SportsCar Championship
Jack Aitken lidera treino de abertura em The Glen com Cadillac da Action Express
Britânico coloca o Cadillac V-Series.R na frente na primeira sessão para as 6 Horas de The Glen; Acura e Porsche completam o top 5 na GTP
Jack Aitken começou o fim de semana com o pé direito ao liderar a primeira sessão de treinos livres para as 6 Horas de The Glen, prova válida pelo IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A bordo do Cadillac V-Series.R nº 31 da Action Express Racing, o britânico registrou a melhor volta da manhã de sexta-feira com o tempo de 1:34.584, superando os rivais da Acura e da Porsche no competitivo grid da classe GTP.
Aitken ficou à frente da dupla de protótipos Acura ARX-06 da Meyer Shank Racing. Nick Yelloly foi o segundo mais rápido no carro nº 93, seguido de perto por Tom Blomqvist no carro nº 60. Já o Porsche 963 número 7 da Porsche Penske Motorsport, atual líder do campeonato com Nick Tandy ao volante, marcou o quarto tempo da sessão.
Completando o top 5 da GTP apareceu o Cadillac da Wayne Taylor Racing, enquanto os dois BMW M Hybrid V8 da Team RLL ficaram logo atrás, consolidando uma primeira sessão bastante equilibrada entre os fabricantes da categoria principal. O francês Mathieu Jaminet, com o Porsche nº 6 da Penske, e Ross Gunn, da Heart of Racing Team com o Aston Martin, completaram os dez primeiros na classificação geral.
Na LMP2, o brasileiro Felipe Fraga colocou o Oreca 07 Gibson nº 74 da Riley Motorsport no topo da tabela, batendo por pouco o carro nº 22 da United Autosports, conduzido por Paul Di Resta. Ambos, inclusive, ficaram à frente do Lamborghini SC63 nº 63 pilotado por Romain Grosjean, que enfrenta sua primeira temporada completa no protótipo da marca italiana.
Os Porsches privados das equipes JDC-Miller Motorsports e Proton Competition não tiveram o mesmo desempenho e ficaram mais atrás na tabela da LMP2.
Entre os carros da classe GTD, o destaque foi Scott Andrews, que levou o Mercedes-AMG GT3 Evo nº 80 da Lone Star Racing à liderança com um tempo de 1:45.867, apenas um décimo mais rápido que Andrea Caldarelli no Lamborghini Huracán GT3 EVO2 nº 9 da Pfaff Motorsports, líder do GTD Pro. Alec Udell, com o Corvette Z06 GT3.R nº 36 da DXDT Racing, foi o segundo mais rápido no GTD e terceiro entre todos os carros GT.
A única ausência notável na pista foi o Corvette nº 3 da Corvette Racing by Pratt Miller, que não participou da sessão de 90 minutos devido a problemas na caixa de câmbio. A equipe optou por uma troca preventiva antes das próximas sessões.
O treino ainda foi interrompido por duas bandeiras vermelhas. A primeira ocorreu quando Felipe Fraga parou na pista com um possível corte de energia, mas o brasileiro conseguiu religar o carro após o acionamento do sinal vermelho. Pouco depois, John Farano, com o carro nº 8 da Tower Motorsport, rodou e parou na Curva 9, causando a segunda interrupção.
A próxima sessão de treinos, o Treino 2, está programada para sábado, às 9h da manhã (horário do Leste dos EUA), e deve dar continuidade à preparação para a clássica prova de resistência no circuito de Watkins Glen e com a pergunta que não quer calar: será que Aitken e seus companheiros irão liderar novamente?
