Entre em contato conosco

Automobilismo

Grande Prêmio de ST Pete: Scott McLaughlin vence pela primeira vez na IndyCar!

Publicado:

em

McLaughin estreiou neste mesmo evento em 2020 e, nesse domingo, o piloto Penske, alcançou sua primeira vitória na NTT IndyCar Series. Alex Palou e Will Power completaram o pódio.

O piloto neozelandês fora contratado pela Equipe Penske direto das corridas de turismo, onde se consagrou campeão três vezes consecutivas da V8 Supercars australiana.

“Obrigado a Roger Penske, a todos”, disse McLaughlin. “Confiando em mim, Roger Penske e Tim Cindric me deram a oportunidade de vir aqui”.

Primeiras voltas

Jack Harvey abriu o boxe logo na oitava volta; outros pilotos também abandonaram o composto macio pelo duro antes das 20 primeiras voltas.

As estratégias de paradas estavam a todo vapor, com isso, nenhum piloto manteve a mesma posição por muito tempo e aqueles que optavam por esticar os pneus sofreram uma escada do pelotão.

Power que perdeu o segundo lugar para Herta na largada, e depois para Veekay, logo se recuperou.
Rinus por outro lado, foi ultrapassado por Ericsson, Grosjean e Palou em seguida.
E o piloto da Andretti não conseguiu segurar o #12 Penske, com pneus vermelhos sem aderência, cedeu o segundo lugar ao Power.

Amarela!

A primeira e última bandeira amarela da prova foi causada por David Malukas, o rookie bateu no muro na vigésima sexta volta, levando a maioria do grid para os boxes, inclusive McLaughlin, que se mantia líder até então. O  P1 ficou para Alexander Rossi.

E teve confusão na saída dos pits! Marcus Ericsson espremeu Rahal, que estava ao lado de Grosjean. O piloto da Chip Ganassi foi punido e relargou em último.

Com a parada de Rossi na volta 38°, a liderança caiu para Dixon. A raposa que havia largado em sétimo estava esticando os pneus e seu nome já estava sendo cogitado à vitória.

Rinus Veekay, Alex Palou e Will Power também chegaram à liderança da prova.

Todos esperavam uma amarela quando Dalton Kellett se enroscou nos pneus, mas o canadense voltou à pista e a corrida seguiu sem mais incidentes.

A vitória de McLaughin.

Scott Dixon fez sua segunda parada na volta 48° e precisou parar na 80°, perdendo as chances de retomar o P1 com os preciosos segundos perdidos no boxe.

Foi nesta volta que McLaughlin e Palou iniciaram seu duelo.
Scott segurou o atual campeão com maestria, ainda possuindo 90 segundos de push-to-pass, que poupara para economizar combustível, assim como o #10 da Ganassi.
As voltas 98 e 99 foram cruciais para ambos pilotos.

“Oh, cara, foi uma loucura”, disse McLaughlin sobre a pressão de Palou. “Realmente lutei nas últimas voltas só para manter minha cabeça e depois economizar o combustível e todo esse tipo de coisa”.

“Mas nós fizemos isso. Chevy nos deu a quilometragem de combustível. A drivabilidade deste fim de semana foi uma mudança, e vencer na corrida em casa da DEX Imaging é irreal. Meu Deus, eu sou só- te amo Austrália, Nova Zelândia, saudades de vocês. Pensando em todos nas inundações de Queensland no momento.”

Foi apenas a 18° corrida de Scott McLaughlin na NTT IndyCar Series e ele trouxe a 223° vitória da Equipe Penske na categoria.


Alex Palou: “É frustrante, prefiro ganhar, mas não é muito frustrante. É um pouco, estive perto de vencer, mas foi um resultado sólido. Eu acelerei quando pude, poupei quando preciso e tentei de tudo no final”.

Will Power: “Foi um dia bom. Tínhamos um carro muito rápido, a amarela foi uma pena, pois atrapalhou, mas conseguimos um pódio. Estamos felizes com esse resultado”

 

TOP 10 da corrida

1 – Scott McLaughlin #3 (Equipe Penske)
2 – Alex Palou #10 (Chip Ganassi Racing)
3 – Will Power #12 (Equipe Penske)
4 – Colton Herta #26 (Andretti Autosport)
5 – Romain Grosjean #28 (Andretti Autosport)
6 – Rinus Veekay #21 (Ed Carpenter Racing)
7 – Graham Rahal #15 (Rahal Latterman)
8 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing)
9 – Marcus Ericsson #8 (Chip Ganassi Racing)
10 – Takuma Sato #51 (Dale Coyne Racing)

Resultado dos Rookies:
11 – Christian Lundgaard #30 (Rahal Letterman)
18 – Kyle Kirkwood #14 (A.J Foyt)
19 – Callum Ilott #77 (Juncos Hollinger) Racing)
22 – Delvin DeFrancesco #29 (Andretti Steinbrenner)
24 – Tatiana Calderon #11 (A.J Foyt)
26 – David Malukas #18 (Dale Coyne Racing)

O brasileiro Helio Castroneves recebeu a bandeirada em décimo quarto.

A próxima corrida da NTT IndyCar Series será  a XPEL 375, no domingo, 20 de março, no oval do Texas Motor Speedway.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.