Entre em contato conosco

IMSA

RELATÓRIO PÓS-CORRIDA DO ROLEX 24 EM DAYTONA DE 2024 NA CLASSE GTP

Publicado:

em

WRT

A Wayne Taylor Racing with Andretti (WTRAndretti) estreou como uma equipe de fábrica de dois carros com o No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 e o No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06 e subiu ao pódio após uma árdua batalha de 24 horas.

O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024 começou a temporada com o clássico do automobilismo: o Rolex 24 em Daytona. A Wayne Taylor Racing with Andretti (WTRAndretti) estreou como uma equipe de fábrica de dois carros com o No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 e o No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06.

Em sua estreia como a segunda entrada para a WTRAndretti, o No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06 lutou bravamente ao longo das 24 horas de evento. Como veterano no assento de piloto GTP do No. 40, Louis Delétraz enfrentou o início dos turnos após se classificar em quinto no grid. Com várias bandeiras amarelas nas primeiras horas, a estratégia rapidamente se tornou muito importante. Cerca de duas horas em seu turno, Delétraz e a equipe No. 40 conseguiram assumir a liderança da corrida por meio de paradas nos boxes e chamadas estratégicas. Passando o controle para Colton Herta, o piloto da INDYCAR tinha o objetivo de tentar permanecer dentro da faixa dos líderes GTP o melhor possível. Durante o turno de Herta, a equipe teve que fazer uma parada nos boxes não programada que enviou o No. 40 para o final do pelotão GTP e voltas atrás, mas com um longo período de bandeira amarela logo permitiu que a equipe recuperasse suas voltas. Trocando de lugar com Herta, Jordan Taylor entrou no No. 40 para suas primeiras voltas no Rolex de volta a um carro protótipo. Conforme as bandeiras amarelas continuavam a acontecer, a estratégia permanecia fundamental, e Taylor manteve o No. 40 dentro do alcance dos cinco principais concorrentes da classe GTP. Após o turno de Taylor, o campeão de Fórmula 1 Jenson Button assumiu o volante do No. 40 pela primeira vez ao volante do Acura ARX-06 GTP em seu primeiro Rolex 24 em Daytona.

Evitando qualquer problema, a equipe No. 40 DEX Imaging entrou nas horas cruciais do evento de 24 horas: o turno noturno. Enquanto Delétraz cruzava a noite, a equipe teve que levar o carro de volta ao box para verificar um problema depois que Delétraz parou abruptamente na pista. Felizmente, a equipe da WTRAndretti conseguiu trabalhar rapidamente para resolver o problema e enviar Delétraz de volta à pista apenas uma volta atrás dos líderes. Com a sorte de algumas bandeiras amarelas ao longo das primeiras horas da manhã, a equipe No. 40 estava prestes a voltar para a volta dos líderes. Herta novamente assumiu o controle de Delétraz e, de repente, o No. 40 DEX Imaging parecia ganhar vida, chegando a ocupar o segundo lugar durante essas primeiras horas da manhã. Continuando a se manter entre os seis primeiros da classe GTP, Jordan Taylor, Herta e Delétraz trocaram de posição no controle do No. 40 à medida que o relógio avançava. Para a última parte da corrida “sprint” do Rolex 24 em Daytona de 2024, Delétraz manteve-se firme ao volante com os líderes GTP à vista para acabar terminando em terceiro no pódio.

Ricky Taylor partiu da sexta posição no No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06, onde rapidamente manobrou para a primeira posição após uma parada estratégica nos boxes e uma série de bandeiras amarelas nas primeiras duas horas da corrida. O No. 10 Konica Minolta Acura continuou a encontrar seu ritmo com Brendon Hartley ao volante conforme o sol se punha antes de passar para Filipe Albuquerque por volta de seis horas no evento. O piloto português correu consistentemente forte em terceiro lugar antes de um infeliz problema mecânico fazer o carro parar na pista. Enquanto a equipe WTRAndretti trabalhava o mais rápido possível para resolver o problema nos boxes, o No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 estava com muitas voltas atrás para lutar pela vitória e passou o resto da corrida tentando ganhar pontos para o Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024 terminando na nona posição.

Após o Rolex 24 em Daytona, a WTRAndretti segue para outro evento de resistência longa, as 12 Horas de Sebring em 16 de março de 2024. Os pilotos em tempo integral Ricky Taylor e Filipe Albuquerque serão novamente acompanhados por Brendon Hartley no No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 e Jordan Taylor e Louis Delétraz terão Colton Herta de volta ao cockpit do No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06 para 12 horas de corrida intensa no

Sebring International Raceway.

Wayne Taylor, Principal da Equipe, WTRAndretti: “Este foi um evento extremamente difícil de participar. Não sei se contei a alguém o quanto estava preocupado porque em uma nova equipe de dois carros e novos mecânicos, novos engenheiros e novos pilotos e depois tudo o que aconteceu. Mudaram nosso carro para o final de semana da corrida. Sabíamos que não tínhamos um carro que pudesse competir com os Cadillacs, BMWs ou Porsches. Dissemos que se executássemos corretamente e os pilotos fizessem um bom trabalho e não cometessem erros, talvez pudéssemos conseguir um pódio. E então tivemos um almoço realmente ruim com o carro nº 10 e, infelizmente, tiveram que desistir. Conseguir colocar o carro nº 40 no pódio é uma grande coisa. Então, estamos realmente felizes. Obrigado a todos os nossos parceiros por continuarem nos apoiando, Konica Minolta, DEX Imaging, Acura, HRC, Harrison Contracting e Gainbridge. Estou realmente ansioso para mudar o foco para Sebring.”

No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06

Ricky Taylor: “Foi um dia longo, dois dias longos, uma semana longa. Acho que a WTRAndretti cresceu muito como equipe, não apenas em termos de pessoas, mas em experiências e relacionamentos. Todos puderam trabalhar juntos pela primeira vez com um programa de dois carros. Embora o No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 tenha tido um dia ruim, foi bom ver o carro nº 40 salvar um pódio e estar na briga na última relargada. Foi um dia realmente positivo para a Acura, e a HRC US ficou ótima, toda a rebranding foi incrível. Do lado do carro nº 10, parece que normalmente começamos a temporada em alta e nos defendemos pelo resto da temporada, mas este ano estamos começando de forma um pouco mais difícil e podemos tentar nos recuperar. Espero que isso funcione para nós no campeonato – essa é uma maneira positiva de olhar para isso.”

Filipe Albuquerque: “Que corrida difícil para todos nós na WTRAndretti. Não estava destinado ao No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06. Em um momento, tivemos algumas esperanças e pensamos que talvez pudéssemos lutar e, justamente quando começamos a acreditar, foi como tirar o tapete de debaixo de nós porque tivemos um problema elétrico. Nunca tivemos esse problema no passado. Mas novamente, precisamos ficar felizes com o carro nº 40. Isso é o bom de ter dois carros, porque ainda podemos tentar e provar que somos uma equipe fantástica. Ainda estamos colocando carros no pódio, ano após ano – é impressionante. Então, parabéns ao carro nº 40 que acabou de entrar na equipe, estou feliz por eles. Para o carro nº 10, precisaremos seguir para Sebring e veremos o que acontece.”

Brendon Hartley: “Embora tenha sido decepcionante não terminar, a equipe WTRAndretti mostrou uma luta incrível. Todos estavam lutando para cada segundo para colocar o No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06 de volta na pista depois que tivemos o problema. Eu realmente gostei de trabalhar novamente com a equipe WTRAndretti. Foi um esforço de equipe completo para colocar o No. 40 no pódio e mesmo que eu não estivesse no carro, me senti parte deste primeiro fim de semana de sucesso para a WTRAndretti como um esforço de dois carros. Foi uma atmosfera tão agradável com todos os membros da equipe e pilotos, eu realmente gostei das últimas semanas.”

Marcus Ericsson: “Em primeiro lugar, parabéns aos caras e garotas do No. 40 DEX Imaging Acura. Foi ótimo conseguir um pódio. É sucesso em uma corrida difícil como essa e estou realmente feliz por eles. Para nós no No. 10 Konica Minolta Acura ARX-06, tivemos uma corrida realmente boa, estávamos melhorando cada vez mais até o nosso problema. Estávamos na briga com certeza, então toda a equipe WTRAndretti junto com a HRC e a Acura fizeram um trabalho tremendo preparando ambos os carros e executando. É azarado o que aconteceu, mas ainda é uma experiência incrível e para mim poder entrar e fazer muitas voltas e muitas corridas, é um tipo de corrida muito diferente para mim, vale muito. Eu me diverti muito e espero estar de volta no futuro.”

No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06

Louis Delétraz: “Acho que devemos ficar muito felizes com o resultado como equipe. Estes últimos dez dias não foram fáceis. A Acura, a HRC e toda a equipe WTRAndretti têm trabalhado de maneira incrível. Nós aproveitamos ao máximo a situação. O No. 31 e o No. 7 eram obviamente mais rápidos do que nós. Nós nunca desistimos. Perdemos algumas voltas e sempre voltamos e lutamos até o último minuto. É ótimo. Sou muito grato pelo trabalho duro de todos, e é ó

timo começar um campeonato com pontos fortes. Estamos mirando uma vitória geral no final do ano e esperamos algumas vitórias ao longo do caminho para a equipe No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06.”

Jordan Taylor: “Se você nos dissesse que estávamos no pódio no início do Roar ou mesmo no início desta semana, ficaríamos extremamente felizes. Então, podemos sair daqui felizes com um bom dia de pontos, mas obviamente você quer sair do Rolex com um novo relógio. Superamos muita adversidade durante a semana com uma falta geral de ritmo, mas toda a equipe WTRAndretti fez um trabalho incrível e os pilotos executaram na corrida, sem erros reais, a estratégia foi perfeita, e os caras do No. 40 DEX Imaging construíram um Acura perfeito para nós. Tivemos um pequeno problema técnico no meio da noite, mas perdemos apenas uma volta e conseguimos recuperar rapidamente para permanecer na briga durante toda a corrida. Podemos ficar bastante felizes com isso quando olharmos para o campeonato inteiro quando estivermos em Petit Le Mans e dizer que tivemos um bom dia de pontos quando contou.”

Colton Herta: “É um ótimo começo para o ano. É uma oportunidade incrível para mim poder vir a esta corrida e pilotar um carro de corrida incrível. Estou muito grato e muito feliz por ter tido a oportunidade de fazer isso. A WTRAndretti e a equipe No. 40 DEX Imaging Acura ARX-06 fizeram um trabalho incrível preparando o carro e a estratégia de corrida. Definitivamente, superamos nossos limites e conseguimos um pódio. Estou feliz com este fim de semana.”

Jenson Button: “Uau, isso foi uma experiência! Já fiz algumas corridas de resistência antes, mas nada como isso. Quando há 60 carros na pista e a inclinação, é como um jogo de nervos a 320 km/h. Muita diversão e me sinto privilegiado por fazer isso com esses caras na Wayne Taylor Racing com Andretti. Todos fizeram um trabalho incrível. Eu sou uma parte tão pequena disso. Foi uma ótima experiência e parabéns a toda a equipe. Não tínhamos o ritmo para vencer aqui, mas com a WTRAndretti, você sempre sabe que eles vão tirar o máximo proveito do carro. E eles fizeram exatamente isso neste fim de semana. Parabéns a toda a organização da Wayne Taylor Racing com Andretti.”

SOBRE A WTRANDRETTI

A Andretti Global e a Wayne Taylor Racing anunciaram uma nova parceria de longo prazo em 2023 que combina os recursos das duas equipes de alto calibre para competir nas principais classes da IMSA. Em 2024, a Wayne Taylor Racing with Andretti (WTRAndretti) expandiu-se para um programa de dois carros GTP, bem como compete na classe GTD. Vindo de seu esforço campeão de 2023, a WTRAndretti continua seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos competindo na série Lamborghini Super Trofeo North America com um grupo completo.

A empresa global de automobilismo da WTRAndretti acumula dois campeonatos de pilotos IMSA (2013 e 2017) e campeonatos consecutivos de IMSA Michelin Endurance Cup (2020, 2021), que contribuíram para nove campeonatos de fabricantes da IMSA para Acura, Pontiac, Corvette e Cadillac. Em sua breve história de 17 anos, a WTRAndretti acumulou múltiplas vitórias nos eventos mais icônicos do automobilismo: Rolex 24 em Daytona, Doze Horas de Sebring, Petit Le Mans, Mid-Ohio, Road America e Seis Horas de The Glen. Com suas vitórias consecutivas na classe PRO (2022, 2023), a WTR também tem dez títulos de campeonatos da Lamborghini Super Trofeo da América do Norte e um título da Lamborghini World Finals.

A Andretti Global, uma organização campeã de campeonatos de automobilismo, compete em categorias adicionais de corrida em todo o mundo, incluindo a NTT INDYCAR SERIES, ABB FIA Formula E World Championship, Extreme E, Supercars australianas e o Campeonato SuperCopa do México. Além disso, a empresa de automobilismo se compromete com o desenvolvimento de pilotos por meio da competição INDY NXT da Firestone e com o apoio às carreiras de corrida de Sebastian e Oliver Wheldon.

Via assessoria de comunicação WRT Andretti

Foto: WRT 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.