Entre em contato conosco

DTM

Thomas Preining vence corrida maluca do DTM na Áustria

Publicado:

em

thomas

Corrida maluca bagunça o campeonato e deixa seis pilotos com chances matemáticas de título faltando uma etapa 

O domingo na Áustria foi bastante agitado para os pilotos no DTM a começar pela classificação que ocorre horas antes da corrida. A chuva foi fator decisivo no treino classificatório o que causou uma verdadeira bagunça na ordem de largada do grid. 

Na ponta, Maro Engel da GruppeM Racing foi o pole na conturbada sessão classificatória, seguido de Maximilian Gotz da Winward Racing – ambos com o Mercedes-AMG GT3 Evo. O terceiro foi Nick Cassidy, da AlphaTauri AF Corse com uma Ferrari 488 GT3 Evo e o quarto foi o brasileiro Felipe Fraga da Red Bull AF Corse também com uma Ferrari 488 igual a de Cassidy. Contudo, Gotz foi punido e perdeu algumas posições por penalizações no grid o que promoveu Fraga à terceira colocação. 

Sheldon van der Linde – líder do campeonato – da Schubert Motorsport largou em sexto com sua BMW M4 GT3, David Schumacher – que tem ido bem em circunstâncias de pista molhada e feito algumas boas classificações – foi o nono. René Rast, da ABT, ficou em décimo com seu Audi R8 LMS GT3 Evo e Mirko Bortolotti da Grasser Racing Team ficou em vigésimo terceiro. 

Já na corrida as coisas ficaram ainda mais bagunçadas por conta da chuva que ainda caía no Red Bull Ring. A largada foi em fila indiana e sem incidentes. Maro conseguiu manter a ponta por tempo considerável, mas os pneus de pista molhada estavam perdendo rendimento à medida em que a pista secava. Deixou para trocar os pneus quando estava mais próximo ao fim da corrida e conseguiu levar a terceira colocação após travar boas disputas com Philpp Engel – que chegou em quinto e Arjun Maini – que chegou em quarto. Stolz conseguiu também administrar os seus pneus para retardar a sua parada e colocar pneus de pista seca. A estratégia deu certo e conseguiu chegar em segundo lugar colocando um bom ritmo no final da prova.

Mas realmente quem foi o grande destaque na pista foi o austríaco Thomas Preining da KUS Team Bernhard com seu Porsche 911 GT3 R. Thomas soube administrar muito bem os seus pneus de pista molhada durante boa parte da prova e deixar para o final da corrida a parada obrigatória de troca de pneus. Com isso, quando viu que a pista estava secando, sua equipe o chamou para o box e trocou para pneus de pista seca. Com a vantagem dos pneus e a pista secando, Thomas conseguiu manter um bom ritmo de corrida para poder levar a sua segunda vitória no DTM com direito a uma comemoração especial por ser uma vitória no país da equipe e piloto que são da Áustria.

Disputa pelo campeonato 

Em função da corrida maluca de hoje, o campeonato ficou um pouco mais embolado faltando a rodada dupla da Alemanha em Hockenheim que vai acontecer entre os dias 7 a 9 de outubro. 

Sheldon van der Linde, líder do campeonato, até se classificou bem. Contudo, na primeira volta de corrida rodou sua BMW M4 GT3 e caiu para a décima sexta posição. Ele até conseguiu recuperar algumas posições, mas chegou apenas em décimo primeiro. René Rast também teve um dia difícil depois de se classificar em décimo, ter problemas durante a corrida, rodar quando estava na quinta colocação e voltar em décimo. O alemão marcou apenas um ponto. 

Lucas Auer se classificou em décimo quarto e chegou em sexto marcando a melhor volta da prova. Mirko também foi outro que teve um dia difícil largando bem atrás dos ponteiros e que chegou em oitavo na corrida. Preining entrou a disputa do título depois da vitória fabulosa na corrida deste domingo. 

Os seis primeiros do campeonato com chances reais de título ainda são e com 56 pontos ainda em jogo: Sheldon van der Linde com 130 pontos, Lucas Auer com 119, René Rast com 118, Thomas Preining com 116, Mirko Bortolotti com 114 e Luca Stolz com 102. 

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.