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O’ Sullivan ganha com dois brasileiros no pódio

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O'Sullivan

Zak O’Sullivan conquistou sua terceira vitória da temporada em Spielberg, após assumir a liderança na 15ª volta e depois se defendeu pelo restante da corrida. Partindo da primeira fila, Dino Beganovic conseguiu assumir a liderança na sétima volta, mas logo começou a sofrer com uma alta degradação dos pneus. O sueco caiu algumas posições e eventualmente terminou em quinto lugar.

Vindo de sua primeira vitória na Corrida Sprint ontem, o estoniano Paul Aron também estava na disputa pela vitória, embora um contato e danos na asa dianteira o forçassem a ir aos boxes. A partir desse ponto, ele teve que lutar no final do pelotão, onde terminou em 26º lugar. Gabriel Bortoleto, da Trident, conquistou pontos cruciais para o campeonato com o segundo lugar, ampliando sua liderança para 36 pontos, enquanto Caio Collet, da Van Amersfoort Racing, obteve seu segundo terceiro lugar consecutivo.

A CORRIDA

Antes da largada, Garcia encarou problemas no carro e estava nos boxes. Grégoire Saucy manteve a ponta, enquanto Bortoleto se defendia de Paul Aron para manter o terceiro lugar. Outro brasileiro na prova, Caio Collet não teve uma largada muito boa e caiu para o oitavo lugar. Mais atrás, Gabriele Minì teve um leve contato com Luke Browning na Curva 4, e foi jogado para a brita causando a entrada do primeiro e único Safety Car na pista.

O recomeço veio na volta 5 e as disputas voltaram com tudo. Saucy abriu uma pequena vantagem para Beganovic. Edgar travou em uma batalha com Montoya e na volta seguinte com Moya. Collet travou uma batalha com Frederick, mas o piloto da ART Grand Prix, não conseguiu fazer a ultrapassagem. Saucy, ele não conseguiu se distanciar o suficiente e os cinco primeiros colocados estavam separados por menos de dois segundos e acabou ultrapassado por Beganovic na vilta 7. Na sequencia o piloto suíço encontrou o líder do campeonato sedento para ultrapassar.

Goethe acabou despencando na tabela na volta 9, parando em vigésimo segundo, enquanto isso na ponta da corrida Aron travava uma batalha com O´Sullivan, seu companheiro de equipe na Prema. O estoniano, conseguiu se livrar da disputa e partiu para cima de Bortoleto na volta 10, conseguindo fazer a ultrapassagem e subindo para terceiro. Beganovic, outro piloto da equipe italiana iniciou uma batalha com Saucy na mesma volta.

Na volta seguinte Aron, Saucy e Bortoleto, entraram em uma disputa com direito a toque entre o piloto da Prema e da ART Grand Prix, o que levou o brasileiro a assumir o segundo lugar e Saucy acabar com um furo no pneu e tendo que retornar ao box e o piloto da Prema caindo para quinto.

Beganovic, que estava na ponta, encontrou com Bortoleto disposto a assumir o posto, e assim faz. Aron, continuou perdendo posições e na décima terceira volta, foi ultrapassado por Frederick e Montoya, parando em nono.

O´Sullivan, queria a vitória, desta forma partiu  para cima de Beganovic e assumiu o segundo lugar na décima quarta volta, abrindo assim a artilharia em coma de Bortoleto, que acabou ultrapassado na volta seguinte. Franco Colapinto se envolveu na briga pelo pódio ao ultrapassar Beganovic por fora na Curva 7, mesmo após passar com duas rodas pela brita antes da curva.

Na volta 16, vimos Mansell perdendo posições e na volta seguinte Boya ultrapassando Frederick que estava com a asa dianteira quebrada, após um toque na disputa por posições o que levou o piloto da MP Motorsport para os box, com um pneu furado.

As primeiras posições da corrida estavam com disputas frenéticas, e o primeiro colocado ao sexto, estavam virando todos no mesmo ritmo. Collet e Montoya passaram por Beganovic, na sequencia o piloto colombiano ultrapassou o brasileiro. Bortoleto erra ao tentar uma ultrapassagem sobre O’Sullivan e Colapinto se toca com Montoya, deixando assim o caminho ao ultimo lugar no pódio aberta para Collet. Fornaroli, que largou de ultimo alcançou o décimo segundo lugar. 

O QUE ELES DISSERAM: 

“Vitória incrível. Eu realmente não esperava, mas o ritmo foi muito bom durante toda a corrida e, de modo geral, a degradação dos pneus estava alta. Consegui chegar à liderança e depois foi apenas uma luta para permanecer na frente, tentando quebrar a zona do DRS a cada volta. Neste ano, temos um composto de pneus um pouco diferente e é a primeira vez que o usamos em uma pista adequada, exceto por Mônaco. Muito da estratégia foi sentir qual eixo do carro estava sofrendo mais desgaste e, mesmo com o ar sujo dos outros carros, tentar compensar isso. Agradeço à PREMA, o carro estava ótimo e foi um fim de semana muito positivo.” – O´Sullivan 

“Estou muito contente com o fim de semana. Nosso carro estava rápido desde o treino livre, porém, os concorrentes também estavam muito competitivos e, com isso, construímos nosso resultado em cima dos detalhes. Na corrida de ontem tínhamos um problema de ajuste o que me impediu de ganhar mais posições. Contudo, na corrida de hoje, com a pista seca, fiz o meu melhor e lutei pela vitória até a última volta. Porém, não poderia colocar em risco a minha classificação no Campeonato e, com isso, deixamos Red Bull Ring com uma diferença de 36 pontos para o segundo colocado, 12 a mais do que chegamos aqui. Dessa forma, só tenho a agradecer a toda a minha equipe, patrocinadores e seguimos, mais vivos do que nunca, na briga por este título” – Bortoleto 

“Foi uma corrida realmente difícil. Acho que lutei durante todas as 26 voltas, incluindo a largada, onde tive um problema na Curva 1 e acabei ativando o modo de segurança, perdendo muitas posições na reta, então tive que trabalhar duro para voltar ao pelotão da frente. Nas últimas voltas, os cinco primeiros estavam lutando bastante e foi difícil gerenciar os pneus. Portanto, estou muito feliz por termos conseguido lidar com tudo bem, e a equipe fez um ótimo trabalho com o carro hoje. Tive um ótimo carro para lutar pelo pelotão e terminar no pódio, então estou realmente feliz com isso, e vamos continuar lutando.” – Collet

PUNIÇÕES PÓS CORRIDA

Sophia Floersch foi desclassificada, pois ocorreu uma  violação às Regulações Técnicas após uma inspeção pós corrida. Os Comissários constataram que as placas laterais da asa dianteira estavam abaixo dos 70mm prescritos acima do plano de referência. Como resultado, a piloto alemã foi desclassificada da classificação final.

Sebastián Montoya, também recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos. O piloto colombiano foi considerado responsável por uma colisão com Franco Colapinto. Como resultado, Montoya cai da 10ª para a 20ª posição na classificação final. Sua penalidade e a desclassificação de Floersch movem Josep María Martí, da Campos Racing, para a nona posição, e Leonardo Fornaroli, da Trident, para a décima posição como último pontuador.

Além disso, Hunter Yeany recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos depois que o piloto foi considerado ter retornado à pista de maneira insegura após a Curva 3 na 26ª volta. 

 

Foto: Prema Racing

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