Entre em contato conosco

F2

Doohan conquista a vitória em Silverstone sob pista molhada

Publicado:

em

Doohan, Iwasa e Fittipaldi

Jack Doohan, da Virtuosi Racing, estava inspirado para a corrida de sábado no circuito de Silverstone. Com a pista ainda molhada, o australiano fez progressos rápidos para assumir a liderança. Ayumu Iwasa foi outro que administrou bem as condições ao subir de sexto no grid para desafiar Doohan com uma carga no final da corrida. Ele ficou a um segundo do vencedor.

A Prema Racing enfrentou um dia extremamente desafiador, largando de primeiro e décimo terceiro respectivamente, Jehan Daruvala e Dennis Hauger tiveram que lidar com uma falta geral de ritmo. O indiano acabou perdendo posições e terminou em oitavo. O norueguês teve que lidar com problemas semelhantes e terminou em décimo quinto.

Enzo Fittipaldi conquistou o segundo pódio da temporada na Fórmula 2, à frente de Théo Pourchaire e do líder do campeonato Felipe Drugovich, que largou em oitavo. Boschung desistiu de competir neste final de semana após sentir dores durante os treinos.

A corrida

Depois de duas voltas de formação atrás do Safety Car, que deu aos pilotos uma visão das condições de pista, Jehan Daruvala liderou confortavelmente quando a corrida começou. Como a maioria dos pilotos optou por largar de forma segura, Jake Hughes foi o único a capitalizar e ganhar uma posição. 

Frederik Vesti e Drugovich entraram em combate na segunda volta e os dois ficaram lado a lado no Village, batendo pneus no The Loop na reta de Wellington. Em Brooklands, Vesti mergulhou para dentro e conquistou o oitavo lugar do piloto da MP Motorsport.

Enquanto a pista continuava secando, os pilotos reclamavam do superaquecimento dos pneus de chuva, Doohan estava encontrando um ritmo. Ele ultrapassou Jüri Vips na volta cinco, mergulhando por dentro e conquistando a posição. Daruvala já vinha reclamando de granulação nos pneus traseiros e Fittipaldi aproveitou ao máximo e conseguiu a ultrapassagem. O piloto indiano claramente estava perdendo rendimento e na sequencia foi ultrapassado por Doohan.

Ayumu Iwasa aproveitava todas as oportunidades e ultrapassou Vips, assumindo o quinto lugar. Na sequencia ele passou em Daruvala na chicane do Vale no final da volta. Outro que ia subindo na tabela era Vesti que fez uma bela ultrapassagem sobre Pourchaire. 

Mais uma vez, Doohan acelerou, desta vez tirando a ponta de Fittipaldi na volta sete. Enquanto isso, Liam Lawson estava lutando muito depois de sofrer danos na asa dianteira em disputa com Vesti e Pourchaire . Ele foi ultrapassado por ambos os companheiros de equipe do ART Grand Prix junto com Drugovich caindo para o nono lugar.

Iwasa alcançou Fittipaldi na volta oito e forçou o piloto do Charouz Racing System a entrar na defensiva, mas o piloto japonês acabou ultrapassando o brasileiro. Enquanto isso Hughes despencava na tabela. Vips recebeu uma punição de 5s durante a prova, e na sequencia foi ultrapassado por Vesti.

Pourchaire estava de olho em Daruvala pelo quarto lugar e mergulhou para dentro em Stowe na volta nove. O piloto do Prema segurou por fora, mas na sequencia o piloto francês conseguiu fazer a ultrapassagem, mas a manobra entrou sob investigação, pois o piloto francês teria jogado para fora o indiano, mas nenhuma punição foi colocada.

Marino Sato havia acabado de ultrapassar Olli Caldwell pela décima quinta posição. mas sua alegria durou pouco. Meia volta depois, o piloto da Virtuosi Racing foi forçado a entrar no box; Enquanto isso Felipe Drugovich ultrapassava Vips e na sequencia Vesti.

Logan Sargeant, subiu para o oitavo lugar e chegou aos pontos com uma jogada corajosa na volta 13. Marcus Armstrong pressionou Hauger alcançando o décimo lugar. Uma derrapagem na Curva 3 permitiu que Armstrong concluísse a ultrapassagem. Verschoor agravou seus problemas para terminar em 11º antes do final da volta.

Drugovich continuou sua escalada pelo pelotão, ultrapassando Daruvala e assumindo a quinta posição.  Iwasa foi o homem mais rápido na pista nas últimas voltas e estava se aproximando rapidamente de Doohan. Entrando na última volta, a diferença era de 1,8s. O piloto japonês estava forçando, ficando de lado na saída da curva várias vezes, mas não conseguiu fechar a lacuna a tempo. Doohan conquistou a vitória por apenas 0,9s na linha de chegada sobre Iwasa, tendo liderado por quatro segundos no estágio intermediário. Fittipaldi segurou Pourchaire para conquistar seu segundo pódio da temporada, enquanto Drugovich terminou quatro segundos atrás de seu rival mais próximo no campeonato em P5. Vesti e Sargeant seguiram em sexto e sétimo, enquanto a decepcionante corrida de Daruvala terminou com o oitavo lugar depois de largar na pole. Armstrong e Verschoor completaram o top 10.

 

O que eles disseram: 

“Acabei de ganhar minha primeira corrida de Fórmula 2, então estou absolutamente feliz! Dia difícil ontem, mas nos mantivemos calmos e positivos. As condições eram complicadas, mas foi fundamental nessas primeiras voltas mantê-la suave e calma porque sabíamos que a pista iria secar, haveria muita evolução na pista e, felizmente, conseguimos. Eu tinha um ótimo carro embaixo de mim, muito obrigado aos meninos Virtuosi. Ayumu fez uma grande investida no final, mas felizmente conseguimos acertar e consegui a vitória. Mas é apenas uma Sprint Race, então todos os olhos para amanhã”. – Doohan

“Fiz uma largada decente, mas lutei no início com as traseiras e com a aderência geral. Obviamente não é o ideal, pois estávamos segundos atrás dos tempos de volta dos líderes. É definitivamente algo para se olhar amanhã, espero que esteja totalmente seco ou molhado. Temos que descobrir o que está acontecendo e forçar novamente amanhã. – Hauger

“No geral, uma corrida difícil, partindo da pole e terminando em 8º. Dei o meu melhor, mas não fomos os melhores em termos de ritmo. Lutamos praticamente durante toda a corrida. Parecia muito, muito longo e foi muito difícil. Amanhã é um novo dia e espero que começando em P10 possamos seguir em frente e ter bons resultados. – Daruvala

Classificação da corrida

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.