Entre em contato conosco

Automobilismo

Verstappen vence tranquilamente no Azerbaijão em dia desastroso para a Ferrari

Publicado:

em

Foto: Reprodução/ Motorsport.com

 

O GP do Azerbaijão não poderia ter sido melhor para Max Verstappen. Em mais uma corrida cirúrgica, o atual campeão conquistou sua quinta vitória na temporada, aumentou a vantagem na liderança do campeonato e viu a Ferrari abandonar a prova com seus dois pilotos. Dobradinha da Red Bull na corrida e no campeonato, com Sérgio Perez assumindo a vice-liderança que era de Charles Leclerc.

A largada foi tranquila e sem incidentes, com Perez ultrapassando Leclerc e tomando a dianteira. Logo na nona volta, o primeiro abandono da Ferrari: Carlos Sainz passou reto na curva 4 após um problema hidráulico no carro. Com o Safety Car virtual, Leclerc foi para os boxes e colocou pneus duros, em uma estratégia que se mostrou equivocada. A parada antes da hora permitiu a Verstappen esticar a sua para ter uma vantagem considerável no resto da corrida – tanto para ter pneus novos quanto para ir até o final sem parar mais, ao contrário do monegasco, que dificilmente levaria seu jogo de pneus até a bandeirada.

Sem ter Leclerc na frente, Verstappen aumentou o ritmo e ultrapassou Perez na volta 15. Foi para os boxes na volta 19, e com pneus mais novos, ensaiava uma perseguição ao monegasco. Ensaiava, pois logo depois o motor deixou Leclerc na mão pela segunda vez na temporada – a primeira foi na Espanha. Uma tragédia para a Ferrari com dois abandonos, que viu Verstappen dominar sem sustos o resto da corrida e disparar na liderança do campeonato. Perez foi o segundo e vem logo atrás na classificação. Russell completou o pódio e foi a menção honrosa para uma problemática Mercedes.

Foi a vigésima quinta vitória de Max Verstappen na carreira, que igualou a marca de Niki Lauda e Jim Clark. Ele mostra talento e ótima forma, além de contar com a sorte que o abandonou no Bahrein e na Austrália. Se a Ferrari não corrigir seus problemas, alijará Leclerc na disputa pelo título.

 

Leclerc luta contra Verstappen e a própria Ferrari

 

Charles Leclerc tirou um coelho enorme da cartola ao fazer a pole, quando todos imaginavam Sérgio Perez na primeira posição. Bateu o tempo do companheiro Sainz – então dono da melhor marca no Q3 – em quase meio segundo e viu os dois pilotos da Red Bull passarem além do seu. Parecia um bom começo em Baku para o monegasco da Ferrari.

Só parecia. A corrida já começou ruim com a perda da dianteira para Perez já na primeira curva. Erro seu, lógico. Mas o motor ter ido embora foi a terceira ocasião que a Ferrari o tira da briga. Na Espanha, o carro quebrou. Em Mônaco, uma estratégia equivocada no pit stop estragou a sua corrida. E em Baku, nova quebra – problema no mesmo lugar.

Não se pode descartar Leclerc da briga pelo título. Ele é um piloto de reconhecido talento e dirige um carro competitivo, além de ter uma boa pontuação. Mas a temporada está andando e a Ferrari vem falhando constantemente com o monegasco, deixando-o de fora em disputas por vitórias. Enquanto isso, Red Bull e Max Verstappen estão em uma boa crescente e disparam no campeonato. Recuperaram terreno perdido após os abandonos no começo e atravessam suas melhores fases em 2022.

Se a Ferrari não reagir agora, resolvendo a confiabilidade do seu carro e acertando as estratégias para as próximas corridas, Max Verstappen terá um caminho bastante tranquilo para o bicampeonato. Tratando-se do time de Maranello, esse filme já foi visto antes com inúmeros pilotos – Eddie Irvine e Felipe Massa exemplificam bem tal quadro. Charles Leclerc precisa lutar contra um Verstappen afiado, uma Red Bull voadora e uma Ferrari errática. Trabalho árduo para o monegasco.

 

Outros destaques da corrida

 

George Russell chegou em terceiro e conquistou mais um pódio, mostrando que a Mercedes acertou em cheio ao chamá-lo de volta da Williams. Com um carro sofrível em mãos, vem mostrando bom desempenho. Foi seguido pelo heptacampeão Lewis Hamilton, que terminou em quarto – e com as costas bastante doloridas pelo infindável porpoising das flechas prateadas.

No mais, menções honrosas para Pierre Gasly e Sebastian Vettel – bem como para suas respectivas equipes. AlphaTauri e Aston Martin começaram mal a temporada, mas aos poucos encontram o caminho e mostram bom desempenho.

A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana no Canadá.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.