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Automobilismo

Mercedes volta ao preto com W14

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Nesta quarta-feira, a Mercedes foi a penúltima equipe a apresentar o carro de 2023. De pois de voltar ao prata no ano passado, a equipe alemã decidiu pela cor preta para o W14. O preto foi a cor da equipe em 2020 e 21. A opção pela cor preta foi estratégica para contribuir com a redução do peso do carro, com boa parte do carro sendo apenas em carbono, e a pintura ficando apenas na parte superior.

“Quando você olha para a história de como as Flechas de Prata surgiram – a Mercedes era branca e quando foram para a pista o carro estava pesado, um pouco como nós no ano passado – então eles rasparam a tinta e acabou ficando com o alumínio exposto e com o peso certo. Nós realmente tentamos tirar o peso do carro e ganhamos ao tirar a tinta e ficando com o carbono exposto, é a história se repetindo. Só que nesse caso o material é moderno, carbono, e não alumínio, e é preto”, contou o chefe da equipe, Toto Wolff.

“Além disso, sabemos que fizemos o carro preto dois anos atrás…o fator principal era apoiar a diversidade e igualdade, causas próximas ao nosso coração. A cor preta virou parte do nosso DNA a essa altura, e estamos felizes em retornar a ela”, concluiu.

Imagem: Divulgação/ Mercedes

George Russell e Lewis Hamilton estiveram presentes no evento e gostaram do estilo do W14.

“Esteticamente parece ótimo. É agressivo, audacioso e se sobressai”, apontou Russell.

“Ver a evolução do carro e as mudanças que foram feitas é fascinante. Redesenhamos, otimizamos e inovamos muitas partes do carro e isso é impressionante. Eu amei a nova pintura. Ela diz ‘estamos focados’”, comentou Hamilton.

O W14 manteve várias das características do carro anterior, o W13, mas os sidepods não se fundem mais com a tampa do motor, agora são separados por um canhão de resfriamento alto que carrega o ar expelido dos radiadores e sai pela parte traseira, de cada lado do escapamento.

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Imagem: Divulgação/Mercedes

“No ano passado, houve momentos em que nos questionamos se havíamos cometido um grande erro, se precisamos mudar o que estamos fazendo fundamentalmente? Mas você sabe que se rasgar tudo e começar de novo, vai começar mais para trás do que onde está. É melhor pegar o carro que você tem e construir sobre ele. Apesar de termos tido muitos problemas com o carro no ano passado, também havia muitas coisas boas no carro, havia coisas que ele fazia bem. Você tem que ter cuidado para não jogar essas coisas fora começando de novo”, revelou o diretor técnico, Mike Elliot.

“Nós o analisamos de um lado para o outro e, como você pode ver, os sidepods ainda são muito diferentes de qualquer outro carro. Acreditamos que esta não é uma parte relativa ao desempenho. Estamos olhando tudo. Esta é a primeira interação dos sidepods e depois de algumas corridas eles provavelmente mudarão um pouco. Mas, como diz o Mike, se você mudar um conceito, pode acabar dando três passos para trás para dar dois para frente. Adoro o fato de termos nos mantido ousados ​​e continuado a seguir o que a ciência diz para nós”, disse Wolff.

A equipe optou por trazer uma evolução da aerodinâmica já existente, que levou também à mudanças no assoalho. Na parte mecânica mudanças significativas foram feitas, com a mais importante sendo uma suspensão traseira completamente nova, com o objetivo de dar maior amplitude para tentar evitar o salto do carro.

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Imagem: Divulgação/Mercedes

Todo o esforço feito pela Mercedes é com o objetivo de voltar a lutar por vitórias e por campeonatos.

“Correr na frente requer resiliência, trabalho em equipe e determinação. Enfrentamos todos os desafios, colocamos a equipe em primeiro lugar e não deixaremos pedra sobre pedra na busca por cada milissegundo. Este ano, vamos com tudo para voltar à frente. A organização inteira estava se esforçando no ano passado. Quando percebemos que o carro não estava onde queríamos, mobilizamos todas as reservas que tínhamos. Isso nunca parou durante toda a temporada”, ressaltou Toto.

“Faço parte desta equipe há mais de uma década e os esforços de todos nunca param de me surpreender. Acho inspirador o quão diligente e apaixonadamente cada pessoa aborda seu trabalho”, pontuou Lewis.

“Fiquei incrivelmente impressionado com a forma como a equipe desenvolveu o carro ao longo da última temporada. Progredimos ao longo de 2022 e estamos ansiosos para ver como isso evoluiu durante o inverno. Há muita expectativa para ver se o W14 corresponde às nossas expectativas. Estou animado e, embora haja muita conversa neste momento da temporada, agora precisamos ver como nos comportamos quando o carro vai para a pista”, detalhou George.

Imagem: Steve Etherington via Mercedes

Hamilton e Russell vão para a segunda temporada juntos na Mercedes, mas agora a Mercedes vai contar com Mick Schumacher como piloto reserva, enquanto Nyck de Vries vai estrear como piloto titular na AlphaTauri.

“Sempre me senti muito próximo da Mercedes. Estou muito feliz por fazer parte da equipe e sei o quanto meu papel será importante para ajudar no desenvolvimento do W14. Estou empenhado em dar tudo de mim para contribuir com o nosso desempenho neste ambiente competitivo”, disse Schumacher.

Depois do evento de lançamento, George Russell ficou responsável pelas primeiras voltas do W14 na pista de Silverstone. Mas o shakedown completo com os dois pilotos completando os 100km alocados para o dia de filmagens acontece amanhã (16), também em Silverstone.

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Russell completa as primeiras voltas com o W14 – Imagem: Steve Etherington via Mercedes

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