Entre em contato conosco

Automobilismo

Verstappen sobra na Sprint e é franco favorito para vencer o GP da Áustria

Publicado:

em

Não tem para ninguém na temporada de 2022. Max Verstappen mostra regularidade, precisão e talentos absurdos – predicados que o colocam em uma prateleira acima dos demais pilotos. Nada diferente na corrida sprint da Áustria. O atual campeão largou bem, não deu a mínima chance aos demais e larga na dianteira em uma corrida com favoritismo enorme para o líder do campeonato.

Após ter feito a pole no treino de sexta, Verstappen largou na primeira posição na sprint. Tratou logo de fechar a porta para Charles Leclerc, seu maior adversário pelo título. Com um ritmo muito bom, ele não foi ameaçado em momento algum da prova, restando apenas gerenciar o desgaste dos pneus e não cometer erros – coisas que Max sabe lidar muito bem.

Mais uma vez, ficou clara a tendência da atual temporada: a Ferrari tem um carro competitivo nos treinos, mas fica aquém da Red Bull em ritmo de corrida. Se ontem vimos Verstappen arrancar a pole no terceiro setor após uma ótima volta de Leclerc, hoje o atual campeão sobrou com o seu RB18 e manteve constantemente uma vantagem superior a 2s ao rival monegasco.

Para a corrida de amanhã não se prevê nenhuma mudança no atual cenário. Verstappen é franco favorito para vencer na Áustria, somar mais 25 pontos e disparar ainda mais na liderança do campeonato. Claro que o automobilismo é esporte do imponderável – a F1 mostrou isso ano passado. Mas se nada de inesperado acontecer, o holandês da Red Bull fará a festa da torcida laranja na casa da sua equipe. A conferir.

 

A Ferrari continua patinando

 

Foto: Reprodução/ canalnapista.com

 

Charles Leclerc e Carlos Sainz mandaram bem no qualy da sexta. Até aí nenhuma novidade, pois a Ferrari tem mais poles no ano e sempre proporciona brigas acirradas com a Red Bull pela dianteira. Ambos largaram na sprint em P2 e P3. Os fãs da F1 olhariam curiosos para o comportamento dos dois pilotos, uma vez que em Silverstone não houve jogo de equipe para favorecer um dos dois.

E não teve hoje também. Após a boa largada de Verstappen e um estabelecimento sólido de vantagem na liderança do atual campeão, ficou bastante clara a impossibilidade de algum piloto ameaçar uma vitória tranquila. Para completar, Leclerc e Sainz disputaram a segunda posição algumas voltas depois do início, fato que ajudou Verstappen ainda mais.

Por mais que o time de Maranello queira privilegiar a disputa na pista e não lançar mão das ordens de equipe, o momento exige o comportamento inverso. Se a Ferrari quer mesmo ser campeã, não pode comprometer a corrida do seu melhor piloto quando o companheiro está visivelmente mais lento. Leclerc já foi prejudicado demais na temporada. Ele não merece novos dissabores.

 

Outros destaques

 

Ainda buscando o melhor acerto para os seus carros, a Mercedes conseguiu quarta e oitava colocações com George Russel e Lewis Hamilton, respectivamente. Vale a lembrança de ambos baterem no qualy da sexta, além do heptacampeão ter se envolvido em um incidente com Pierre Gasly, da AlphaTauri. Mais uma corrida boa das flechas prateadas se levarmos em consideração as atuais possibilidades da equipe.

Quem também teve um bom desempenho foi a Haas, que conquistou P7 e P8 com Kevin Magnussen e Mick Schumacher. O filho do heptacampeão roubou a cena na sprint: segurou Sir Lewis Hamilton por várias voltas e só foi ultrapassado após ficar a mais de 1s do companheiro que estava a sua frente. Mais um bom resultado para Mick, que mostra uma sólida evolução na atual temporada.

Se Lance Stroll chegou em P12, Sebastian Vettel foi a decepção do dia e da Aston Martin, terminando em um modesto P18. Ok, o tetracampeão saiu da pista e perdeu um tempo precioso. Mas a quanto tempo falamos de erros ou desempenhos abaixo da crítica de Vettel? O carro não ajuda e isso é fato. Ainda assim, a décima oitava posição é muito pouco para um piloto do seu tamanho.

O GP da Áustria começa 10h da manhã, horário de Brasília, e terá a transmissão da Band.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.