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Fórmula 1

Max Verstappen conquista pole em São Paulo

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Antes mesmo da classificação começar, a grande preocupação era com a chuva em São Paulo. Os radares indicavam que as nuvens pesados estavam cada vez mais próximas de Interlagos. E no Q3 o dia virou noite quando a chuva finalmente chegou, um temporal tomou conta de toda capital paulista e forçou o fim antecipado das atividades na pista.

Assim, Max Verstappen (RBR) chegou a 31ª pole da carreira com 1min10.727s. Charles Leclerc (Ferrari) completa a primeira fila e, surpreendentemente, Lance Stroll (Aston Martin) foi o terceiro.

Q1 – Eliminação dupla na AlphaTauri

Por conta da ameaça de chuva, os pilotos se alinharam na saída do pit lane antes da luz verde, com pneus macios. Oscar Piastri (McLaren) foi o primeiro na pista e anotou 1min11.494s.

Enquanto isso, George Russell (Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine) se encontraram na saída do pit lane, com o britânico andando lento para abrir distância do carro da frente. O piloto francês reclamou do impedimento, mas ultrapassou Russell. A direção de prova anotou o incidente para investigação pós qualy.

Nesse meio tempo, na pista Lando Norris (McLaren) e Lewis Hamilton (Mercedes) superaram o tempo de Verstappen, jogando o holandês para terceiro. Porém, com apenas oito minutos no cronômetro, Leclerc foi mais rápido, e Piastri com pneus novos subiu para segundo.

Apesar de muitos pilotos continuarem com os pneus usados para uma segunda volta, a Mercedes optou por calçar novos no carro de Hamilton, o que em final de semana de sprint pode ser arriscado. Contudo o risco valeu a pena, e o heptacampeão passou para o Q2. Pouco depois, Russell assumiu a ponta da tabela, com Nico Hulkenberg (Haas) escalando para terceiro.

O Q1 terminou com 18 pilotos com tempos dentro do mesmo segundo, e com todo mundo tão próximo, a eliminação foi por décimos de segundo. E depois de uma performance estelar no México, a AlphaTauri viu seus dois pilotos fora do Q2, Yuki Tsunoda ficou em 15º e Daniel Ricciardo foi o 16º. A diferença entre os dois foi de apenas seis milésimos.

Além deles, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Logan Sargeant (Williams) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo) também foram eliminados.

Tsunoda ficou a 0.44s do tempo de corte – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q2 – Norris na frente das Red Bulls

A exemplo do Q1, os pilotos já estavam na saída do pit lane antes da liberação da pista, já que a chuva estava ainda mais próxima. A dupla da Red Bull foi a primeira a sair, com Sergio Pérez parecendo mais rápido que Verstappen, porém um erro no segundo setor custou a volta do mexicano, e Max marcou 1min10.162s. Pérez ficou a dois décimos do companheiro.

A aproximação da chuva também fez a temperatura cair, e muitos pilotos tendo problemas com a aderência em pontos diferentes da pista. Apesar de escorregar na curva 4, Hamilton conseguiu marcar o quinto tempo, mas acabou em sexto com Fernando Alonso (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari) subindo para quarto e quinto, respectivamente.

Nos minutos finais, Norris superou os carros da Red Bull e liderou o Q2 com 1min10.623s, enquanto Alex Albon (Williams) teve a volta deletada por conta dos limites de pista e caiu para 15º, o que o deixou fora do Q3. Assim como Albon, Hulkenberg, a dupla da Alpine, Esteban Ocon e Gasly, e Kevin Magnussen (Haas) também ficaram fora do top 1o.

Albon fez uma volta boa, mas passou dos limites da pista e foi eliminado – Imagem: Williams

Q3 – temporal causa bandeira vermelha e fim precoce da classificação

Quando o Q3 começou, Verstappen não perdeu tempo, já que as nuvens preta começavam a cobrir o circuito. E a primeira volta do tricampeão foi a que garantiu a pole em São Paulo.

Pouco depois, Piastri escapou na curva 12 causando uma bandeira amarela e atrapalhand Checo Pérez. O australiano conseguiu voltar paara a pista.

O Q3 terminou com céu preto – Imagem: LAT Images via Mercedes

Contudo, com as primeiras gotas de chuva e o céu completamente preto, todas as equipes recolheram os carros para os boxes pouco antes da direção de prova acionar a bandeira vermelha e declarar a sessão encerrada. Assim as primeiras voltas foram as que valeram. A dupla da Aston Martin se beneficiou com o fim antecipado, com Stroll ficando em terceiro e Alonso em quarto, seguido da dupla da Mercedes, Hamilton a frente de Russell. Norris ficou em sétimo, Sainz em oitavo, Pérez em nono e Piastri em 10º.

Resultado da Classificação em São Paulo – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Impedimentos e punições

Não foi só em São Paulo que os pilotos andaram lento no pit lane para abrir distância, mas antes do final de semana começar a FIA estabeleceu que sim eles poderiam andar mais lentos no pit lane contanto que se mantivessem à esquerda para não atrapalhar os demais, e não parassem.

Mas teve gente que ainda assim não cumpriu as regras e acabou punido depois da classificação. Russell, Ocon e Gasly tiveram que se apresentar aos comissários e os três perderam duas posições no grid de largada de domingo.

Grid para o GP de São Paulo – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

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