Entre em contato conosco

WEC

Tripla vitória para o Porsche 963, Manthey PureRxcing vence a classe GT3

Publicado:

em

Porsche

Porsche Penske Motorsport conquistou sua primeira vitória com o Porsche 963 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA WEC. Na abertura da temporada no Catar, os pilotos de fábrica Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor (Bélgica) cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar no volante do carro No. 6. O carro irmão No. 5 terminou o evento de 1.812 quilômetros em terceiro lugar. A equipe cliente Hertz Team Jota arrematou o triunfo da Porsche com o segundo lugar geral. Na nova classe LMGT3, o 911 GT3 R da Manthey PureRxcing conquistou o primeiro lugar.

Corrida

O Porsche 963 provou ser o carro a ser batido no início da corrida de dez horas. Embora o dinamarquês Michael Christensen tenha perdido a liderança da pole position na primeira volta no protótipo híbrido No. 5, Laurens Vanthoor (Bélgica) rapidamente assumiu a liderança nas primeiras etapas no volante do carro irmão. Após cerca de 90 minutos, o carro de corrida de Weissach garantiu o primeiro lugar e só o cedeu brevemente nas próximas oito horas devido a diferentes ritmos de parada nos boxes. No final de uma corrida emocionante no Circuito Internacional de Lusail, Estre/Lotterer/Vanthoor conquistaram a primeira vitória no campeonato mundial para a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport com uma vantagem de mais de 30 segundos.

Em condições ensolaradas e quentes durante o dia e temperaturas significativamente mais baixas nas últimas horas, o Porsche 963 No. 5 manteve consistentemente o ritmo do veículo líder. No entanto, o infortúnio afligiu Campbell/Christensen/Makowiecki, com o carro tendo que parar inesperadamente duas vezes devido a danos nos pneus. Em um esforço final, o vencedor de Daytona Matt Campbell fez uma impressionante recuperação, levando a equipe ao terceiro lugar no pódio. Admitidamente, a equipe também se beneficiou do azar da Peugeot. O carro rival havia permanecido em segundo lugar por um longo período, apenas para ser prejudicado nas últimas voltas por um defeito técnico.

“Trabalhamos extremamente duro e fomos recompensados da melhor maneira possível. Este sucesso é difícil de descrever”, explica Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Todos os envolvidos fizeram um trabalho impecável. A equipe e os pilotos deram uma performance imponente. Parabéns também a toda a equipe em casa, em Weissach. Ninguém poderia esperar um sucesso triplo para a Porsche. Mas meu respeito também vai para a Peugeot. É amargo ser impedido tão perto da linha de chegada. Eles mereciam estar no pódio conosco. O Porsche 911 GT3 R da Manthey PureRxcing venceu na nova classe LMGT3. O início da temporada não poderia ter sido melhor.”

“Hoje alcançamos mais um marco com nossa equipe Porsche Penske Motorsport”, diz Roger Penske, fundador da equipe e presidente da Penske Corporation. “Este é um projeto de longo prazo, que começou há muito tempo. Experimentar nossa primeira vitória geral no FIA WEC no início da temporada de 2024 é um sentimento excepcionalmente agradável. É o resultado dos esforços incansáveis de todos na equipe.”

“Nossa equipe Porsche Penske Motorsport teve o começo perfeito para a nova temporada em ambos os lados do Atlântico”, comenta Jonathan Diuguid. O Diretor-Gerente da Porsche Penske Motorsport acrescentou: “Depois de nossa vitória em Daytona, fomos extremamente rápidos com ambos os carros no Catar hoje e fomos recompensados com uma vitória e um lugar no pódio. Este sucesso foi o resultado de um trabalho árduo. Damos o nosso melhor durante toda a distância. Foi difícil até a última volta. Agora todos estamos ansiosos pelo resto da temporada.”

A equipe cliente Hertz Team Jota mostrou a força do Porsche 963 no Catar. Os dois pilotos britânicos Callum Ilott e Will Stevens, juntamente com o francês Norman Nato, entregaram uma condução impecável no volante do carro No. 12 e cruzaram a linha de chegada em segundo lugar. O carro irmão, pilotado pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, seu compatriota Phil Hanson e Oliver Rasmussen, da Dinamarca, manteve uma posição entre os oito primeiros durante longos trechos, mas se retirou faltando cerca de 30 minutos para o final. O Hypercar idêntico, da Proton Competition, com Julien Andlauer da França, Neel Jani da Suíça e Harry Tincknell da Grã-Bretanha, terminou a abertura da temporada em décimo primeiro lugar.

Na nova categoria LMGT3, a Manthey PureRxcing estabeleceu o padrão. O Porsche 911 GT3 R da experiente equipe cliente da região de Eifel, na Alemanha, dominou na frente do campo de 18 carros da LMGT3 durante quase toda a distância. Após conquistar o título na Asian Le Mans Series, os pilotos Klaus Bachler da Áustria, Joel Sturm da Alemanha e Alex Malykhin da Grã-Bretanha agora seguiram com uma vitória na abertura da temporada no FIA WEC no Catar. O Porsche 911 da Manthey EMA cruzou a linha de chegada em 15º lugar.

“Este fim de semana vencemos a primeira corrida mundial baseada em veículos FIA GT3. Este é um novo capítulo da história das corridas”, diz Sebastian Golz, Gerente de Projeto do Porsche 911 GT3 R. “Desde os esforços de desenvolvimento de toda a equipe do projeto até a preparação para teste e corrida pela equipe Manthey e seus pilotos – este trabalho em equipe deu frutos e isso me deixa particularmente orgulhoso. Vamos levar algumas lições e tarefas para casa do Catar porque é apenas o início de uma temporada desafiadora.”

Graças aos seus sucessos na classe Hypercar, a Porsche e a equipe de fábrica Porsche Penske Motorsport agora lideram todas as categorias na classificação do campeonato. A equipe cliente Hertz Team Jota está em primeiro lugar para equipes privadas no FIA WEC, e a Manthey PureRxcing lidera o quadro de classificação na classe LMGT3. A segunda rodada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA WEC é a corrida de seis horas em Imola, em 21 de abril. Este marca a estreia do WEC no circuito de Fórmula 1 lá, após corridas anteriores em Monza, Itália.

Comentários dos pilotos após a corrida

Kévin Estre (Porsche 963 #6): “Estou incrivelmente orgulhoso por termos alcançado isso juntos. Nosso carro estava extremamente forte hoje e a equipe trabalhou impecavelmente. Ainda assim, não foi nem de longe tão fácil como poderia parecer de fora – definitivamente não! Enfrentamos muitas situações complicadas e também tivemos alguns contatos com outros carros. Duas horas antes da bandeira, uma colisão causou danos significativos. Mas mesmo com um carro menos do que ideal, conseguimos. Obrigado a todos na equipe e aos meus companheiros de equipe.”

André Lotterer (Porsche 963 #6): “Esperei muito tempo por isso. Finalmente minha primeira vitória pela Porsche! Hoje tivemos três pilotos do carro No. 6 no topo do pódio. Este triunfo é graças a cada pessoa na equipe. Todos trabalharam incrivelmente duro e melhoraram muitas coisas para a nova temporada. Funciona perfeitamente. Também experimentamos alguns momentos de tirar o fôlego na corrida, mas mantivemos a calma e trouxemos a vitória para casa. Ficaríamos felizes em continuar assim.”

Laurens Vanthoor (Porsche 963 #6): “Estou absolutamente encantado. Sonhei com este dia por muito tempo! É simplesmente incrível ver o quanto progredimos em comparação com o início da última temporada. Melhoramos significativamente em todas as áreas. É ótimo fazer parte disso. Estou orgulhoso do que conquistamos e vou lembrar deste momento por muitos anos.”

Frédéric Makowiecki (Porsche 963 #5): “Que começo tremendo para o novo ano da WEC com uma vitória para o carro irmão e terceiro lugar para nosso Porsche 963. Depois de alguns contratempos, fizemos de tudo para voltar ao topo. Ok, não foi totalmente bem-sucedido, mas pelo menos todos estivemos no pódio juntos. Agora vamos celebrar a vitória de hoje como uma equipe. É fantástico começar o ano assim após a difícil temporada de 2023.”

Norman Nato (Porsche 963 #12): “Antes do início do fim de semana da corrida, foi difícil julgar como nos sairíamos contra os outros na classe Hypercar. Esperávamos terminar no pódio? Provavelmente não – mas conseguimos. Como é ótimo! Mal posso esperar pela próxima corrida.”

Harry Tincknell (Porsche 963 #99): “Foi uma espécie de semana de aprendizado para nós. A última vez que dirigi o carro foi em Bahrain em 2023. Muitas coisas eram novas e desconhecidas. É ótimo ter o Julien a bordo. O trabalho em equipe funciona sem problemas. Nosso ritmo de corrida foi ótimo em alguns momentos, mas precisamos manter isso de forma ainda mais consistente. Estou emocionado que um Porsche tenha vencido.”

Klaus Bachler (Porsche 911 GT3 R #92): “Que resultado louco. Foi minha primeira corrida em um campeonato mundial da FIA, então vencer de cara é simplesmente um sonho. Muito obrigado à minha equipe e aos meus colegas de equipe. Investimos tanta energia neste projeto e preparamos tudo meticulosamente. A primeira vitória está garantida. Ainda faltam sete corridas – incluindo as 24 Horas de Le Mans. Ainda há muito pela frente.”

Resultado da corrida

Classe Hypercar:
1. Estre/Lotterer/Vanthoor (F/D/B), Porsche 963 #6, 335 voltas
2. Stevens/Ilott/Nato (UK/UK/F), Porsche 963 #12, 335 voltas
3. Campbell/Christensen/Makowiecki (AUS/DK/F), Porsche 963 #5, 335 voltas
11. Andlauer/Jani/Tincknell (F/CH/UK), Porsche 963 #99, 333 voltas
18. Button/Hanson/Rasmussen (UK/UK/DK), Porsche 963 #38, 309 voltas

Classe LMGT3:
1. Malykhin/Sturm/Bachler (UK/D/A), Porsche 911 GT3 R #92, 299 voltas
2. James/Mancinelli/Riberas (US/I/E), Aston Martin #27, 299 voltas
3. Mateu/Bastard/Sorensen (F/F/DK), Aston Martin #777, 298 voltas
15. Shahin/Schuring/Lietz (AUS/NL/A), Porsche 911 GT3 R #91, 284 voltas

Via assessoria de comunicação Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.