Entre em contato conosco

Automobilismo

Felipe Giaffone marca a primeira pole position do ano na Copa Truck

Publicado:

em

O piloto pentacampeão de corridas de caminhão no Brasil marcou o melhor tempo no treino classificatório para a primeira corrida do ano na Copa Truck. Felipe Giaffone, que volta à R9 competições – equipe pela qual ganhou seus títulos correndo de caminhões – sai na frente no domingo superando Beto Monteiro, seu companheiro de equipe, por 0s423s. 

Veja o que ele disse após o classificatório: 

“É uma pole muito especial. Esse caminhão não existia há dois meses. Não tinha nem as longarinas montadas. A equipe fez um trabalho excepcional. É um projeto completamente diferente, já que será um caminhão híbrido. Ontem, andei como ele híbrido, e hoje, não, por exigência do regulamento particular desta prova. Estou feliz demais, muito empolgado com este projeto, quero agradecer demais a Volkswagen, CBMM, Ciser, Omni, R9 Competições e outros tantos parceiros envolvidos. Não imaginava fazer essa pole”, disse Giaffone, que também mostrou bom desempenho também com pista molhada.

“Na chuva é sempre difícil. Às vezes o caminhão está muito rápido em um momento, e às vezes, muito lento. Mas acho que a gente estaria bem de qualquer forma. Eu imaginava ficar entre os cinco e, acertando a volta, poderia ficar no top-3. De repente, sair na pole, sem ninguém na frente, vai ser bom demais. É uma pole para a história, com o primeiro projeto de família”, completou Giaffone.

Se já não bastasse toda a mudança para a antiga equipe, o retorno à Volkswagen Caminhões, Giaffone começa o ano com um projeto novo em sua carreira na Copa Truck. Em 2023 o pentacampeão dos caminhões vai desenvolver juntamente com a Volkswagen Caminhões e Giaffone Electric o primeiro caminhão de corrida híbrido da história. 

Durante as primeiras etapas Giaffone não vai correr com o sistema híbrido, apenas fará alguns testes durantes os treinos livres até conseguir um ajuste ideal para que não ganhe vantagem em cima dos adversários. 

Entre os outros destaques da classificação, a Volkswagen fechou o top-4 que foi completado por Beto Monteiro, André Marques e Paulo Salustiano. O primeiro caminhão Mercedes foi o de Raphael Abbate seguido de Jaidson Zini, Luiz Lopes e Roberval Andrade que se envolveu em um toque na barreira de pneus quando a pista molhada em função de uma chuva repentina que caiu no autódromo goiano.   

O destaque negativo foi os caminhões da Iveco que apresentaram problemas no classificatórios e nos treinos livres. A marca italiana chega à temporada 2023 com um novo modelo de caminhão, o S-Way, e com um novo motor, repetindo os mesmos problemas dos anos anteriores. O atual campeão e de casa nova, Wellington Cirino, se classificou apenas em nono e Danilo Dirani não se classificou, pois precisou trocar o motor de seu caminhão. 

Na Super Truck, divisão de acesso da Copa Truck, o grande destaque foi José Augusto Dias ou simplesmente Jô Dias, do VW Meteor #81, que cravou a pole na categoria e em clima de superação. Jô, ao final do ano passado, precisou se retirar no final da temporada em função de um sério problema de saúde. Após a sua volta e a conquista da primeira colocação na categoria, se mostrou muito emocionado e emocionou a todos pela sua superação e garra para voltar em grande estilo.

Copa Truck

Superou Fábio Fogaça por 0s030 em uma bela volta de muito significado para o piloto do Meteor #81. O outro grande destaque foi a estreante Bia Figueiredo que se classificou na terceira colocação da Super logo na primeira corrida da temporada. 

A largada da primeira etapa do ano acontece às 11h, com transmissão da Band, SporTV e canais oficiais da categoria.

Compartilhe esta publicação