Entre em contato conosco

F2

Iwasa ganha mas o nome da corrida é Victor Martins

Publicado:

em

Iwasa

Enzo Fittipaldi faz corrida apagada e termina em décimo terceiro.

Ayumu Iwasa, conquistou sua primeira vitória na temporada de Fórmula 2 de 2023 em Jeddah. Largando de quarto lugar no grid, o piloto japonês mostrou suas habilidades de ultrapassagem para assumir a liderança logo no início. 

O ritmo de Victor Martins não dava sinais de ir embora, o piloto do ART Grand Prix abriu caminho saindo de décimo para finalmente terminar em segundo. Jehan Daruvala teve que se contentar com o terceiro lugar.

A Prema viu Oliver Bearman fezendo uma ótima largada e imediatamente começou a perseguir os primeiros colocados, mas foi atingido por Théo Pouchaire e acabou saindo da prova.

Frederik Vesti, que estava saindo do nono lugar devido a uma penalidade no grid, lutou entre os 8 primeiros. Na parte final da prova, o dinamarquês fez duas ultrapassagens alcançando o sexto lugar.

A Corrida

Jak Crawford largou na pole na corrida deste sábado e  conseguiu manter sua colocação após a bandeira verde. Ralph Boschung que vinha logo atrás conseguiu manter sua posição pelo menos nos primeiro metros, pois Iwasa saiu de quarto para segundo, em uma largada sensacional. O júnior da Red Bull passou por fora do piloto da Campos Racing na curva 1 para arrebatar a linha interna e a vaga na curva 2.  Enquanto isso o brasileiro Enzo Fittipaldi que largou de décimo terceiro, não fez um bom trabalho e caiu duas posições.

A liderança de Crawford estava ameaçada com Iwasa aparecendo no retrovisor. Utilizando da reta principal, na segunda volta da prova o piloto da DAMS assumiu a liderança pouco antes do acionamento da bandeira amarela, depois que Zane Maloney rodou, trazendo o Safety Car no início da volta 2.

No final da volta 4 o carro de segurança recolheu, Iwasa manteve-se firme na ponta enquanto Boschung voltava para o segundo lugar enquanto Daruvala, Bearman e Martins ultrapassavam Maini. Na volta 6 foi a vez de Pouchaire dar um passadão em Maini e no inicio da volta seguinte Daruvala passou Crawford.

Não demorou muito para que o Safety Car voltar  a pista quando Théo Pourchaire tentou repetir o movimento que fez sobre Maini na volta anterior, mas calculou errado e acertou Bearman.

No final da volta 9 o carro de segurança retornou aos boxes novamente, e com a bandeira verde acionada novamente Martins aproveitou para passar Cawford, deixando o piloto americano encarar uma disputa com Maini, que logo teve a presença de Doohan junto. Na volta 12 Nissany passava Corrêa, no meio do pelotão.

Na frente, Daruvala e Martins ultrapassavam Boschung em voltas consecutivas e partiram para cima de Iwasa. Menos de um segundo separou os três primeiros nas últimas cinco voltas, com Daruvala atacando, lado a lado Iwasa na curva 1 com o japonês defendendo e deixando o piloto da MP Motorsport ficou vulnerável a Martins atrás, e o alpino júnior não perdeu tempo em tirar o segundo lugar dele.

Com Martins logo atrás na última volta, Iwasa ficou na defensiva até a bandeira quadriculada para conquistar sua terceira vitória no campeonato. Daruvala ficou confortavelmente em terceiro, à frente da dupla de Campos, Boschung e Maini. Frederik Vesti, subiu para o sexto lugar, tendo largado em nono. Doohan garantiu o sétimo lugar para a Invicta Virtuosi Racing, enquanto Dennis Hauger arrebatou a última posição de pagamento de pontos do pole Crawford na última volta.

O que eles disseram: 

“P1 no Sprint Race, estou muito feliz com isso, mas infelizmente não tive muita velocidade. Portanto, ainda temos muitas coisas a fazer para a corrida de amanhã e trabalharemos juntos como uma equipe, e tentarei fazer o meu melhor o máximo que puder.” – Iwasa

“Terminamos em P6 de P9 no grid, e foi uma corrida muito boa. Estávamos lutando um pouco no começo, mas então a corrida veio até mim e fiz duas boas ultrapassagens no final. Eu teria desejado a corrida foi mais longa porque o ritmo foi ótimo no final. Vamos pegar os pontos positivos de hoje e partir para amanhã.” – Vesti

“Foi difícil terminar sem nada, mas no geral fiquei muito feliz com a parte da corrida que consegui completar. Fiz uma boa primeira volta e estava subindo lentamente no pelotão. Foi lamentável ter sido eliminado como isso, mas não havia nada que eu pudesse ter feito de diferente. Estou ansioso para amanhã começando da primeira fila, vamos em frente!” – Bearman

Punição

Théo Pourchaire recebeu uma penalidade de cinco posições no grid para a corrida de domingo, após sua batida com Oliver Bearman na prova.

Tentando uma ultrapassagem em seu companheiro de equipe ART Grand Prix Victor Martins ao longo da reta principal na primeira curva, Pourchaire perdeu o ponto de frenagem para a Curva 1, travou os pneus traseiros e colidiu com Oliver Bearman. 

Pourchaire foi originalmente definido para largar de terceiro no grid, mas agora alinhará em oitavo para a corrida de domingo.

Classificação da prova

Classificação da prova

Foto: Instagram F2

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.