Entre em contato conosco

Automobilismo

Leclerc desbanca Red Bull e crava a pole position para o GP do Azerbaijão

Publicado:

em

Monegasco conseguiu uma volta voadora na última tentativa do Q3 e cravou a pole para o GP de Baku, superando a Red Bull que era vista como grande favorita durante os treinos livres

Após uma classificação marcada por diversas bandeiras amarelas e uma vermelha devido ao acidente de Lance Stroll no Q1, Charles Leclerc largará na frente no grande prêmio do Azerbaijão. O piloto da Ferrari superou por três décimos de segundo o mexicano Sergio Perez, e por quatro Max Verstappen. Seu companheiro de equipe Carlos Sainz não conseguiu uma volta limpa e irá sair em quarto. Na entrevista após a classificação, Charles disse que não esperava por essa pole pois “achava que a Red Bull estava mais forte”, e que a corrida amanhã deve ser “um pouco tensa” devido ao gerenciamento de pneus.

Seguindo o grid temos a Mercedes de George Russell, na frente de Pierre Gasly e Lewis Hamilton. Falando a respeito de sua volta, George a definiu como boa pois o carro parecia bom, apesar de demonstrar frustração pela diferença para o primeiro colocado: “Obviamente é chocante quando você cruza a linha para ver que está 1 segundo atrás da pole position. Esperamos muito de nós mesmos e estamos trabalhando para trazer o desempenho ao nosso carro”, finalizou.

A equipe alemã usou acertos de asa traseira diferentes em cada carro, com Lewis guiando sem o chamado Flap de Gurney e George com, como mostra a imagem abaixo. Sem contar o excesso de porpousing principalmente no carro 44, em que Hamilton chegou a reclamar no rádio que os saltos estavam acontecendo de forma perigosa. Em entrevista após a sessão, o heptacampeão falou: “Abaixando o carro, ele salta como um louco. Um pouco mais do que os outros carros, mas ainda estamos lá, mas somos muito mais lentos nas retas. Vamos lutar na corrida de amanhã. Talvez tenhamos um ritmo de corrida melhor do que os outros”.

Foto feita por Gianluca D’Alessandro que mostra a diferença dos flaps das asas traseiras de ambos os carros da Mercedes

Sobre o risco de punição por supostamente andar mais devagar do que o delta permite na volta de aquecimento. Quando perguntado sobre isso, o inglês se defendeu dizendo que estava dentro da linha e dentro de seu delta. “Eu não estava abaixo desse ritmo de ultrapassagem, então eu tinha permissão para andar naquele ritmo e não estava segurando ninguém. Estava tentando pegar um vácuo porque somos muito lentos de reta, mas os caras atrás não queriam passar”, concluiu. Lando Norris também foi chamado pelos comissários por infração semelhante, mas ambos se livraram da penalidade. Yuki Tsonada, Sebastian Vettel e Fernando Alonso completam os dez primeiros. A transmissão do GP de Baku começará amanhã a partir das 7:30 pelo horário de Brasília, com largada prevista para as 8:00 horas.

Resultado da classificação:

1º – Charles Leclerc

2º – Sergio Perez

3º – Max Verstappen

4º – Carlos Sainz

5º – George Russell

6º – Pierre Gasly

7º – Lewis Hamilton

8º – Yuki Tsunoda

9º – Sebastian Vettel

10º – Fernando Alonso

11º – Lando Norris

12º – Daniel Ricciardo

13º – Esteban Ocon

14º – Guanyu Zhou

15º – Valtteri Bottas

16º – Kevin Magnussen

17º – Alexander Albon

18º – Nicholas Latifi

19º – Lance Stroll

20º – Mick Schumacher

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.