quarto lugar em suas duas primeiras largadas no Rolex 24.

No. 23 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3 Evo

Ross Gunn/Alex Riberas/Mario Farnbacher

O Aston Martin No. 23 da Heart of Racing não teve bons inícios no Rolex 24, com resultados de 18º, 13º e sétimo nas últimas três idas a Daytona em janeiro. Com um pacote Evo do Aston Martin Vantage GT3 saindo para esta temporada, a esperança é que o carro atualizado produza resultados melhores para a equipe que sempre corre com um propósito duplo. Além de competir na pista, a Heart of Racing Team corre para arrecadar fundos e conscientizar sobre a pesquisa em cardiologia infantil em Seattle.

Gunn e Riberas correm juntos no GTD PRO pela terceira temporada consecutiva e têm vitórias em quatro pistas diferentes (Long Beach, Watkins Glen International, Lime Rock Park, Road America). Farnbacher retorna à equipe como o terceiro piloto da Michelin Endurance Cup; em três temporadas juntos dirigindo com Riberas e/ou Ian James, o trio conquistou três vitórias e cinco pódios adicionais. Agora pronto para sua 12ª largada no Rolex 24, o melhor resultado de Farnbacher foi o terceiro lugar em 2017 na GTD em um Mercedes-AMG GT3.

No. 60 Iron Lynx Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Claudio Schiavoni/Matteo Cressoni/Matteo Cairoli/Romain Grosjean

Inicialmente anunciado como um carro GTD, este carro foi transferido para o GTD PRO no início deste mês. A maneira mais fácil de lembrar de Grosjean, o ex-veterano da Fórmula 1 e atual piloto da IndyCar, é neste carro No. 60 da Iron Lynx e não no carro No. 19 da equipe, é que ele é o único piloto não italiano e que não termina com um “i” a bordo do carro amarelo brilhante e preto. Aqui é onde as coisas ficam confusas: os dois Matteos mudam de marcas (Cairoli de Porsche para Lamborghini; Cressoni de Ferrari para Lamborghini), e ambos têm um melhor resultado de oitavo lugar na classe no Rolex 24. Schiavoni foi o 11º em sua estreia no Rolex 24 no ano passado.

No. 62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3

Daniel Serra/Davide Rigon/Alessandro Pier Guidi/James Calado

A equipe liderada por Giuseppe Risi, a Risi Competizione, tem sido uma constante no Rolex 24 desde 1998, mas continua em busca de uma primeira vitória elusiva. Em sua segunda tentativa com o Ferrari 296 GT3, eles esperam quebrar esse jejum.

O quarteto Serra, Rigon, Pier Guidi e Calado terminou em segundo na GTD PRO em 2022, garantindo o melhor resultado para a equipe e pilotos. Todos os quatro veteranos da Ferrari alcançaram muito, com Pier Guidi e Calado ajudando a conduzir a Ferrari 499P para uma vitória geral nas 24 Horas de Le Mans no ano passado. Serra tem um par de vitórias nas 12 Horas de Sebring em seu nome, enquanto Rigon tem cinco pódios, mas nenhuma vitória, em sua carreira na IMSA.

No. 64 Ford Multimatic Motorsports Ford Mustang GT3

Mike Rockenfeller/Harry Tincknell/Christopher Mies

O primeiro dos Fords de volta à ação para 2024 é a inscrição No. 64, com uma formação para a temporada completa que poderia ser apelidada de “Quando Harry Conheceu Rocky”. A vasta experiência de Rockenfeller em carros esportivos e de turismo inclui campeonatos em várias séries, vitórias no Rolex 24, 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Nürburgring e 24 Horas de Spa, além de uma crescente versatilidade de veículos conduzidos. Ele troca para o novo Ford Mustang GT3 para 2024 após competir com o Porsche 963 da JDC-Miller na maioria das etapas da IMSA GTP no ano passado, e o Chevrolet Camaro ZL1 da Garage 56 em Le Mans.

Tincknell retorna para uma temporada completa de competição na IMSA após abrir a temporada de 2023 com a AO Racing (GTD) e completar as últimas três corridas na Porsche 963 (GTP) da Proton Competition. O inglês possui duas vitórias de classe em Le Mans e seis vitórias no Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA com o programa de protótipos da Mazda de 2019 a 2021. Ele está de volta para seu segundo programa com a Ford, pois venceu quatro corridas do WEC em um período de 2016 a 2019. Mies, o terceiro piloto deste carro, possui dois campeonatos do ADAC GT Masters, duas vitórias nas 12 Horas de Bathurst e duas vitórias nas 24 Horas de Nürburgring.

No. 65 Ford Multimatic Motorsports Ford Mustang GT3

Joey Hand/Dirk Mueller/Frederic Vervisch

O show “Joey e Dirk” se muda para seu terceiro ato diferente como companheiros de equipe e co-pilotos em uma terceira década diferente de competição, o que é bastante notável. A dupla conquistou um título da American Le Mans Series GT juntos com a BMW em 2011 e passou quatro temporadas juntos na última iteração da Ford de 2016 a 2019 na ação da IMSA GT Le Mans. Durante esse período, a dupla venceu cinco corridas, conquistou 14 pódios e sete pole positions. Eles também venceram juntos as 24 Horas de Le Mans (2016) e o Rolex 24 (2017).

Se o currículo de Vervisch não é tão extenso quanto o da outra dupla, também não está faltando. Além de alguns bons resultados em carros de fórmula, ele também possui alguns sucessos nas 24 horas, com duas vitórias em Nürburgring.

No. 75 Sun Energy 1 Mercedes-AMG GT3

Kenny Habul/Jules Gounon/Maro Engel/Luca Stolz

A Mercedes-AMG tornou-se hábito vencer o Rolex 24 nos últimos anos, com a Winward Racing (GTD) e a WeatherTech Racing (GTD PRO) entregando vitórias para a estrela de três pontas. Ausente de uma inscrição de temporada completa na classe GTD PRO para 2024, a única esperança da marca de conquistar o bicampeonato na classe este ano repousa na Sun Energy 1, que busca uma recuperação de resultados após falhas consecutivas em terminar. A equipe tem um histórico de pódios, no entanto, tendo ficado em segundo lugar na GTD para a Winward aqui em 2021.

Habul, o líder da equipe que sempre manteve o vibrante carro No. 75 na competição, faz seu retorno às corridas após sofrer lesões nas costas nas 24 Horas de Spa no ano passado. Antes da lesão, ele conquistou uma vitória monumental em 2023, já que o australiano venceu em casa, co-dirigindo com Gounon e Stolz nas 12 Horas de Bathurst. Gounon e Engel fizeram parte da equipe vencedora da WeatherTech GTD PRO do ano passado, enquanto Engel também fez parte do quarteto GTD da Winward. Stolz, que faz sua quarta largada consecutiva nas 24 Horas de Daytona com a Sun Energy 1 e a sétima na corrida, fez parte da formação vice-campeã de 2021.

No. 77 AO Racing Porsche 911 GT3 R (tipo 992)

Seb Priaulx/Laurin Heinrich/Michael Christensen

PJ Hyett e Gunnar Jeannette deixaram uma forte impressão inicial com a equipe AO Racing, já que o programa sediado na área de Chicago muda de um esforço GTD de carro único para um programa de dois carros e duas classes dividido entre GTD PRO e Le Mans Prototype 2 (LMP2). Talvez ainda mais notável seja que, em sua segunda temporada, a AO Racing levantará a bandeira como o único Porsche 911 GT3 R na classe GTD PRO.

Isso deixa a equipe com uma oportunidade significativa de impressionar além das ondas que fez em 2023, já que sua inscrição “Rexy” ou “Roxy” com o apelido de dinossauro verde ou rosa, denominada “911 GT3 Rawr”, se tornou rapidamente uma favorita dos fãs. Em Priaulx e Heinrich, eles têm uma dupla de pilotos para a temporada completa que tem uma temporada combinada no WeatherTech Championship sob seu cinto, mas já com vários campeonatos em outras séries de carros esportivos. A Porsche fornece suporte de fábrica na forma de Christensen, que tem vitórias de classe nas 24 Horas de Daytona e 24 Horas de Le Mans em seu currículo.

GT Daytona (GTD)

No. 12 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3

Frankie Montecalvo/Parker Thompson/Aaron Telitz/Ritomo Miyata

A sorte muitas vezes escapou ao Lexus No. 12 da Vasser Sullivan em comparação com seu carro No. 14 frequentemente abençoado, mas a continuidade não foi perdida. Montecalvo e Telitz têm pilotado juntos de vez em quando desde 2019 e fizeram parte da formação que marcou o melhor resultado da equipe no Rolex 24, em segundo lugar na GTD naquele ano. Há um ajuste nessa continuidade à medida que Telitz assume o papel de terceiro piloto da Michelin Endurance Cup, enquanto o altamente cotado e ex-campeão da Porsche Carrera Cup North America, Thompson, assume um esforço de temporada completa. Fique de olho no quarto piloto Miyata como uma possível revelação no Rolex 24; ele venceu os títulos do Super Formula japonesa e do Super GT GT500 em 2023.

No. 13 AWA Corvette Z06 GT3.R

Orey Fidani/Matt Bell/Lars Kern/Alex Lynn

A AWA traz seu esforço de dois carros para a GTD do Le Mans Prototype 3 (LMP3) para 2024, tendo tido um diálogo significativo e bem-sucedido com a General Motors que recompensou a equipe com um esforço do Corvette Z06 GT3.R para cliente. Enquanto o carro e a classe mudam, uma marcante pintura amarela e preta com o mesmo trio de Fidani, Bell e Kern não muda a bordo da inscrição No. 13. Lynn, veterano dos protótipos da Cadillac, está a bordo como quarto piloto, então a equipe tem os ingredientes para impressionar desde o início em sua nova classe e com seu novo carro.

No. 17 AWA Corvette Z06 GT3.R

Anthony Mantella/Nico Varrone/Thomas Merrill/Charlie Eastwood

Pegue a descrição acima para o carro No. 13 da AWA e troque os nomes dos pilotos, e a história é quase idêntica para o que será outra pintura marcante com uma combinação de azul turquesa e vermelho. Mantella, Varrone e Merrill fizeram parte da vitória do carro No. 17 na classe LMP3 no Rolex 24 do ano passado, com Mantella (Indianápolis) e Varrone (Le Mans) adicionando mais vitórias de classe em locais históricos no ano passado. Eastwood, parte do elenco de fábrica da Corvette Racing, é um talentoso inglês que se juntará à AWA apenas para esta corrida antes de se mudar para a Tower Motorsports na LMP2 pelo restante do ano.

No. 21 AF Corse Ferrari 296 GT3

Simon Mann/François Heriau/Kei Cozzolino/Miguel Molina

Um Ferrari No. 21 pilotado por Mann faz sua quarta aparição consecutiva no Rolex 24. Notavelmente, Mann terminou em quarto na GTD em 2022, enquanto Heriau, veterano da LMP2, muda para a GTD este ano. Molina, um piloto de hipercarros da Ferrari, e Cozzolino devem ajudar a reforçar o ritmo deste carro.

No. 023 Triarsi Competizione Ferrari 296 GT3

Alessio Rovera/Charlie Scardina/Onofrio Triarsi/Ricky Agostini

A Triarsi Competizione produz um esforço quase idêntico para sua segunda tentativa no Rolex 24 após terminar em 10º no ano passado. Rovera, Scardina e Triarsi estão de volta, e Agostini substitui Andrea Bertolini como quarto piloto. Rovera tem uma vitória de classe na categoria GTE Am das 24 Horas de Le Mans em seu currículo, e Agostini teve sucesso extensivo em campeonatos monomarcas, geralmente com o rival italiano da Ferrari, a Lamborghini. A equipe conseguiu seu melhor resultado de quarto lugar em suas quatro largadas na Michelin Endurance Cup de 2023.

No. 27 Equipe Heart of Racing Aston Martin Vantage GT3 Evo

Roman De Angelis/Marco Sorensen/Zacharie Robichon/Ian James

Os vencedores da GTD do Rolex 24 de 2023 contam com uma formação quase idêntica, mas talvez até mais forte, que buscam defender em 2024. De Angelis, Sorensen e James estão de volta, com Robichon se juntando à equipe como terceiro piloto para as corridas da Michelin Endurance Cup. Para mencionar apenas algumas das conquistas, tanto Robichon quanto De Angelis têm títulos de temporada completa na GTD e no WeatherTech Sprint Cup, e Robichon também tem uma vitória no Rolex 24, com a Wright Motorsports em 2022. O diretor da equipe, James, corre menos frequentemente agora, mas ainda tem velocidade; seu pole position no Motul Petit Le Mans em outubro passado foi o primeiro em quase 20 anos.

No. 32 Korthoff/Preston Motorsports Mercedes-AMG GT3

Mike Skeen/Mikael Grenier/Kenton Koch/Maximilian Goetz

O constante, porém sólido, Mercedes-AMG GT3 No. 32 da Korthoff/Preston deverá mais uma vez lutar tanto pela vitória no Rolex 24 quanto pelo campeonato da GTD. O quarteto de Skeen, Grenier, Koch e Goetz retorna inalterado, o que faz sentido, já que Skeen, Grenier e Koch garantiram o campeonato de classe da Michelin Endurance Cup de 2023.

No. 34 Conquest Racing Ferrari 296 GT3

Manny Franco/Albert Costa/Cedric Sbirrazzuoli/Alessandro Balzan

A Conquest Racing mergulhou os pés dentro e fora da IMSA ao longo dos anos, e a equipe liderada por Eric Bachelart está de volta com um esforço de temporada completa com a Ferrari 296 GT3 em 2024. Franco tem experiência em outras séries de carros esportivos e, junto com Balzan, um campeão do IMSA duas vezes e o quarto piloto deste carro no Rolex 24, venceu a primeira corrida do 296 GT3 na América do Norte em agosto passado, em Road America. Franco dividirá a inscrição da temporada completa com Costa, que fez parte da equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans na LMP2. Sbirrazzuoli tem 12 largadas no WeatherTech Championship com a Lamborghini de 2016 a 2017.

No. 43 Andretti Motorsports Porsche 911 GT3 R (tipo 992)

Jarett Andretti/Gabby Chaves/Scott Hargrove/Thomas Preining

Prepare-se para uma convergência de mudanças e histórias interessantes em torno deste carro. O programa de Jarett Andretti migra de uma temporada dividida em 2023, correndo com um carro Ligier LMP3 e um carro Aston Martin GTD, com os números No. 36 ou 94, para uma única inscrição Porsche GTD com o número No. 43 para 2024. O No. 43 é significativo, pois foi o número do pai falecido de Jarett, John, em suas temporadas mais bem-sucedidas na NASCAR. Chaves, um campeão passado do Michelin Pilot Challenge TCR, tem uma oportunidade de temporada completa no WeatherTech Championship após várias temporadas parciais na IMSA em DPi, LMP3 ou GTD. Hargrove, um campeão duas vezes da Porsche GT3 Cup, faz um retorno bem-vindo ao WeatherTech Championship pela primeira vez em cinco anos. Preining, campeão do DTM em 2023, é uma adição muito capaz como quarto piloto enquanto se prepara para sua estreia no Rolex 24.

No. 44 Magnus Racing Aston Martin Vantage GT3 Evo

Andy Lally/John Potter/Spencer Pumpelly/Nicki Thiim

Escrevemos isso anualmente, mas poucas coisas são tão consistentes nas corridas de carros esportivos quanto a Magnus Racing inscrever o carro No. 44 com Lally, Potter e Pumpelly a bordo, e Thiim, o ás da fábrica da Aston Martin, de volta novamente para 2024. Como Potter descreveu no comunicado de confirmação da equipe: “Já tínhamos o chat do WhatsApp configurado com esses pilotos, então parecia mais fácil continuar como está”. A equipe se prepara para sua 14ª temporada e busca uma terceira vitória no Rolex 24 (2012, 2016). Lally está prestes a ampliar seu recorde de largadas consecutivas no Rolex para 22, enquanto ele tem cinco vitórias no Rolex 24 e Potter e Pumpelly têm duas cada.

No. 45 Wayne Taylor Racing com Lamborghini Huracán GT3 EVO2 da Andretti

Danny Formal/Kyle Marcelli/Graham Doyle/Ashton Harrison

Para quem acompanhou recentemente a competição Lamborghini Super Trofeo, saberá que a combinação Formal/Marcelli é uma das melhores nesse campeonato. Isso torna natural que esse par suba para a ação em tempo integral no WeatherTech Championship em um dos carros Huracán GT3 EVO2. Doyle, de 17 anos, também sobe da ação do Super Trofeo como piloto da Michelin Endurance Cup da equipe. Harrison correrá como quarto piloto no Rolex 24 e, depois de sua estreia na corrida no ano passado em um Acura, ela retornará à Lamborghini. Ela também teve sucesso no Super Trofeo; foi a primeira mulher a vencer uma corrida da Final Mundial da Lamborghini.

No. 47 Cetilar Racing Ferrari 296 GT3

Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto/Antonio Fuoco/Eddie Cheever III

Pouco muda para a Cetilar Racing em 2024, que agora tem um ano de experiência com o modelo Ferrari 296 GT3. Lacorte, Sernagiotto e Fuoco tiveram seu dia de glória na IMSA nas 12 Horas de Sebring de 2022, que venceram na GTD. Cheever faz seu retorno à IMSA pela primeira vez desde a mesma corrida de Sebring, quando estava em uma inscrição GTD PRO da Risi Competizione, e sua primeira largada no Rolex 24 desde 2018 em um carro Spirit of Daytona Cadillac DPi.

No. 55 Proton Competition Ford Mustang GT3

Corey Lewis/Giammarco Levorato/Ryan Hardwick/Dennis Olsen

Um inscrito de última hora, mas potencialmente de qualidade no campo, reúne três veteranos da IMSA e um jovem italiano que estreia este ano. Lewis e Hardwick têm uma vitória cada na classe GTD do Rolex 24 (2020 e 2022, respectivamente) e correram juntos como parte da equipe da Lamborghini da Paul Miller Racing em 2019. Olsen tem uma única vitória na IMSA e uma vitória nas 12 Horas de Bathurst em seu currículo. Levorato, o quarto piloto, fez parte do programa da European Le Mans Series da Proton no ano passado.

No. 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT3

Philip Ellis/Russell Ward/Indy Dontje/Daniel Morad

A série de má sorte que atingiu a Winward Racing ao longo de 2023 começou em Daytona, com um acidente significativo nos treinos que deixou Lucas Auer de fora ao lado do trio Ellis/Ward/Dontje. Isso abriu uma vaga para Morad, que impressionou muito como substituto de última hora. Um contato tardio com Ellis ao volante negou as chances da equipe de vencer um segundo Rolex 24. Ainda assim, cada um dos três primeiros fez parte da vitória de 2021, e Morad tem uma vitória de classe em 2017 em seu nome, então o esquadrão Mercedes-AMG é mais do que capaz de adicionar outra.

No. 66 Gradient Racing Acura NSX GT3 Evo22

Katherine Legge/Sheena Monk/Tatiana Calderon/Stevan McAleer

As coisas começaram decentemente para a Gradient Racing no Rolex 24 do ano passado com um quarto lugar, o melhor resultado de sua campanha de 2023. A maioria da equipe está de volta, com Legge, uma vice-campeã passada do IMSA GTD e vice-campeã do Rolex 24, e Monk juntas para sua segunda temporada completa no Acura verde e branco adornado da J.G. Wentworth. As mudanças vêm com Calderon, que acumulou uma infinidade de experiência em carros esportivos e monopostos, se juntando como terceira piloto da Michelin Endurance Cup, e o consistentemente rápido McAleer a bordo como quarto no Rolex 24.

No. 70 Inception Racing McLaren 720S GT3 EVO

Brendan Iribe/Frederik Schandorff/Ollie Millroy/Tom Gamble

Uma das perguntas frequentes na GTD nos últimos anos é quando a Inception Racing marcará sua primeira vitória. A equipe tem cinco pódios em suas primeiras 19 largadas desde a estreia em 2021 no Motul Petit Le Mans, e terminou em sexto em sua primeira temporada completa no ano passado. Retornar com uma formação quase idêntica e um carro ajustado ajuda; a única mudança além dos pilotos da temporada completa Iribe e Schandorff, com o piloto da Michelin Endurance Cup Millroy, é Gamble como quarto no Rolex 24. Ele fez parte do esforço da Aston Martin da Heart of Racing em 2023.

No. 78 Forte Racing Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Misha Goikhberg/Loris Spinelli/Devlin DeFrancesco/Sandy Mitchell

O esforço da U.S. RaceTronics, agora operando sob o nome Forte Racing, melhorou constantemente ao longo da temporada IMSA de 2023, culminando com sua primeira vitória no Motul Petit Le Mans. Goikhberg tem uma vitória na classe Rolex 24 (2016 Prototype Challenge) e Spinelli tem sido considerado um dos pilotos mais fortes da Lamborghini há vários anos. DeFrancesco, novo na equipe para as corridas da Michelin Endurance Cup, também tem uma vitória de classe no Rolex 24 (LMP2 de 2022). Mitchell, outro ás da fábrica da Lamborghini, completa o quarteto.

No. 80 Lone Star Racing Mercedes-AMG GT3

Scott Andrews/Salih Yoluc/Rui Andrade/Adam Christodoulou

A Lone Star Racing fez largadas ocasionais no WeatherTech Championship ao longo dos anos, mas se prepara para sua estreia no Rolex 24 em 2024 com uma formação respeitável. Todos os quatro pilotos têm pelo menos uma vitória importante de classe em corridas de resistência, embora Andrews (em LMP3 em 2021) seja o único vencedor passado do Rolex 24.

No. 83 Iron Dames Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Sarah Bovy/Rahel Frey/Michelle Gatting/ Doriane Pin

As Iron Dames foram indiscutivelmente uma das equipes do ano em todo o cenário global de corridas de carros esportivos em 2023, apenas perdendo um pódio após contender nas 24 Horas de Le Mans e vencer a última corrida com especificações GTE para encerrar a temporada do WEC. Suas largadas na IMSA também produziram lampejos de brilhantismo, principalmente de Doriane Pin na classificação e no início da corrida no Motul Petit Le Mans. Os resultados alcançados por este carro nas corridas da Michelin Endurance Cup de 2023 – todas as quatro em 11º lugar ou pior – não refletiram de forma alguma o potencial mostrado. Se a sorte puder acompanhar o ritmo estabelecido por qualquer uma das Iron Dames a bordo do carro, um bom resultado seguirá.

No. 86 MDK Motorsports Porsche 911 GT3 R (tipo 992)

Anders Fjordbach/Kerong Li/Klaus Bachler/Larry ten Voorde

A MDK Motorsports apresenta uma formação eclética em seu Porsche. Fjordbach tem extensa experiência em LMP2 à medida que passa para a GTD. Bachler fez sua primeira temporada completa na IMSA com a Pfaff Motorsports em seu Porsche no ano passado. Li estreou no Rolex 24 no ano passado em um Lamborghini; ten Voorde fará sua primeira largada este ano.

No. 92 Kellymoss com Riley Porsche 911 GT3 R (tipo 992)

David Brule/Alec Udell/Trent Hindman/Julien Andlauer

Kellymoss com Riley inicialmente tinha dois Porsches, mas agora conta apenas com um na lista de inscrições mais recente, porém apresenta uma formação sólida. A dupla Udell/Brule retorna após competir juntos em corridas selecionadas em 2023; o melhor resultado deles foi o terceiro lugar em Sebring. Hindman possui um título GTD e dois campeonatos Michelin Pilot Challenge Grand Sport (GS) em seu currículo e é um veterano experiente, mas ainda jovem, do esporte. O mesmo vale para Andlauer, que competiu ocasionalmente neste carro no ano passado.

No. 96 Turner Motorsport BMW M4 GT3

Robby Foley/Patrick Gallagher/Jake Walker/Jens Klingmann

A temporada de 2023 da Turner Motorsport foi peculiar; não venceu uma corrida do WeatherTech Championship pela primeira vez em mais de uma década. Ao mesmo tempo, ganhou os títulos Michelin Pilot Challenge GS e VP Racing SportsCar Challenge GSX, e levou para casa o Troféu BMW M Sports como a principal equipe de carros esportivos da BMW Customer Racing em todo o mundo. A dupla Foley/Gallagher está de volta para o segundo ano juntos e busca melhorar seus três segundos lugares. O adolescente em ascensão Walker se torna o mais recente membro da escola de pilotos jovens promissores da Turner como seu piloto extra na Michelin Endurance Cup. O veterano da BMW Klingmann completa o quarteto no Rolex 24. A adição de Walker e o retorno de Klingmann deixam uma ausência distinta na escalação da Turner e da BMW: Bill Auberlen, o líder de vitórias de todos os tempos da IMSA. Auberlen fez sua primeira de 33 largadas no Rolex 24 em 1987 e conquistou duas vitórias em classe. A última vez que ele não participou do Rolex 24 foi em 2009.

No. 120 Wright Motorsports Porsche 911 GT3 R (tipo 992)

Adam Adelson/Elliott Skeer/Jan Heylen/Fred Makowiecki

A Wright Motorsports passa por uma mudança significativa em seu programa para 2024. Depois que Alan Brynjolfsson se afastou das corridas, a entrada da Volt Racing para a temporada inteira, que ele compartilhava com Trent Hindman, se despede. Além disso, Ryan Hardwick encerrou sua passagem de quatro anos com a Wright após 2023, embora a equipe e o piloto tenham conquistado várias vitórias e campeonatos importantes juntos. O que resta é novo para a IMSA, mas não para a Wright. Após o sucesso na competição SRO GT World Challenge America, a dupla Adelson/Skeer assume a disputa da Michelin Endurance Cup com o veterano de longa data da Wright, Heylen, que fez parte da última vitória do Wright no Rolex 24 em 2022. Makowiecki, um ás da fábrica da Porsche que tem vitórias em Sebring, Le Mans e Petit Le Mans em seu currículo, completa a escalação de Daytona em busca de sua primeira vitória no Rolex 24.

 

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.