Entre em contato conosco

WEC

Bem-sucedido batismo de fogo para o Alpine A424 no Catar

Publicado:

em

Alpine

Com mais de 2.500 quilômetros percorridos durante o Prólogo, a Alpine Endurance Team embarcou humildemente na estreia do A424 na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

A equipe continuou sua semana com 220 voltas de treinos livres na quinta e sexta-feira no Circuito Internacional de Lusail. A primeira sessão classificatória da temporada viu Nicolas Lapierre terminar em 14º com o #36, com menos de doze centésimos de segundo de um lugar no Hyperpole e em primeiro entre os novos fabricantes em Hypercar. Enquanto isso, Paul-Loup Chatin qualificou-se três lugares atrás no #35.

No sábado, os dois Alpine A424 fizeram sua primeira largada, com Nicolas Lapierre e Ferdinand Habsburg evitando os perigos da primeira curva. Com pneus duros, ambos os pilotos se aplicaram em seus stints duplos, e o carro #35 brevemente assumiu a liderança pouco antes da marca de duas horas.

Mick Schumacher e Charles Milesi assumiram logo depois para continuar os esforços de seus companheiros de equipe, apesar de uma penalidade de cinco segundos por posicionamento incorreto durante uma parada nos boxes para o #35 e contato com um LMGT3 para o #36. Matthieu Vaxiviere e Paul-Loup Chatin os sucederam, cada um realizando um stint duplo com pneus duros.

À medida que a noite caía, Mick Schumacher e Ferdinand Habsburg voltaram ao volante, com o composto duro no flanco esquerdo e pneus médios no direito. Em uma pista cada vez mais traiçoeira com cascalho na linha de corrida, os dois trios aumentaram o ritmo antes de entregar o sprint final para Nicolas Lapierre e Charles Milesi.

Graças a uma excelente gestão de energia durante uma corrida que incluiu duas neutralizações curtas, o Alpine #35 fez uma parada a menos, com Charles Milesi aproveitando a oportunidade para subir na classificação. Os esforços da equipe valeram a pena, pois o francês cruzou a linha em nono lugar e primeiro entre os novos fabricantes na categoria Hypercar. Enquanto isso, o #36 e Nicolas Lapierre ficaram em 13º após trocar a carroceria dianteira danificada por contato no campo anteriormente.

Após a corrida, ambas as equipes subiram uma posição após a desqualificação do carro #93. Com uma riqueza de dados reunidos sobre o A424 em condições de corrida, a Alpine Endurance Team agora está focada na próxima corrida da temporada, as 6 Horas de Imola (19 a 21 de abril).

Charles Milesi

“Foi uma boa corrida, e não esperávamos terminar no top dez em nossa estreia em uma nova pista. Foi uma grande conquista cruzar a linha de chegada com ambos os carros, mas ter um em oitavo lugar é um verdadeiro bônus. Nosso ritmo parece promissor contra vários outros fabricantes, o que é encorajador para o futuro, mesmo que ainda haja muito a aprender e entender. A equipe fez um ótimo trabalho, e todos estamos ansiosos por Imola.”

Ferdinand Habsburg

“Estava extremamente orgulhoso e feliz por estar no Alpine A424 para sua primeira largada. Eu também estava um pouco nervoso, mas sabia que estava no lugar certo com as pessoas certas. Tivemos uma excelente estratégia e quase fizemos uma corrida impecável para obter este resultado, com o qual estamos muito satisfeitos. É um pouco como escalar uma montanha de baixo para cima. Como austríaco, já subi muitas delas antes, e posso garantir que a sensação é incrível quando você está no topo. É assim que me sinto no momento!”

Paul-Loup Chatin

“Foi uma boa, e estou encantado pela equipe, que fez um trabalho incrível nos últimos dois anos para nos dar um carro competitivo e confiável desde a primeira corrida. Acho que ninguém conhece todo o esforço que isso demanda nos bastidores. Era importante não cometer erros e ver onde isso nos levaria. No final, terminamos em primeiro entre os estreantes e em oitavo lugar entre os 19 Hypercars, à frente de alguns dos grandes nomes do campeonato. Esses primeiros pontos são simplesmente ótimos e recompensam os esforços de toda a equipe.”

Matthieu Vaxiviere

“É uma verdadeira conquista terminar nossa primeira corrida com ambos os carros e ainda mais com um deles nos pontos. Todos podemos estar satisfeitos com o trabalho feito durante a fase de desenvolvimento, pois não encontramos o menor problema. Tivemos que ser humildes para nossa estreia, e fomos. Esta grande aventura começa em uma nota positiva, mas o trabalho duro continuará em Imola.”

Mick Schumacher

“Esta primeira semana de corrida termina com muitos aspectos positivos e muito aprendizado no mundo do Endurance racing. Tínhamos o ritmo para lutar pelos pontos, o que foi um pouco inesperado, então podemos ficar felizes com isso e orgulhosos de nós mesmos. É ótimo que o carro irmão tenha conseguido marcar. Temos uma equipe forte, unida e ambiciosa para a próxima rodada, e todos já estamos ansiosos por Imola.”

Nicolas Lapierre

“Foi um fim de semana muito satisfatório no geral. Alcançamos nosso principal objetivo, que era aprender, e até fizemos melhor do que esperávamos com um carro nos pontos e o nosso no ritmo durante toda a semana. A equipe foi excelente e serena do ponto de vista operacional, o que é promissor para o futuro. Depois de uma sessão de testes, iremos para uma pista muito diferente em Imola. Estamos ansiosos para ir lá e continuar trabalhando duro depois deste começo bastante positivo.”

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Endurance

“Sabíamos que seria desafiador começar com uma corrida de dez horas em uma pista nova, mas estamos felizes com esta performance. Fizemos uma corrida limpa e terminar com nossos dois carros, incluindo um no top dez, é uma conquista agradável.

Chegar à linha de chegada com ambas as equipes permitiu que toda a equipe, desde os mecânicos até os engenheiros e os pilotos, aprendesse muito sobre nosso pacote técnico e humano. Quero agradecer e parabenizar cada membro da equipe. Raramente vi pessoas tão comprometidas com um projeto.

Os fundamentos estão agora estabelecidos após esses dez dias intensos no Catar. Avançamos mais um passo, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Devemos continuar aprendendo e adquirindo conhecimento e experiência em todas as áreas.”

CLASSIFICAÇÕES

Qatar Airways Qatar 1812 Km
1. Porsche Penske Motorsport #6
2. Hertz Team JOTA #12
3. Porsche Penske Motorsport #5
8. Alpine Elf Endurance Team #35
12. Alpine Elf Endurance Team #36

Campeonato Mundial de Pilotos de Hypercar da FIA World Endurance
1. Estre / Lotterer / Vanthoor – 38 pontos
2. Stevens / Ilott / Nato – 27 pontos
3. Campbell / Christensen / Makowiecki – 24 pontos
8. Chatin / Habsburg / Milesi – 6 pontos
12. Lapierre / Schumacher / Vaxiviere – 0 ponto

Campeonato Mundial de Fabricantes de Hypercar da FIA World Endurance
1. Porsche – 39 pontos
2. Cadillac – 23 pontos
3. Ferrari – 18 pontos
4. Toyota – 15 pontos
5. Alpine – 12 pontos

Via assessoria de comunicação Alpine

Foto: Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.