Automobilismo
Max Verstappen é absoluto e vence Grande Prêmio da Estíria
O domingo no Red Bull Ring foi um passeio em casa para Max Verstappen. Logo nas primeiras voltas o holandês abriu uma vantagem sobre Lewis Hamilton (Mercedes), que não foi uma ameaça para a liderança de Verstappen em nenhum momento da corrida.
“Desde a largada eu senti que o acerto do carro era bom. Temos que acertar de novo na semana que vem e estou ansioso para isso. Estou confiante que podemos fazer um bom trabalho novamente”, contou Verstappen.
Apesar de não vencer e passar a corrida toda longe de uma possibilidade de passar Verstappen, a Mercedes comemorou o pódio duplo, com Hamilton em segundo e Bottas em terceiro.
“Foi uma corrida um pouco solitária. Eu estava tentando acompanhar aqueles caras [Red Bull], mas eles fizeram grandes melhorias nas últimas corridas. Conseguimos bons pontos como equipe hoje e temos que seguir lutando”, disse o heptacampeão.
“De onde eu larguei, acho que P3 era o máximo para hoje. Estou feliz por poder me defender contra o Pérez. É bom que podemos fazer tudo de novo em uma semana”, avaliou Bottas.
Na largada Verstappen e Hamilton mantiveram na primeira e segunda posição, respectivamente, enquanto Norris e Pérez disputavam a terceira posição. Ao final da primeira volta Norris se manteve em terceiro, com Pérez muito próximo, em quarto.
Enquanto isso, no pelotão do meio Charles Leclerc tentava ultrapassar Pierre Gasly, mas errou e quebrou a asa dianteira e acabou com a corrida do francês, que no toque ficou com um pneu traseiro esquerdo furado e fora da corrida.
Já Daniel Ricciardo que largou em 13º ganhou duas posições em ultrapassagens e uma terceira posição quando Leclerc foi para o box para trocar a asa. George Russell também se beneficiou da parada do piloto monegasco, indo de nono para oitavo, tendo largado em décimo.
Pérez seguia caçando Norris até que na volta 10 o mexicano conseguiu a ultrapassagem e a terceira posição. Enquanto isso Verstappen seguia ampliando a vantagem sobre Hamilton, que neste momento da prova já era de quase três segundos. Norris logo perdeu a quarta posição para Bottas.
A McLaren de Daniel Ricciardo começou a perder potência e o australiano perdeu posições. O problema foi corrigido e o piloto teve que começar a escalar o pelotão novamente.
O primeiro carro a parar foi a Williams de Russell que adiantou a parada e parou na volta 27 para injetar ar comprimido e tentar solucionar um problema hidráulico, mas na volta 39 o britânico abandonou a corrida depois de a equipe detectar um problema na unidade de potência.
Entre os quatro primeiros, Pérez parou na volta 27 e trocou os pneus macios pelos duros, mas a parada foi lenta. Bottas fez a troca de pneus na volta seguinte e saiu do pit-lane na frente do mexicano, em terceiro. Na volta 29 foi a vez de Hamilton parar e a Red Bull chamou Max para o box na volta 30.
Se Leclerc errou na primeira volta, o monegasco mostrou habilidade em uma corrida de recuperação. Com 51 voltas para o fim Leclerc estava de volta aos 10 primeiros e cinco voltas depois já era o sétimo colocado, atrás do companheiro Carlos Sainz.
A Red Bull chamou Checo Pérez para o box novamente na volta 56 e colocou pneus médios para ele tentar chegar e passar Bottas. O mexicano chegou perto, mas não conseguiu passar o finlandês.
Enquanto isso a Mercedes optou por parar Hamilton faltando duas voltas para o fim parar buscar o ponto extra da volta mais rápida, o que deu certo e o heptacampeão terminou em segundo com o ponto extra.
Na briga pelo terceiro lugar no mundial de construtores a Ferrari teve um domingo melhor que a McLaren, com Sainz terminando em sexto e Leclerc em sétimo, enquanto a McLaren pontuou somente com Norris que foi o quinto colocado. Ricciardo terminou em 13º. A equipe britânica segue na frente com 120 pontos contra 108 da equipe de Maranello.
A Fórmula 1 segue no Red Bull Ring para a o Grande Prêmio da Áustria no próximo domingo.