Entre em contato conosco

Automobilismo

Rally Dakar terá novo percurso

Publicado:

em

Rally Dakar

Maior competição de Rally será realizado do dia 31 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023

O Rally Dakar trás uma nova rota que levará os pilotos das praias do Mar Vermelho às areias do Golfo Pérsico em Dammam. Esta travessia do país será, de fato, um passeio completo, pois as 14 etapas levarão o Dakar às regiões montanhosas do noroeste antes de seguir para o sudeste profundo para uma jornada de três dias pelo oceano de dunas no Bairro Vazio.

Os competidores chegarão à Arábia Saudita com o clima amigável perto da praia. O itinerário foi repensado para  incluir entretenimento e proporcionar espaços de convívio e interação. O Dakar 2023 caracteriza-se pela sua duração, com 14 etapas mais um prólogo para 15 dias de competição. O itinerário inclui 70% de novas etapas especiais. É também o formato de rally mais denso em sua era moderna, A esmagadora maioria das etapas especiais estão perto de 450 quilômetros. Os setores de ligação serão mais curtos, com as linhas de chegada mais perto dos bivaques, o que reduzirá os tempos de ligação. No total, com quase 5.000 quilômetros de especiais, esta edição contará com a maior distância da competição desde 2014.

Os competidores do Dakar se familiarizaram com esta imensa região do território saudita designado como o “Bairro Vazio” da Península Arábica. Mas incursões ao bivouac de maratona em Shubeyta em 2020 ou loops traçada a partir de Wadi Ad Dawasir apenas revelou uma porção minúscula deste vasto deserto. Graças ao percurso que fornece comunicações com o estado vizinho de Omã, uma imersão muito mais profunda é agora possível e permite a instalação de um bivaque na região do extremo leste da Arábia Saudita.

O Dakar tem a distinção de reunir os competidores mais bem sucedidos do planeta e entusiastas que colocaram-se o desafio esportivo de uma vida com muito menos pretensão. O orgulho mútuo em competir com a mesma rota é parte integrante da essência do Dakar. Os respectivos meios dos profissionais e os amadores dão um incentivo adicional a estes últimos, que se beneficiarão a cada dia de classificação e premiação. Haverá uma lista de drivers “Fábrica” para cada categoria com base nos resultados em suas carreiras de rally-raid. “Exploradores” competirão por bônus valiosos para validar sua melhoria no disciplina: equipamento, etc. 

BIKE: UM BÔNUS PARA ABRIR UM PALCO

A sequência de etapas causa um efeito ioiô entre os pilotos líderes que pode dar credibilidade a oportunistas estratégias de corrida. Ser o primeiro a iniciar uma etapa é a posição mais delicada de todas. Acontece que a vitória na etapa pode ser percebida como uma desvantagem a tal ponto que alguns pilotos renunciam voluntariamente à vitória para evitar expondo-se a uma perda de tempo quase inevitável no dia seguinte. Este ano, as compensações de tempo serão ser premiado.

UM ROADBOOK DIGITAL PARA TODOS

Papel é coisa do passado. Nos últimos anos, “tablets” apareceram nos carros e depois nos caminhões antes de serem testados pelos pilotos da categoria elite. O sistema foi exaustivamente testado e agora está pronto para ser usado em todas as categorias. Todos os veículos serão equipados com esta versão digital a partir deste ano.

DAKAR CLASSIC: DOIS NOVOS DESAFIOS

Com 140 veículos, a segunda edição do Dakar Classic foi um grande sucesso e destacou as diferenças significativas de potencial entre os carros mais antigos e os do final da década de 1990. Assim, um grupo de velocidade adicional, chamado H0, foi adicionado para definir velocidades médias mais baixas adaptadas a carros menos potentes. Serão dois novos desafios: “Authentic Codriver Challenge” para veículos que entrarem sem instrumentos modernos de regularidade; e “Iconic Classic Club” para veículos originais que participaram no Dakar no século XX, excluindo assim todas as “réplicas”. Um comitê de seleção limitará o número de inscrições a um máximo de 150.

“FUTURO DACAR”: MAIS UM PASSO EM FRENTE

O Dakar deu um passo decisivo em sua transição energética em 2022 com a criação da categoria T1-U e a entrada espetacular dos 4×4 híbridos da Audi, vencedores de 4 etapas especiais com Carlos Sainz, Mattias Ekstrom e Stéphane Peterhansel. Novos projetos estão sendo desenvolvidos e o progresso continua graças ao uso de biocombustíveis ou combustíveis sintéticos que reduzem drasticamente a pegada de carbono dos veículos.

Compartilhe esta publicação