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Automobilismo

Fórmula E desembarca em São Paulo com a pole de Vandoorne

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A primeira sessão de treinos teve a liderança do suiço Sebastian Buemi. já no segundo treino Felix da Costa ficou na ponta.

A Fórmula E chegou ao Brasil oficialmente e teve seu primeiro treino livre na sexta feira no circuito de rua montado no Anhembi. O circuito tem a extensão de 2.933km e viu Stoffel Vandoorne conquistar a pole no sábado. 

 

Treino livre 1

No inicio do primeiro treino livre, houve um teste de equipamentos sob a supervisão do diretor de provas, Scot Elkins, que acionou o Full Course Yellow (FCY), equivalente ao Safety Car Virtual da Fórmula 1. Após o teste, a bandeira verde foi acionada novamente e os pilotos retornaram à pista para adquirirem mais quilometragem antes da classificação.

Os primeiros tempos marcado começaram a aparecer com pouco mais de 22 minutos para o final do treino com Nato em primeiro seguido po Vandoorne e Hughes. Por falar no piloto belga,  Vandoorne teve um susto ao perder o ponto de frenagem na primeira curva e bater de leve na barreira de pneus. Felizmente, o piloto saiu ileso do acidente e evitou a interrupção da sessão.

Na metade do treino, Hughes, da McLaren, liderava a tabela, mas Buemi acabou assumindo a liderança no final da sessão, com um tempo de 01min12s341. Ele foi seguido por Sasha Fenestraz, Dan Ticktum, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans. Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara ficaram na nona e décima posições, respectivamente.

Faltando 5 minutos para o final do treino Buemi a Envision liderava o treino seguidoo po Hughes e Vandoorne. No final, a direção de prova anunciou que a dupla da Envision, Buemi e Cassidy, estava sob investigação por uma infração técnica. 

Treino livre 2

A segunda sessão de treinos livres do ePrix de São Paulo, começou às 07h30 da manhã. Em uma sessão movimentada que antecedeu a classificação, António Félix da Costa foi o mais rápido, com uma vantagem de mais de 0s2 em relação a Maximillian Günther. Norman Nato, Pascal Wehrlein e Jake Dennis completaram o top 5. Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara terminaram em décimo quinto e décimo sexto, respectivamente. 

Com 25 minutos restantes para o final do treino, os primeiros tempos começaram a aparecer com Rast em primeiro seguido por Ticktun e Hughes. Após os primeiros dez minutos, Buemi liderava, repetindo o resultado da sexta-feira, com 01min12s554, apenas 0s057 à frente de Vandoorne. Mas logo em seguida, Di Grassi superou o suíço, com 01min12s203, baixando a marca feita pelo piloto da Envision no TL1.

A dez minutos do fim, os pilotos realizaram suas simulações de classificação, fazendo os tempos caírem consideravelmente. Neste momento, Nato liderava, com 01min11s763, seguido por Buemi, Bird, Di Grassi e Rast, enquanto Sette Câmara era o décimo sexto. Após um inicio de temporada complicado a Maserati liderou o treino, mesmo que provisóriamente com Gunther, faltando 3 minutos para o final do treino.

Assim como no TL1 da sexta-feira, a curva 1 continuou sendo um grande desafio para os pilotos, com diversas escapadas. No final, António Félix da Costa terminou em primeiro lugar, com 01min11s496, com uma vantagem de 0s266 em relação a Max Günther. Norman Nato foi o terceiro, a 0s267, enquanto Pascal Wehrlein e Jake Dennis, líder e vice-líder do campeonato, completaram o top 5. Lucas di Grassi ficou em décimo quinto e Sérgio Sette Câmara em décimo sexto.

Treino classificatório

Na batalha pela pole, Stoffel Vandoorne, atual campeão da DS Penske e António Félix da Costa, da Porsche, disputaram a posição de destaque. Vandoorne garantiu a pole position com um tempo de 1min11s904.

Na primeira sessão de classificação, Sérgio Sette Câmara, teve problemas no carro e causou uma bandeira vermelha, sendo eliminado da competição. Os pilotos que avançaram para a fase eliminatória foram: Vandoorne, Nick Cassidy, Edoardo Mortara e Jake Hughes. Na segunda sessão de classificação, Lucas di Grassi, da Mahindra, bateu no muro e foi eliminado. Os pilotos que se classificaram para a fase eliminatória foram: Sam Bird, Max Gunther, Félix da Costa e Mitch Evans.

Na fase eliminatória, Mortara venceu Cassidy e avançou para as semifinais, onde enfrentou Vandoorne, que se classificou depois que Hughes quase bateu. Na outra chave, Félix da Costa venceu Gunther e Evans superou seu companheiro de equipe, Bird, avançando para a segunda semifinal. 

Na primeira semifinal, Vandoorne superou Mortara, que largará em quarto lugar. Na segunda semifinal, Félix da Costa bateu Evans, que largará em terceiro lugar. Então, o português da Porsche e o belga da Penske avançaram para a grande final, com Vandoorne conquistando a pole position por uma margem de 0,063 segundos.

Foto: Rafa Catelan

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