Entre em contato conosco

IMSA

Novos Carros GT3 Miram Sebring Após Sobreviverem ao Teste das 24 Horas de Daytona

Publicado:

em

Aston Martin, Ford e Chevrolet Encontraram Motivos para Otimismo na Abertura da Temporada

Cada um dos 59 carros que largaram nas 24 Horas de Daytona no Daytona International Speedway parecia reluzente e novo antes da desafiadora primeira rodada do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024. Mas alguns eram “mais novos” do que outros.

Nas classes Grand Touring que utilizam máquinas construídas segundo regulamentos internacionais GT3 – Grand Touring Daytona (GTD) e GTD PRO – o Ford Mustang GT3 é um design totalmente novo, e as 24 Horas de Daytona também marcaram a estreia mundial do Chevrolet Corvette Z06 GT3.R – a versão de produção do carro de corrida Corvette C8.R que competiu nas classes profissionais do WeatherTech Championship desde 2020. Por fim, a Aston Martin estreou silenciosamente um kit de atualização Evo para o Vantage GT3 em Daytona, várias semanas antes da versão de produção do novo Vantage ser revelada.

Em termos de resultado principal, a Aston Martin se saiu melhor entre os estreantes de 2024 em Daytona. O Vantage GT3 Evo da Heart of Racing Team, compartilhado por Ross Gunn, Alex Riberas e Mario Farnbacher, se classificou em 11º e terminou em quarto na classe GTD PRO. Na GTD, a entrada No. 27 da Heart of Racing mostrou promessa ao liderar 29 voltas no início da corrida antes de terminar em 22º, com o No. 44 da Magnus Racing uma posição atrás em 23º.

“Definitivamente, uma corrida difícil para a equipe No. 23, e, no geral, um esforço extraordinário de todos”, disse Riberas. “Não tínhamos o ritmo para estar no top 10 hoje, mas conseguimos terminar em quarto de alguma forma. Isso mostra o espírito de luta desta equipe e de toda a organização, e espero que possamos dar um passo à frente em Sebring com uma corrida mais competitiva.”

Dos estreantes, o Mustang GT3 recebeu mais publicidade pré-corrida como parte da campanha anual da Ford Performance para introduzir a versão Dark Horse do icônico carro de pônei em múltiplas formas de corrida ao redor do mundo. A Multimatic Motorsports, responsável pela engenharia e desenvolvimento do Mustang GT3, está alinhando os Nºs. 64 e 65 da Ford com suporte de fábrica na classe GTD PRO em 2024. Além disso, o Nº 55 do Proton Competition Mustang GT3 está programado para a temporada completa na GTD.

Christopher Mies, Harry Tincknell e Mike Rockenfeller avançaram do 13º para o sexto lugar no carro GTD PRO No. 64 da Ford Multimatic Motorsports, liderando 46 voltas no processo. O No. 65 da equipe, com os pilotos Joey Hand, Dirk Mueller e Frederic Vervisch, se classificou e terminou em nono na classe.

“Estávamos liderando a corrida em algumas ocasiões no início, o que torna decepcionante não lutar pela vitória e pelo pódio aqui”, disse Mies. “No final, simplesmente não tínhamos velocidade. Isso nos dá esperança e algumas lições para aprender para Sebring. Acredito que estaremos muito melhores em termos de velocidade e tempos de volta consistentes. O carro foi bom e não houve problemas técnicos, o que é notável quando você traz um carro novo para uma corrida tão difícil quanto essa.”

Hand, um piloto de fábrica da Ford há muito tempo, que cuidou da maioria do trabalho de desenvolvimento no Mustang GT3, elogiou o esforço em levar dois dos três Mustang GT3s na corrida até o final. A entrada No. 55 do Proton na GTD foi eliminada quando foi atingida por trás por um concorrente enquanto estava em quarto na classe.

“Este foi um teste muito bom para o Mustang GT3, embora obviamente não tenha terminado como esperávamos”, disse Hand. “É a primeira vez que corremos com o carro por 24 horas; coisas acontecem e você aprende com isso. A equipe trabalhou muito duro aqui. Todos fizeram seu trabalho e foram duas semanas incríveis para começar esse programa.

“Este é apenas o começo de um programa longo”, acrescentou. “Começar em Daytona com a presença recorde de público, muitos fãs do Mustang aqui, Bill Ford e sua família aqui, Edsel Ford e muitos outros executivos da Ford, foi realmente legal e inspirador.”

Introduzida em 2020, a plataforma C8 de motor central do icônico Chevrolet Corvette provou seu sucesso na competição IMSA, conquistando os campeonatos consecutivos de GT Le Mans (GTLM) em 2020 e ’21, e vencendo corridas e terminando em terceiro no campeonato de fabricantes em GTD PRO nos últimos dois anos.

O Corvette Z06 GT3.R leva as lições aprendidas pela equipe de fábrica Corvette Racing para criar um produto mais amigável para equipes clientes em GTD e GTD PRO. Em Daytona, o esforço GTD PRO da Pratt Miller Motorsports, parceira de longa data da Corvette, terminou em quinto e oitavo na classe, com os carros No. 3 e No. 4 combinando para liderar 156 voltas.

As 24 Horas de Daytona também contaram com um par de Corvettes da classe GTD, com a AWA preparando as entradas No. 13 e No. 17. Nenhum desses carros conseguiu terminar, abandonando com problemas de direção hidráulica e elétrica.

O Nº 3 liderou 118 voltas nas mãos de Antonio Garcia, Alexander Sims e Daniel Juncadella, mas foi atrasado no último quarto da corrida por um tanque de óleo rachado.

“Aprendemos muito que podemos usar para impulsionar o Z06 GT3.R para frente”, afirmou Garcia, cujas ligações com o programa de corrida Corvette datam de 2009. “Vamos usar todas essas lições para melhorar para a próxima corrida em Sebring. É um evento clássico para nós e definitivamente tentaremos a vitória lá.”

A atividade para as 12 Horas de Sebring Presented by Cadillac começa no Sebring

International Raceway na quinta-feira, com a 72ª edição da clássica corrida de resistência pronta para largar às 9h40 ET no sábado, 16 de março. A corrida será transmitida em todas as plataformas da NBC Sports, com cobertura de streaming do início ao fim no Peacock e a USA Network se juntando às 16h.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.