Entre em contato conosco

IMSA

Pipo Derani conquista pole em Long Beach

Publicado:

em

Pipo Derani

O brasileiro conquista sua terceira pole consecutiva na temporada de 2024 em Long Beach.

A sequência de poles continua para Pipo Derani. O piloto brasileiro de 30 anos, bicampeão e atual campeão da classe principal de protótipos no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, conquistou sua primeira pole position na categoria Grand Touring Prototype (GTP) nas ruas de Long Beach, antes da corrida Acura Grand Prix de 100 minutos deste sábado.

Essa foi a terceira pole consecutiva de Derani e a 12ª de sua carreira no IMSA, após também ter conquistado a pole nas duas primeiras corridas de 2024 – o Rolex 24 At Daytona e as Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac.

Derani marcou sua volta rápida de pole em 1 minuto e 11.388 segundos (99.243 mph) em sua sexta volta, pilotando o Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing nº 31. Ele teve sorte de ter marcado a volta quando o fez, pois, ao tentar melhorar seu tempo no final da sessão de 15 minutos, bateu seu carro na barreira de pneus da Curva 9. Derani conseguiu reverter e retornar aos boxes para evitar perder sua bandeira de pole por causar uma interrupção de bandeira vermelha, cobrindo o dano no painel dianteiro esquerdo com um sinal da Motul Pole Award.

“Eu marquei a volta cedo e foi suficiente”, disse Derani, que divide o carro com Jack Aitken. “Na última volta, pedi à equipe para não falar pelo rádio. Eu cheguei um pouco mais rápido. Pensei em tentar abrir uma folga extra, se necessário. Comecei a acelerar mais. Bloqueei e fui para as barreiras. Tive que sair rapidamente das barreiras e tive que me lembrar como fazer isso. Eu sabia como era importante largar na pole aqui. Podemos trocar o bico. Uma corrida aqui é tão importante para começar na pole.”

Nick Yelloly ficou apenas 0,009 segundos atrás da pole, no nº 25 BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8. O inglês e seu companheiro Connor De Phillippi largarão em segundo, mesma posição em que terminaram esta corrida no ano passado.

Sebastien Bourdais da Cadillac Racing quase tirou Derani da pole, apesar de não ter ido à pista até faltarem cinco minutos devido a um problema elétrico no Cadillac V-Series.R preparado pela Chip Ganassi Racing. Limitado a duas voltas rápidas, Bourdais desviou-se do tráfego mais lento da GTP duas vezes, mas conseguiu apenas o terceiro melhor tempo em sua última volta, a apenas 0,023 segundos da pole.

“Eu acho que estávamos no caminho certo, apenas tivemos um defeito no híbrido e não conseguimos ligar o carro”, disse Bourdais. “Os caras conseguiram encontrar uma posição padrão que desabilitou algo e conseguiram nos fazer funcionar. Fui atrapalhado em duas dessas três voltas que tivemos, e especialmente na volta rápida. É uma pena, mas ao mesmo tempo é um sentimento misto… Começar em P3 é muito melhor do que não marcar uma volta e começar em P10.”

Os carros da Porsche Penske Motorsport Porsche 963 alinham em quarto e quinto, com Mathieu Jaminet e Nick Tandy em quarto no nº 6 Porsche 963 e Dane Cameron e Felipe Nasr em quinto no nº 7 Porsche 963.

Jordan Taylor colocou o nº 40 Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06 em sexto, o melhor dos dois Acuras, a pouco mais de três décimos de segundo da pole. Taylor divide o carro com o estreante em Long Beach, Louis Deletraz.

GTD 

A equipe Vasser Sullivan e a Lexus dominaram a classificação da classe GTD no Grande Prêmio Acura de Long Beach, com Parker Thompson e Frankie Montecalvo conquistando a primeira e segunda posições no grid.

Thompson, no Lexus RC F GT3 nº 89, superou seu companheiro de equipe Montecalvo (nº 12) para conquistar a pole position. A dupla normalmente compete junta no carro nº 12, mas para a rodada de 100 minutos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em Long Beach, a Vasser Sullivan reconfigurou sua equipe para se adequar ao formato de classe única.

A pole de Thompson foi sua segunda da temporada, após o Rolex 24 At Daytona, e também estabeleceu um novo recorde da pista para a classe GTD. Ele creditou o engenheiro Geoff Fickling por facilitar sua transição para o carro nº 89, que normalmente corre na classe GTD PRO.

Montecalvo ficou a apenas 0,262 segundos de Thompson, completando a dobradinha para a Lexus. A corrida de sábado promete ser emocionante, com os dois pilotos competindo entre si por pontos no campeonato.

A dobradinha da Lexus também é uma celebração do legado da marca nos Estados Unidos. O número 89 foi escolhido para homenagear o primeiro ano da Lexus no mercado americano.

Albert Costa Balboa qualificou em terceiro no Ferrari 296 GT3 da Conquest Racing nº 34, enquanto Roman De Angelis completou a segunda fila no Aston Martin Vantage GT3 Evo nº 27 Heart of Racing.

Resultado da classificação aqui

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.