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Três conclusões: Rolex 24 em Daytona

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Porsche daytona

Potência Porsche, Começos Difíceis e a Chegada da Próxima Geração

A 62ª edição da Rolex 24 em Daytona está nos livros e é justo dizer que o aguardado início do Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA de 2024 correspondeu às expectativas.

A maior multidão na história do evento viu um campo profundo e competitivo de 59 carros produzir corridas acirradas ao longo de todo o percurso, levando à última hora frenética que viu os cinco primeiros nas classes Grand Touring Prototype (GTP) e Le Mans Prototype 2 (LMP2) e os dois primeiros na Grand Touring Daytona (GTD) terminarem na mesma volta. Apenas na GTD PRO – onde o Ferrari 296 GT3 da Risi Competizione No. 62 conquistou a primeira vitória da equipe na Rolex 24 para a Ferrari – o vencedor da classe cruzou a bandeira quadriculada em uma volta própria.

Segurança nos Números

Não apenas a Porsche conquistou a vitória geral na forma do Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport No. 7, a marca alemã levou para casa quatro dos seis primeiros lugares graças ao quarto lugar do Porsche Penske No. 6, à frente do No. 5 da Proton Competition Mustang Sampling e dos 963s No. 85 da JDC-Miller MotorSports. Assim, enquanto os fabricantes rivais Cadillac e Acura conquistaram pontos no campeonato para segundo e terceiro lugares, respectivamente, o resultado da BMW na classificação de fabricantes foi limitado ao quarto lugar, com o BMW M Team RLL No. 25 BMW M Hybrid V8 registrando o melhor resultado do fabricante em sétimo.

Desafio Aceito

Ganhe a Rolex 24 e você terá uma vantagem nos campeonatos de pilotos, equipes e fabricantes do Campeonato WeatherTech. Terminar entre os três ou quatro primeiros ainda deixa você bem posicionado para a temporada seguinte, mas um resultado ruim coloca em risco as esperanças de um campeonato ao longo da temporada.

Assim, alguns dos favoritos concorrentes ao campeonato saíram do Daytona International Speedway em desvantagem? Tendo ditado o ritmo durante as primeiras fases da corrida, o Cadillac V-Series.R da Cadillac Racing No. 01 foi creditado com o 10º lugar na GTP após sofrer problemas mecânicos terminais durante a corrida. Da mesma forma, em sua estreia pela Pfaff Motorsports, o McLaren 720S GT3 Evo No. 9 também foi classificado em 10º na GTD PRO após completar 532 voltas.

Com isso, as equipes da Cadillac e da Pfaff tiveram relativamente menos problemas em comparação com a Vasser Sullivan, que viu seu Lexus RC F GT3 No. 14 creditado com o 11º lugar na GTD PRO e o No. 12 Lexus classificado em 15º na GTD. O primeiro passou uma hora na garagem fazendo reparos após um acidente no início da corrida, onde foram um mero espectador inocente, e o último pegou fogo após uma parada nos boxes depois de largar na pole e ter um bom desempenho durante a maior parte da corrida. Pior ainda, o Aston Martin Vantage GT3 Evo No. 27 da Heart of Racing Team terminou em 22º na GTD após se aposentar com apenas 303 voltas completadas.

Com a força e consistência que essas equipes têm demonstrado nas últimas temporadas – e muitas delas em Daytona – lutar pelo topo dos pontos é um desafio que elas enfrentarão e nós apreciaremos assistir.

A Juventude É Servida

Um dos grandes pontos de discussão sobre a Rolex 24 foi a entrada de talentos de condução de classe mundial da Fórmula 1, IndyCar e Campeonato Mundial de Endurance da FIA. E com razão. Graças a uma gigantesca entrada de 59 carros, não faltaram lugares para os pilotos convidados. Além disso, a natureza competitiva e profissional dessas entradas tornou esses lugares atraentes, especialmente dado o local único do evento em um calendário de automobilismo normalmente lotado.

Mas, como muitas vezes foi o caso no passado, a Rolex 24 também proporcionou um palco no qual uma série de talentos jovens emergentes puderam mostrar seu potencial diante de um quem é quem da comunidade automobilística, sem mencionar a indústria automotiva em geral. Isso não é novidade. Arriscando parecer antiquado, lembro-me muito bem de como Max Papis se destacou – nos Estados Unidos, pelo menos – com sua corrida acalorada no último trecho da Rolex 24 de 1996.

Assim, o jovem de 17 anos Connor Zilisch e o de 23 anos Christian Rasmussen deram mostras de seu potencial estelar ao se juntarem a Ryan Dalziel e Dwight Merriman para conquistar a vitória na LMP2 no No. 18 Era Motorsport ORECA LMP2 07. Sim, Zilisch já assinou como piloto de desenvolvimento para a Trackhouse Racing da NASCAR, enquanto Rasmussen disputará as corridas em circuito do calendário da IndyCar pela Ed Carpenter Racing.

Na GTD, Ritomo Miyata, de 24 anos – que já conquistou vários campeonatos no Japão e está programado para competir no European Le Mans Series e no FIA Formula 2 Championship este ano – deu uma boa demonstração de si mesmo em sua estreia na GTD da IMSA no No. 12 Lexus da Vasser Sullivan.

Graças às suas performances na Rolex 24, o mundo das corridas agora conta com os senhores Zilisch, Rasmussen e Miyata entre aqueles que serão ouvidos em breve e frequentemente no futuro.

Via assessoria de comunicação: David Phillips / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

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