Entre em contato conosco

Automobilismo

Le Mans 2020: Nosso guia de sobrevivência

Publicado:

em

Saiba quem é quem e onde assistir à transmissão da maior prova de endurance do mundo.

Compartilhe esta publicação

Então você que leu os artigos do vai que to te vendo, assistiu a Ford vs Ferrari e finalmente decidiu encarar pela primeira vez a experiência de assistir as 24 hs de Le Mans? Está pronto? Então prepare uma garrafa grande de café, e venha conosco conferir as principais dicas para quem pretende encarar essa festa do esporte a motor.

Em primeiro lugar, é importante entender sobre a prova em si. Se você quer conhecer mais sobre a história de Le Mans, aproveite para ler o material que fizemos essa semana clicando aqui: https://www.vaiquetotevendo.com.br/le-mans-2020-o-que-e-le-mans/

Le mans

Foto: Divulgação FIA WEC

Hoje, após muitas mudanças, as 24 hs de Le Mans fazem parte de um campeonato homologado pela FIA, o FIA World Endurance Chanpionship, ou simplesmente WEC. A pontuação da WEC segue exatamente o mesmo formato da formula 1, com a diferença que a pontuação é dobrada em Le Mans.

Aqui, vale ressaltar que devido à pandemia do COVID-19, a prova que tradicionalmente acontece em junho foi adiada para este fim de semana em setembro (19 e 20), e que mesmo assim acontece a portas fechadas, sem público.

 

Onde Assistir

Infelizmente não teremos a transmissão na íntegra por nenhuma rede de TV brasileira. O mais próximo disso que podemos chegar, e que para muitos já é o suficiente, são 3 janelas de transmissão no canal pago FOXsports 2. A primeira terá 7 horas de duração, das 9:15 às 17:00, depois das 20:00 às 20:30 e no domingo a partir das 8:00, transmitindo a última hora da corrida. Ano passado a FOXsports aumentou um pouco a duração da janela noturna, vamos torcer para que isso se repita este ano já que a parte noturna é uma das mais interessantes.

Le mans

Foto: Divulgação FIA WEC

Para quem não é assinante do FOXsports ainda existem diversas opções, infelizmente a maioria em inglês:

 

Categorias

Aqui, ter o app oficial da WEC facilita muito a vida. Indiferente do canal pelo qual você pretende assistir, em um dado momento da corrida é comum as categorias dos carros se embolarem, e o app ajuda a entender melhor, em tempo real a posição de cada carro.

Le mans

Foto: Divulgação FIA WEC

São 4 categorias diferentes: LMP1, LMP2, GTE-pro e GTE-AM

LMP1:  A Le Mans Prototype, ou simplesmente LMP1, é a categoria mais rápida de Le Mans. Ano passado a categoria ficou um pouco desequilibrada devido à superioridade dos veículos Híbridos da Toyota, mas esse ano com novas regras em jogo, já nota-se um maior equilíbrio. Aqui, vale destacar as chances de vitória da equipe Rebellion onde corre o brasileiro Bruno Senna;

LMP2: Assim como a LMP1, é uma categoria de protótipos, porém com custos mais controlados, o que equilibra melhor os carros. Os carros usam o mesmo motor V8 fornecido pela Gibson. Uma regra criada em 2017, obriga todos os protótipos, LMP1 e LMP2, a terem seu cockpit fechado.

Le mans

Foto: Divulgação FIA WEC

GTE: A GTE se divide em GTE-pro, restrita a pilotos profissionais, e a GTE-am que permite a participação de pilotos amadores. No caso da GT-am, os trios de pilotos precisam ter 1 piloto profissional, enquanto os demais podem ser Gentlemen Drivers.

Foto: Divulgação FIA WEC

Para saber quem é quem durante a corrida, o Spoter guide criou um material que pode ajudar muito e pode ser acessado aqui: https://spotterguides.com/portfolio/20_lm/

Para conhecer e torcer pelos 7 pilotos brasileiros participando da competição, criamos um guia que pode ajudar a conhecer e identificar cada um deles durante a corrida: https://www.vaiquetotevendo.com.br/os-astros-que-levarao-a-bandeira-brasileira-ao-grid-das-24-horas-de-le-mans/

 

Com o básico da corrida explicado, prepare seu café, acomode-se no sofá, e prepare-se para acompanhar a festa máxima do automobilismo endurance.

Uma ótima Le Mans 2020 a todos!

Compartilhe esta publicação