WEC
Pole de Kubica coloca Ferrari na frente e mantém pressão no campeonato em Austin
Polonês brilha em classificação marcada por chuva intermitente no Circuit of The Americas e garante ponto precioso na disputa do título do WEC
O Circuit of The Americas (COTA) foi palco de uma classificação repleta de drama e mudanças de cenário para a sexta rodada da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Em condições traiçoeiras, o polonês Robert Kubica levou a Ferrari privada da AF Corse nº83 à pole position para as 6 Horas de Lone Star Le Mans, conquistando um resultado estratégico para a briga pelo título.
A sessão começou sob piso úmido, após uma chuva fina que transformou a aderência em um quebra-cabeça para equipes e pilotos. Estratégias diferentes marcaram o Q1, com os Cadillacs e o Toyota nº7 arriscando a troca de slicks para pneus de chuva intermediária. Inicialmente, a tática parecia perfeita, sobretudo quando Alex Lynn, vencedor da etapa anterior em São Paulo, apareceu no topo da tabela. Porém, a diminuição da intensidade da chuva inverteu a situação e deixou os rivais em desvantagem.
Na decisiva Hyperpole de dez minutos, Kubica mostrou frieza e experiência para extrair o máximo do Ferrari 499P, repetindo o bom desempenho que já havia garantido a vitória em Le Mans 2024, ao lado de Yifei Ye e Phil Hanson. O polonês superou por menos de um décimo o também ferrarista Antonio Giovinazzi, que cometeu um erro crucial em sua volta final e ficou com o segundo lugar.
“Foi uma das sessões mais difíceis da minha carreira. A pista mudava a cada curva e não havia margem para erro”, comentou Kubica. “Conseguir essa pole não é apenas especial, mas também garante um ponto extra importante no campeonato. Agora precisamos transformar isso em resultado na corrida.”
A primeira fila vermelha só não foi ainda mais celebrada por conta de um revés da Peugeot. Jean-Éric Vergne chegou a colocar o 9X8 nº93 em terceiro, mas a equipe perdeu todos os tempos porque a luz de chuva traseira não estava acionada quando a pista foi declarada molhada. A penalidade relegou o carro francês ao fim do pelotão de 18 Hypercars.
Com isso, Kévin Estre herdou o terceiro lugar com o Porsche Penske nº6, seguido pela Ferrari nº50 de Nicklas Nielsen. O argentino Nicolás Varrone foi destaque ao colocar o Porsche Proton Competition em quinto, resultado expressivo para uma estrutura independente.
O top 10 foi completado por Charles Milesi (Alpine nº35), Ryō Hirakawa (Toyota nº8), Dries Vanthoor (BMW nº15), Alex Riberas (Aston Martin Valkyrie nº009, em seu melhor desempenho até agora) e Julien Andlauer (Porsche nº5).
Com a Ferrari no controle da primeira fila e rivais diretos tentando se recuperar, a expectativa é de uma corrida estratégica e intensa sob o calor texano.
Confira a classificação aqui
