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F2

Sargeant conquista sua primeira vitória em 2022

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Sargeant

Logan Sargeant escreveu seu nome no livro de história da Fórmula 2 com uma vitória incrível controlando o ritmo e recusando-se a perder a calma, apesar de sofrer pressão de Théo Pourchaire, obtendo sua primeira vitória na segunda divisão, ele também se tornou o primeiro piloto americano a subir no degrau mais alto do pódio na história do campeonato.

Pourchaire voltou a lutar pelo título com o segundo lugar, com Liam Lawson dando a Carlin outro motivo para comemorar, garantindo um pódio duplo para a equipe em casa. Felipe Drugovich levou a melhor sobre Frederik Vesti na última volta para o quarto lugar. Enquanto isso, Jüri Vips fez a estratégia alternativa funcionar para terminar em sexto, à frente de Jehan Daruvala.

Marcus Armstrong subiu do 11º para o oitavo lugar para garantir dois pontos para o Hitech Grand Prix. Jack Doohan e Jake Hughes deixaram sua parada tarde para conquistar os pontos finais, já que o piloto da Van Amersfoort Racing terminou seu fim de semana em casa em 10º

A Prema Racing encerrou o fim de semana de Silverstone com outra corrida complicada no Campeonato FIA de Fórmula 2. Alinhando-se para a corrida 2 no local britânico, Dennis Hauger se envolveu em um assustador acidente aéreo que o viu pousar em outro carro em alta velocidade. O norueguês, assim como o outro piloto envolvido, saiu ileso, mas teve que desistir, terminando o fim de semana com zero pontos.

Largando de décimo, Jehan Daruvala fez uma corrida positiva com um longo stint com pneus nobres no início e pulando duas posições ao passar para as opções. Enquanto pelo menos o indiano garantiu pontos, a equipe agora tentará analisar o que deu errado no Reino Unido antes da próxima corrida no Red Bull Ring no próximo fim de semana.

A corrida

O primeiro americano na pole da história da Fórmula 2, Sargeant fez uma largada perfeita quando as cinco luzes vermelhas se apagaram, no entanto, seu companheiro da primeira fila, Vesti, não teve tanta sorte sendo engolido pelo pelotão. Enquanto isso, seu colega de equipe na ART, Pourchaire, estaria comemorando sua largada dentro do cockpit, mergulhando pelo meio para pular de quarto para segundo na largada.

Houve mudanças no top 10, com Lawson subindo para terceiro a partir do quinto lugar, com o colega de equipe júnior da Red Bull, Iwasa, subindo para quarto depois de largar em sexto. Drugovich perdeu terreno e caiu para quinto, enquanto Armstrong entrou na zona de pontuação em P9. O ímpeto deles foi repentinamente interrompido na segunda volta, quando o contato entre Dennis Hauger e Roy Nissany acionou o Safety Car.

Saindo largo da chicane Club, Nissany voltou à pista e na frente do PREMA. Voltando para a pista, o piloto da DAMS tocou Hauger, lançando o piloto norueguês sobre as zebras e por cima de seu carro. Quatro voltas atrás do Safety Car e coube a Sargeant liderar o pelotão na relargada, enquanto se distanciava de Pourchaire. Com o carro mais rápido na pista, o americano tentou abrir uma vantagem antes de sua parada nos boxes. No pelotão de trás, Novalak estava determinado. Na sexta volta, o piloto da MP Motorsport havia ganho impressionantes sete posições e ultrapassou Daruvala para P10, que logo se viu caindo para trás de Verschoor.

Não havia tempo a perder para Vesti, Fittipaldi, Armstrong, Novalak e Bölükbasi, que entraram nos boxes assim que a janela de troca de pneus foi aberta, com a Charouz executando a parada dupla na perfeição. Isso levou a maioria dos líderes a correr para os boxes, com Lawson e Iwasa ambos entrando uma volta depois para trocar seus pneus macios de parede vermelha pelo composto duro. Infelizmente para o piloto da DAMS, um problema com o pneu traseiro esquerdo o fez cair para trás de Armstrong e Fittipaldi – enquanto o neozelandês enganou seu rival brasileiro para conquistar a P13.

A volta rápida do líder do campeonato, Drugovich, permitiu que ele voltasse rapidamente para os boxes e logo estava na traseira do ART de Pourchaire na volta 13, enquanto Sargeant continuava a marcar voltas rápidas para começar a se aproximar de Williams para a P6 na pista. O piloto da Trident ainda não tinha parado enquanto duelava com Sato pela P5 e, apesar de um erro do piloto da Virtuosi Racing, o australiano não conseguiu passar. Observando suas próprias paradas nos boxes na frente, os corredores com estratégia alternativa, Vips e Daruvala, se aproximavam cada vez mais um do outro. O PREMA marcou sua melhor volta pessoal para ficar na traseira do Hitech, que imediatamente parou na volta 23 para pneus macios, enquanto Daruvala assumiu a liderança.

Indo aos boxes uma volta depois, ele conseguiu sair à frente de Vips, mas a estratégia de undercut favoreceu o piloto estoniano. O calor extra em seus pneus permitiu que ele ultrapassasse facilmente por fora e subisse para o nono lugar. Suas paradas promoveram Doohan e Hughes para as duas primeiras posições momentaneamente, enquanto a dupla rapidamente fez suas paradas obrigatórias faltando cinco voltas. À medida que a corrida chegava ao fim, o tempo era essencial para concretizar as ultrapassagens. Vips superou seu colega de equipe da Hitech, Armstrong, para sexto lugar, que logo perdeu para um Daruvala reenergizado. Os dois capitalizaram rapidamente em seus pneus mais novos para formar um trem de cinco carros pela última vaga no pódio na penúltima volta, enquanto Lawson tentava manter Vesti e Drugovich à distância. À beira de sua vitória inaugural, o trabalho de Sargeant ainda não havia terminado na penúltima volta.

Pourchaire estava respirando em seu pescoço, já que o ART havia se aproximado da janela DRS de um segundo. Tendo sido avisado anteriormente na corrida sobre o gerenciamento de pneus, Sargeant respondeu habilmente à pressão e usou o desempenho que havia guardado para se afastar firmemente das garras do francês e garantir uma vitória emocionante. Os melhores esforços de Pourchaire não foram suficientes para garantir a vitória, mas a pontuação de 18 pontos será uma boa adição à sua contagem. Lawson se segurou para garantir o terceiro lugar para a Carlin, à frente de Drugovich, que roubou a quarta posição de Vesti em Stowe nos últimos segundos da corrida. Vips terminou em sexto, à frente de Daruvala e Armstrong. O vencedor da corrida sprint, Doohan, foi nono, enquanto Hughes fechou os pontuadores em 10 º.

 

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