Fórmula 1
George Russell repete feito de 2024 e conquista segunda pole consecutiva no Canadá

A Classificação no Canadá foi novamente surpreendente. E George Russell (Mercedes) mais uma vez tirou a pole de Max Verstappen (RBR). Os dois vão repetir a primeira fila de 2024. E depois de altos e baixos nos Treinos Livres, Oscar Piastri (McLaren) se encontrou e vai largar em terceiro.
Q1 – Albon tem problemas com carro
Antes do Q1 começar, uma fila já estava formada no pitlane, com as duas Williams sendo as primeiras. E a maioria dos pilotos estava nessa fila, todos preocupados em não perderem tempo de pista. Quando o Q1 de fato começou, o que se via era um misto de pneus. Na Mercedes, George Russell saiu de macios, enquanto Kimi Antonelli optou por médios. Os médios também foram a escolha da Alpine.
Após cinco minutos, as primeiras voltas rápidas começaram a aparecer. Russell foi direto para o topo da tabela, com Yuki Tsunoda (RBR) em segundo. Pouco depois, Oscar Piastri (McLaren) superou Russell, anotando 1min12.332.
Fernando Alonso (Aston Martin) saiu de médios, e na primeira volta se colocou em quarto, ao mesmo tempo que Max Verstappen (RBR) apenas deixava o pitlane. Na primeira volta, Verstappen bateu o tempo de Piastri. Mas com a pista evoluindo rapidamente, e os pneus médios funcionando bem, Alonso logo desbancou o holandês. E Lewis Hamilton (Ferrari) fechou sua primeira volta, marcando o quarto tempo.
Porém, a sessão foi paralisada porque parte da cobertura do motor da Williams de Alex Albon simplesmente se soltou do carro. A sessão foi retomada com cinco minutos e meio para o fim, e alguns pilotos voltaram à pista com pneus novos. Um deles foi Lando Norris (McLaren) com macios novos, Lance Stroll (Aston Martin) trocou macios por médios.
Na outra ponta da tabela, Carlos Sainz (Williams) vinha em volta rápida quando foi atrapalhado por Isack Hadjar (VCARB). O lance foi anotado e será investigado após a classificação. Contudo, de momento, a situação comprometeu a volta do espanhol, que foi eliminado.
Eliminados: Gabriel Bortoleto (Kick Sauber), Sainz, Stroll, Liam Lawson (VCARB) e Pierre Gasly (Alpine).
Q2 – aposta nos pneus médios
Verstappen foi o primeiro a sair para o Q2, com pneus médios no carro. Enquanto Norris, Leclerc e Hamilton optaram por pneus macios usados. Verstappen fez uma volta impressionante com os médios, anotando 1min11.638s. Norris ficou 0.038s atrás, e Piastri ficou a 0.077 do holandês.
Depois de usar o médio no Q1, Alonso optou por macios na primeira tentativa no Q2, e marcou o sexto tempo. As Mercedes foram as últimas a sair, deixando os boxes quando restavam apenas oito minutos no cronômetro. Russell subiu para a sexta posição, e Kimi Antonelli ficou em oitavo.
Leclerc voltou para a pista com um pneu macio novo, e logo superou o tempo de Verstappen, por 0.012s. Pouco depois, Russell superou o tempo do monegasco, usando pneus médios. Na bandeira quadriculada, Norris pulou para segundo, com pneus macios usados. Alonso voltou com médios e ficou em sexto.
Eliminados: Yuki Tsunoda (RBR) – que tem uma punição e perde 10 posições no grid de amanhã -, Franco Colapinto (Alpine), Nico Hulkenberg (Kick Sauber), Oliver Bearman (Haas) e Esteban Ocon (Haas).
Q3 – mais uma vez Russell
Leclerc foi o primeiro na pista, com pneus macios novos, Hamilton veio logo atrás, mas com pneus macios usados. A dupla da McLaren também optou por macios novos.
Enquanto Norris errou na última curva, perdendo a volta, Piastri concluiu a volta e foi quase meio segundo mais rápido que Leclerc. Na sequência, Verstappen foi 0.025s mais rápido que o australiano.
Assim como no Q2, a dupla da Mercedes foi a última a sair, dessa vez com seis minutos para o fim. Com pneus macios, Russell ficou em terceiro e Antonelli em quarto. Norris finalmente conseguiu completar sua volta rápida, mas ficou em quinto.
Mas o pulo do gato de Russell veio quando ele deixou o box de pneus médios, bem como fizeram Verstappen, Albon e Alonso. Apesar da excelente volta do tetracampeão, Russell foi 0.160s mais rápido, com 1min10.899s.
Piastri ficou em terceiro, a 0.221s de Russell, com Antonelli em quarto. Hamilton terminou em quinto, com Alonso em sexto e Norris em sétimo. Hadjar e Albon vão dividir a quinta fila no grid de amanhã.
O Grande Prêmio do Canadá começa às 15h (horário de Brasília).