Entre em contato conosco

Fórmula 1

Principais profissionais jurídicos da FIA deixam a organização

Publicado:

em

As polêmicas na pré-temporada da Fórmula 1 continuam. Desta vez, é a FIA que perdeu dois executivos de alto escalão no departamento jurídico. Ambos fortemente vinculados com a F1. Contudo, não é a primeira baixa, a federação vem enfrentando um êxodo de funcionários durante a atual administração.

Pierre Ketterer está na FIA de 2010, e era diretor de governança e regulamentação. Agora ele deixa o cargo e vai assumir uma posição no Comitê Olímpico Internacional nos próximos meses. Ketterer era um principais profissionais jurídicos da federação, representando-a em casos disciplinares tanto na F1 quanto em outros aspectos do automobilismo, além de temas externos.

Da mesma forma, ele liderou as negociações da FIA para o Pacto de Concorde atual, que vai até 2026, e foi fundamental no desenvolvimento do código de conduta COVID-19 que permitiu a retomada da Fórmula 1 em 2020.

Ao site Motorsport, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse que a ausência de Pierre Ketterer será muito sentida por todos.

“Ele foi uma figura proeminente e respeitada em nossa organização. Gostaria de agradecê-lo por sua contribuição inestimável e profissionalismo inabalável. Estou confiante de que, com a equipe que Pierre montou, os assuntos de governança e regulamentação da FIA estão em boas mãos”, comentou Sulayem.

“Passei 14 anos na FIA e queria buscar novos desafios em outra organização esportiva. Realmente queria continuar no mundo do esporte”, disse Ketterer ao Motorsport.

Por outro lado, Edward Floydd era o principal conselheiro jurídico civil e comercial da FIA, e também atuou no Pacto de Concorde.

Outras baixas

Assim como Ketterer e Floydd, outros funcionários de alto e baixo escalão ligadas à F1 também deixaram a federação nos últimos meses, por razões diversas Por exemplo, o ex-diretor técnico Tim Goss, que recentemente foi nomeado pela Red Bull Racing como seu futuro diretor técnico principal.

Apesar das baixas, um porta-voz afirmou que a FIA criou 10 novos departamentos e passou por uma forte reestruturação nos últimos 12 meses.

“Enquanto alguns indivíduos estão partindo para outras oportunidades, também recebemos novas adições, como três novas contratações para a equipe de gerenciamento nos últimos meses, nomeadamente o diretor jurídico principal, o diretor comercial principal e o diretor sênior de sustentabilidade e EDI [igualdade, diversidade e inclusão]. Também adicionamos numerosos funcionários a papéis-chave em esporte e mobilidade”, revelou.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.