Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lando Norris conquista pole histórica em Mônaco

Publicado:

em

Foto: McLaren

Lando Norris (McLaren) fez história em Mônaco, neste sábado. O britânico não só garantiu a pole, ele é também o novo dono do recorde de volta mais rápida no principado. Infelizmente, isso significa que Charles Leclerc (Ferrari) não vai largar na pole, mas larga em segundo, com Oscar Piastri (McLaren) em terceiro. 

Q1 – Antonelli garante tempo vaga no Q2, mas bate no fim do Q1

Diferentemente do TL3, ninguém perdeu tempo nos boxes no começo da classificação. Alex Albon (Williams) foi o primeiro a sair, calçando macios. Enquanto a maioria saiu de pneus macios, a Alpine mandou seus dois pilotos com pneus médios. Vale lembrar que Max Verstappen (RBR) fez um bom tempo no TL3 com os médios, e os macios não entregaram tanta performance para alguns.

Nico Hulkenberg (Kick Sauber) logo assumiu a ponta, enquanto Verstappen apenas saia dos boxes. Lance Stroll (Aston Martin) superou o tempo de Hulkenberg, mas logo foi superado pela dupla da Williams, por Norris, por Piastri e, finalmente, por Verstappen. Mas, um minuto depois, Norris fez uma nova volta ainda mais rápida, desbancou Verstappen, que também foi batido por Piastri.

Nesse meio tempo, Stroll foi notificado pela direção de prova por atrapalhar Pierre Gasly (Alpine). Falando em Alpine, a equipe abandonou a ideia dos pneus médios, e trocou os compostos nos dois carros para macios.

A três minutos do fim, Leclerc assumiu a ponta, enquanto Hamilton buscava uma volta para sair de 13º. E ele conseguiu, subindo para quinto. Bem como fez Gabriel Bortoletto (Kick Sauber) que pulou para 15º, mas acabou eliminado quando Isack Hadjar (VCARB) foi mais rápido e ficou com a posição.

Nesse meio tempo, Kimi Antonelli (Mercedes) errou na entrada da Nouvelle Chicane, bateu o pneu dianteiro esquerdo e acabou no muro. Portanto, mesmo com um tempo suficiente para o Q2, o italiano não seguiu na classificação.

Eliminados: Bortoletto, Oliver Bearman (Haas), Gasly, Stroll e Franco Colapinto (Alpine). Tanto Bearman quanto Stroll têm punições a cumprir no grid. Bearman perderá 10 posições por uma ultrapassagem sob bandeira vermelha no TL2. E Stroll perderá quatro posições, uma pela colisão com Leclerc no TL1, e três por impedir Gasly no Q1.

Q2 – uma classificação para esquecer para a Mercedes

Após um atraso para a retirada do carro de Antonelli, entre os primeiros na pista, Leclerc, Hamilton, Albon e Sainz escolheram pneus médios para as primeiras voltas. Esteban Ocon (Haas) marcou a primeira volta, anotando 1min12.501s. Mas, Fernando Alonso (Aston Martin) logo desbancou esse tempo, e Leclerc também.

Por outro lado, Norris escolheu macios e logo assumiu a primeira posição. Porém, assim que ele fechou a volta, a sessão foi interrompida. O carro de George Russell (Mercedes) perdeu potência dentro do túnel. Enquanto todos voltaram para o pit lane, Russell tentou reiniciar o carro. Mas, não conseguiu, e os fiscais de pista empurraram o carro para fora do túnel, antes de retirarem o carro da pista.

Assim que a pista foi liberada, tanto Alonso quanto a dupla Williams ainda optaram por médios. E com seis minutos para o fim Leclerc assumiu a ponta, com Hamilton pulando para terceiro. 

Na ponta de baixo, Hulkenberg, Ocon e Yuki Tsunoda (RBR) estavam na zona de eliminação, e Lawson era o 10º. Enquanto Ocon conseguiu passar para o Q3, Hulkenberg e Tsunoda foram eliminados. 

Eliminados: Carlos Sainz (Williams), Tsunoda, Hulkenberg, Russell e Antonelli.

Q3 – disputa acirrada entre McLaren e Ferrari

As duplas da Ferrari e McLaren foram as protagonistas da disputa pela pole. Na primeira tentativa, Norris foi o mais rápido, seguido por Piastri, Leclerc e Hamilton que ficou em quarto, mas um pouco mais longe dos três da frente, porque saiu com pneus usados.

Lodo depois, Verstappen superou o tempo de Hamilton, enquanto Albon desistiu da volta,  Hadjar teve seu tempo deletado por limites de pista.

Como de costume, todos voltaram para os boxes, e a quatro minutos do fim, a McLaren foi a primeira a deixar o pitlane. Existia uma clara preocupação com uma possível bandeira vermelha, assim como aconteceu no Q2. E Norris foi 0.015s mais rápido que o companheiro de equipe, enquanto os outros pilotos ainda faziam voltas de aquecimento.

Hamilton completou uma excelente volta, e ficou logo atrás de Piastri. Porém, Leclerc bateu o tempo de Norris, e assumiu a pole provisória, deixando Hamilton em quarto.

Nesse meio tempo, Verstappen não conseguiu se aproximar dos rivais, fechando a volta em quinto.

Tudo parecia decidido, mas a dupla da McLaren foi para uma terceira volta rápida. Com um segundo setor ruim, Piastri se manteve em terceiro. Enquanto Norris não só desbancou o dono da casa, como fez uma volta abaixo de 70 segundos, com 1min09.954s.

Hadjar terminou em sexto, seguido de Alonso, Ocon, Lawson e Albon. Mas, após a Classificação, Hamilton foi punido por atrapalhar Verstappen, e perde três posições. Assim Verstappen, Hadjar e Alonso ganharam uma posição cada.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.