Fórmula 1
Charles Leclerc impõe novamente o ritmo em Mônaco, e lidera o TL3

Pelo terceiro Treino Livre consecutivo, Charles Leclerc (Ferrari) foi o mais rápido nas ruas de casa. O monegasco marcou 1min10.593s, com pneus macios e bateu o tempo de Max Verstappen (RBR). O holandês teve melhor desempenho com os pneus médios, anotando 1min11.233s. Enquanto com macios ele não teve o mesmo desempenho, mas vai precisar dos macios na classificação. Lando Norris (McLaren) completou o top 3, também de macios, a 0.293s de Leclerc.
Início lento de TL3
O último Treino Livre começou preguiçoso, ou cauteloso. A maioria dos pilotos ficou nos boxes por mais de um quarto da sessão. Isso porque uma batida durante o TL3 pode trazer consequências muito negativas para a classificação. Mas, teve quem se aventurou logo nos primeiros minutos. Tanto Lewis Hamilton (Ferrari) quanto Liam Lawson (VCARB) saíram de pneus duros, fizeram uma volta e voltaram aos boxes.
Contudo, Lawson voltou apenas para trocar duros por macios, e retornou à pista. Nesse meio tempo, os carros da Aston Martin, Isack Hadjar (VCARB) e Franco Colapinto (Alpine) também foram para a pista. Na Aston, a dupla fez uma volta com pneus duros e voltou aos boxes. Bem como fez Hadjar, enquanto Colapinto ficou na pista. Essa é apenas a segunda corrida dele na temporada, e Mônaco é um dos traçados mais desafiadores do calendário. Portanto, o argentino precisa do tempo na pista e dentro do carro para poder se adaptar à nova equipe e ao novo carro.
Pouco depois, Norris, Leclerc e Alex Albon (Williams) por fim deixaram os boxes, os três com pneus macios. Concomitantemente, Hamilton também calçou macios e retornou à pista. Enquanto em outra parte da pista, Nico Hulkenberg (Kick Sauber) passou reto na curva, mas conseguiu evitar a barreira de proteção.
Pneus macios x médios
Hamilton fez uma boa primeira volta rápida e assumiu a ponta da tabela. Porém, dois minutos depois, foi a vez de Leclerc anotar o menor tempo e desbancar o companheiro de equipe. Antes disso, Hulkenberg, depois Verstappen e depois dele Norris já tinham superado o tempo do heptacampeão.
E com 20 minutos já treino, a dupla da Mercedes finalmente foi para a pista. Na sexta-feira eles não pareciam particularmente rápidos em comparação com a Ferrari, a McLaren e a Red Bull de Verstappen.
Na metade da sessão, Verstappen tinha dois décimos de vantagem sobre Leclerc, Norris era terceiro, seguido de Hamilton e Albon. Durante quase 10 minutos a ação ficou toda dentro dos boxes, com todos se preparando para a simulação de classificação. Albon foi o primeiro a voltar, com pneus macios novos. Hadjar e Colapinto logo o seguiram.
Enquanto Albon subiu para quarto, Leclerc não conseguiu melhorar e continuou em segundo. Apesar de ser no momento o mais rápido, Verstappen debatia com a equipe que a traseira do carro estava escorregando, e Yuki Tsunoda (RBR) estava descontente com a instabilidade do seu RB21. Além disso, a temperatura da pista subiu progressivamente ao longo do TL3, e os pneus macios não respondiam bem nos carros da Red Bull.
Com dez minutos para o fim, Oscar Piastri (McLaren) que até então fazia uma sessão mais discreta, subiu para segundo, mesmo com pneus macios. Mas logo, Leclerc desbancou o tempo de Verstappen, assumindo de novo a ponta da tabela. Em seguida, Norris fez um belo segundo setor, mas a volta foi suficiente apenas para terceiro. Nesse meio tempo, Verstappen continuou reclamando dos pneus macios.
Bandeira vermelha
Mas a ação terminou com bandeira vermelha, quando Hamilton bateu no guard rail da Curva 3. O britânico perdeu aderência nos pneus traseiro, e a colisão pode ter danificado a caixa de embreagem da Ferrari dele. Se os danos forem confirmados, os mecânicos terão muito trabalho antes da classificação.
Assim, Piastri terminou em quarto, seguido de Hamilton, Albon e Lawson. Carlos Sainz (Williams) ficou em oitavo, com Tsunoda em nono e Kimi Antonelli (Mercedes) em 10º.