Entre em contato conosco

Automobilismo

Mazda vence as 6 Horas de Watkins Glen; Felipe Fraga fatura a vitória na classe LMP3

Publicado:

em

A dupla da Mazda formada por Harry Tincknell e Oliver Jarvis agora ocupa a segunda posição da tabela, somando 1701 pontos

A Mazda finalmente conquista a primeira vitória da temporada, dessa vez nas 6 Horas de Watkins Glen. Os brasileiros Felipe Fraga e Augusto Farfus vão ao pódio!

Depois de começar em sétimo lugar (por conta de mudança de motor), a Mazda vence pela primeira vez em 2021. Em uma corrida com muitas mudanças de posições e estratégias diferentes, a montadora japonesa levou a prova nos minutos finais, com Harry Tincknell tendo de segurar o Acura da Meyer Shank Racing. Com uma FCY (full course yellow) quando restavam 63 minutos para a bandeira quadriculada, a Mazda resolveu não ir aos boxes, e dessa forma assumiu a liderança da prova para ganharem de forma espetacular.

A Meyer Shank Racing finalizou em segundo, apenas 0,965s atrás do Mazda #55. Em terceiro ficaram os pilotos que largaram da pole position, são eles: Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi. Eles perderam a liderança da prova ainda na primeira volta para o Acura rival da MSR. Na quarta posição ficaram os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr junto de Mike Conway, tendo sido punidos com um drive-through por excesso de velocidade nos boxes. A Ally Cadillac Racing completou o top-5 com os pilotos da IndyCar Series, Jimmie Johnson e Simon Pagenaud ao lado do japonês Kamui Kobayashi.

As últimas duas posições da classe DPi ficaram com a Chip Ganassi e JDC-Miller MotorSports respectivamente. O carro da Chip Ganassi se manteve no top-3 durante boa parte da prova, mas na última volta Kevin Magnussen rodou e atolou o carro. A JDC esteve no top-4 por um tempo, mas acabaram finalizando na última posição e uma volta atrás dos líderes.

Pela LMP2, apenas três carros terminaram a corrida. A vitória ficou com a equipe Win Autosport depois de partirem da pole. Em segundo, finalizou o carro da PR1 Mathiasen Motorsports, o único na mesma volta do líder e apenas um segundo atrás. E o último carro da classe a concluir a prova foi o da United Autosports, uma volta atrás dos líderes. Os outros dois carros da classe abandonaram, sendo eles da Tower Motorsport e a Era Motorsport.

Imagem: Win Autosport (Reprodução – Instagram)

Na última classe de protótipos, a LMP3, o brasileiro Felipe Fraga, (que até então tem 100% de aproveitamento neste ano no IMSA) e seus companheiros conquistaram mais uma vitória nesta temporada. Depois de largar em sexto, a Riley Motorsports #74 recuperou-se e ganhou com 1s de vantagem. A Core Autosport e o outro carro da Riley, o #91, finalizaram o pódio – estando uma volta atrás. O carro da United Autosports USA rodou sozinho e acabou encontrando o muro após dividir curvas com os DPi. A Andretti Autosport finalizou em quarto, tendo Marco Andretti como um de seus pilotos.

Imagem: IMSA (Reprodução – Twitter)

Na principal classe dos GT’s, a Corvette ganhou novamente. Não tão dominante como em Daytona, a montadora norte-americana foi ao topo do pódio de novo, mas desta vez de uma maneira um pouco apertada. Faltando 30 minutos, a BMW #24 com John Edwards aproveitou uma disputa dos dois Corvettes e subiu para o segundo lugar. O Corvette #3 pilotado por Antonio Garcia naquele momento, abriu vantagem até que se viu atrapalhado por carros de múltiplas classes. E aí, o BMW #24 esteve mais perto do que nunca da vitória, já que durante boa parte da prova não tiveram perto de conseguir tal façanha. O #24 da BMW também foi pilotado pelo brasileiro Augusto Farfus, que não pôde fazer muito durante a prova. O top-4 foi completado pelo BMW #25 e o Corvette #4. O inscrito na GTLM, o carro da Porsche viu a prova acabar cedo, já que, sofreram com o fogo no carro. É mais uma corrida encerrado antes do esperado por eles, sendo em Daytona e Watkins Glen.

Imagem: Corvette (Reprodução – Twitter)

E a última classe, mas não menos importante, a GTD: Turner Motorsport vence com um BMW M6 GT3. Eles conseguiram a vitória com uma parada no momento ideal, terminando 5,747 segundos à frente da Paul Miller Racing com um Lamborghini Huracan GT3. Para finalizar o pódio, os vencedores da etapa passada, a Heart Of Racing Team no Aston Martin Vantage GT3.

Os representantes da Vasser Sullivan que largaram da pole-position dominaram boa parte da corrida junto aos Porsche’s da Wright Motorsports, mas terminaram apenas em sexto e em oitavo respectivamente.

Imagem: IMSA (Reprodução – Twitter)

Texto de Davih Meyer

Compartilhe esta publicação