Entre em contato conosco

F2

O que esperar da Fórmula 2 em 2023

Publicado:

em

Fórmula 2 : Enzo Fittipaldi (Dutch Photo Agency /RF1)

Finalmente a Fórmula 2 está de volta. Depois de uma temporada coroando o brasileiro Felipe Drugovich a categoria chega para seus novos desafios. Este ano, o Campeonato FIA de Fórmula 2 visitará treze países diferentes, com destaque para a Itália com as já clássicas etapas de Imola e Monza, nove estreantes estão loucos para mostrar seus talentos.

Muitos pilotos correrão com novas cores nesta temporada, com apenas quatro dos 12 rostos familiares permanecendo com a mesma equipe com a qual correram em 2022. Jack Doohan e Ayumu Iwasa retornam para a segunda temporada com a Virtuosi Racing e DAMS, respectivamente. Enquanto isso, Théo Pourchaire disputa uma terceira temporada com o ART Grand Prix e Ralph Boschung continua suaa parceria com a Campos Racing.

A Trident Motorsport enfrenta a temporada com uma nova formação, composta por Clément Novalak e Roman Staněk. Para o piloto francês, este é um retorno à família Trident Motorsport, com a qual havia disputado o Campeonato FIA de Fórmula 3 em 2021, terminando a temporada em terceiro lugar com quatro pódios a seu favor. O jovem de 22 anos natural de Avignon fez sua estreia no Campeonato de Fórmula 2 da FIA em 2022, terminando em décimo quarto lugar com um pódio em Zandvoort. Para Roman Staněk, será a estreia absoluta no campeonato de Fórmula 2 da FIA. O piloto de 19 anos da República Tcheca está de volta do quinto lugar no Campeonato FIA de Fórmula 3 de 2022, disputado sob as cores da Trident Motorsport. O piloto tcheco há muito tempo luta pelo título da terceira série. Staněk destacou-se no último campeonato graças a uma vitória, quatro pódios, uma pole position e duas melhores voltas.

Este fim de semana marca o primeiro uso de Combustíveis Sustentáveis Avançados em um fim de semana de corrida de Fórmula 2, com o Campeonato sendo pioneiro no uso de 55% de combustível sustentável em colaboração com o Parceiro Global de Fórmula 1 Aramco. Nos próximos quatro anos, a Fórmula 2 aumentará gradualmente os elementos sustentáveis ano a ano antes de introduzir um combustível 100% sustentável para a temporada de 2027.

Juan Manuel Correa faz seu tão esperado retorno em tempo integral à F2 em 2023, tornando-se o único que subiu da Fórmula 3 que não é um novato. O piloto americano junta-se à Van Amersfoort Racing depois de disputar a Fórmula 2 pela primeira vez em 2019.

Uma nova equipe  estreia na Fórmula 2 este ano, com a PHM Racing by Charouz pronta para disputar sua primeira temporada na segunda divisão. A equipe alemã, vinda de Berlim, foi fundada em 2021 por Paul H. Müller. No ano passado, a equipe participou do campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos, do alemão ADAC F4 e do italiano ACI F4. Em 2023, eles enfrentarão a Fórmula 2 pela primeira vez, combinando experiência com jovens em sua formação de pilotos, contratando o piloto veterano Roy Nissany e o novato Brad Benavides.

Pontos interessantes

  • Apesar de uma média de idade de apenas 21 anos, o grid compartilha um total de 597 corridas.
  • Ralph Boschung é o piloto com mais experiência na segunda divisão, detendo o recorde de mais largadas com 95.
  • Sete pilotos já venceram na Fórmula 2, Théo Pourchaire (5), Jehan Daruvala (4), Jack Doohan (3), Richard Verschoor (2), Dennis Hauger (2), Ayumu Iwasa (2) e Frederik Vesti ( 1).
  • Mais da metade do grid já subiu ao pódio da Fórmula 2, com doze pilotos conquistando 65 pódios.
  • Quatro pilotos já conquistaram pole position na segunda divisão: Doohan tem três poles em seu nome, Iwasa tem duas e Pourchaire e Frederik Vesti têm uma cada.
  • Há dois campeões da Fórmula 3 no grid deste ano, o atual campeão Victor Martins e o vencedor de 2021, Dennis Hauger.
  • Apenas uma equipe, a Hitech Pulse-Eight, optou por uma formação completa de novatos em 2022, com Jak Crawford e Isack Hadjar se formando na Fórmula 3.
  • Incríveis 16 nacionalidades estão representadas na formação de pilotos deste ano. Duas novas nacionalidades, Bajan e Tcheca, elevam o número total de nacionalidades representadas na era moderna da F2 para 34.

O que os pilotos falaram: 

“Correr no Circuito Internacional do Bahrein é muito bom. É a primeira corrida da temporada, por isso estamos sempre ansiosos para vir e correr aqui. Também tem um clima muito quente, o que é bom no inverno, e é uma boa pista com muitas oportunidades de ultrapassagem.

Há um pouco de tudo, curvas lentas, curvas de alta velocidade. Eu realmente gosto da seção da pista da curva 5 até as curvas 6 e 7, que é de alta velocidade e descidas. Não dá para ver a saída da curva 7 que é muito difícil e em um carro de F2 é incrível.” – Théo Pourchaire

“Começo a minha segunda temporada na Fórmula 2 bastante confiante. A Carlin fez um ótimo trabalho na pré-temporada e me deu um carro capaz de andar bem em diversos tipos de situação de treinos e corrida. Estamos nos entendendo cada vez melhor, o que é importante para trabalharmos bem durante este longo ano”, -Enzo Fittipaldi

 

Foto: Dutch Photo Agency 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.