Entre em contato conosco

F3

Só deu O’Sullivan na Hungria

Publicado:

em

O'Sullivan

O piloto britânico Zak O’Sullivan conquistou sua primeira pole na FIA F3 em 2023 ao final de uma sessão complicada, que começou com a pista úmida e logo passou a condições secas nas etapas finais.

O membro da Williams Driver Academy aproveitou ao máximo o pico de desempenho de seus pneus na primeira volta rápida, alcançando um resultado excelente que se soma às três vitórias obtidas até agora.

Dino Beganovic conquistou o segundo lugar, mostrando uma incrível recuperação após uma difícil classificação em Silverstone. O sueco da Ferrari Driver Academy confirmou o potencial que demonstrou no Reino Unido.

O estoniano Paul Aron terminou em sexto lugar. O piloto júnior da Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team também demonstrou um ritmo rápido, mas teve sua primeira volta excluída e, com o desgaste dos pneus na segunda volta cronometrada, teve que se contentar com uma largada na terceira fila para a corrida principal de domingo, embora ele se beneficie da inversão dos dez primeiros lugares no grid na Corrida 1.

TREINO LIVRE

Zak O’Sullivan foi o piloto a bater na sessão de treinos livres de abertura em Budapeste. O piloto da Prema Racing marcou 1:32.701 para assumir a liderança durante a primeira metade da sessão. Mari Boya começou o fim de semana em segundo, três décimos atrás do piloto britânico e Paul Aron garantiu o terceiro tempo. 

Em sua estreia no circuito húngaro, Max Esterson aproveitou todas as oportunidades para conhecer a pista. Definindo o primeiro tempo 1:35.804, o piloto de Rodin Carlin foi rapidamente derrotado pelo companheiro de equipe Oliver Gray por seis décimos.

Luke Browning, assumiu a liderança com 1: 33,726, colocando 0,792s à frente de Nikola Tsolov. Nikita Bedrin, da Jenzer Motorsport, juntou-se a Browning em 1:33s.

Dino Beganovic assumiu a ponta com 1:33.186, que foi imediatamente derrotado por O’Sullivan com 1:32.702, e Aron se juntou a seus companheiros entre os três primeiros restando 20 minutos para o final.

Durante o treino, Gabriele Minì recebeu uma bandeira de advertência por conta dos track limits.

Faltando 6 minutos para o final, Rafael Villagómez trouxe a Bandeira Vermelha. O piloto da Van Amersfoort Racing rodou e bateu entre as curvas 11 e 12.

Como resultado, a sessão não foi retomada, deixando O’Sullivan com o primeiro tempo. Boya terminou a sessão em segundo, enquanto Aron conseguiu fazer uma última tentativa antes da Red Flag para subir para terceiro, rebaixando Martí para quarto. Beganovic terminou em quinto na frente de Villagómez, Oliver Goethe, Grégoire Saucy, Franco Colapinto e Browning.

O'Sullivan

CLASSIFICAÇÃO

Zak O’Sullivan conquistou sua segunda pole position na Fórmula 3 e garantiu a primeira pole position dele e da equipe italiana na temporada de 2023.

Fornaroli marcou 1: 50,354 à frente do companheiro de equipe Gabriel Bortoleto com a pista molhada. Uma bandeira amarela localizada no setor 1 surgiu quando Esterson rodou e parou.

Bortoleto buscava marcar sua melhor volta, mas em duas tentativas acabou falhando quando passou dos limites da linha branca.

Com uma linha seca começando a surgir alguns pilotos optaram por apostar nos pneus slicks. Caio Collet foi quase cinco segundos mais rápido que Fornaroli.

A Bandeira Vermelha interrompeu a sessão aos 22 minutos. Oliver Gray bateu nas barreiras da curva 3, mas conseguiu levar o carro de volta aos boxes.

Goethe se tornou o piloto da ponta quando marcou 1: 37.440 o colocou dois décimos à frente de Nikola Tsolov, da ART Grand Prix, traxendo Aron em terceiro após o reinicio do treino.

Uma investigação surgiu para Boya, por conta dos mecânicos estarem encostados no carro na pista de rolagem dentro dos box, quando precisou ser empurrado. Collet teve sua volta deletada por exceder os limites da pista.

Faltando 10 minutos, Martí assumiu a ponta marcando 1:34.144 seguido por O’Sullivan com 1:34.150 e Bortoleto com 1:34.340.

O’Sullivan foi o mais rápido em todos os três setores para estabelecer um 1: 31.091 com quatro minutos para o fim, enquanto Beganovic saltava para o segundo lugar à frente de Fornaroli. Franco Colapinto colocou a MP Motorsport entre os quatro primeiros, à frente de Oliver Goethe, que terminou a sessão em quinto. Paul Aron garantiu que todos os três carros da Prema Racing entre os seis primeiros, à frente de Tsolov em sétimo e Jonny Edgar da MP Motorsport em oitavo.

O'Sullivan

O QUE ELES DISSERAM:

“Pole aqui na Hungria, sessão realmente boa. Já éramos os mais rápidos nos treinos livres e o ritmo tem sido realmente forte durante todo o fim de semana. Foi uma sessão bem complicada. Começou molhada com pneus de pista seca e depois secou o suficiente para a última tentativa. Parece que o pneu médio neste fim de semana se desgasta bastante rápido, então realmente a primeira volta rápida foi a que contou e felizmente foi boa o suficiente.” – O’Sullivan

“Estou realmente feliz com o P2 na classificação em Budapeste. É muito bom vir de um fim de semana difícil e conquistar o segundo lugar na classificação. Depois de Silverstone, tínhamos expectativas altas, e estou contente que conseguimos um bom desempenho na classificação, mesmo em condições difíceis. Estávamos fortes e estou realmente satisfeito com o carro, então agradeço muito à equipe, e é ótimo compartilhar a primeira fila com o Zak. É bom ver as coisas melhorando para ele. O P2 é uma posição sólida para o domingo; é uma longa distância até a curva 1 e também é uma corrida longa. Vamos também tentar maximizar os pontos amanhã na corrida curta.” – Beganovic

Foto: Prema racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.