Entre em contato conosco

Automobilismo

Pirelli confirma pneus para etapas de Mônaco e Barcelona da F1

Publicado:

em

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, anunciou os compostos escolhidos para os Grandes Prêmios de Mônaco (28/05) e da Espanha (04/06).

Para a corrida em Monte Carlos, sétima etapa do campeonato mundial, os três pneus escolhidos são da gama mais macia: C3, C4 e C5. Isso porque o asfalto do principado não é tão abrasivo e as voltas não são tão rápidas. É uma pista que exige mais da aderência aerodinâmica e tem altos níveis de downforce.

Já para o a oitava etapa, a ser disputada em Barcelona, a Pirelli optou por compostos mais duros, C1, C2 e C3. Embora esta seja a mesma seleção do ano passado, na realidade, o C1 de 2023 é um novo composto que fez uma estreia bem-sucedida no Bahrein (com o composto mais duro disponível deste ano sendo o C0).

 Para este ano o Circuito da Catalunha regressa ao seu antigo traçado, com a remoção da chicane final e uma consequente redução do comprimento total da volta para 4.657 metros. Essa alteração torna o setor final muito menos severo para os pneus em termos de tração, mas os coloca sob maior estresse lateral durante as duas curvas rápidas finais (que agora são conhecidas como curvas 14 e 15), depois de já terem ficado sob carga pesada no início da volta, em locais como as curvas 3 e 9. A temperatura do asfalto será um fator importante em termos de degradação, já que no ano passado a pista atingiu 50 graus celsius, apesar da corrida ter sido realizada algumas semanas antes.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.