Entre em contato conosco

Automobilismo

Evans vence a prova de estreia da Fórmula E no Brasil

Publicado:

em

Mitch Evans Foto: Rafa Catelan

A espetacular corrida do E-prix de São Paulo, primeira prova realizada no Brasil, teve como vencedor o piloto da Jaguar Mitch Evans, seguido por Nick Cassidy da Envision e pelo outro piloto da equipe Jaguar Sam Bird.

A Maserati MSG Racing ficou aquém do top 10 na edição de 2023 de São Paulo E-Prix após uma corrida inaugural frenética e árdua para a Fórmula E no Brasil.

 

A corrida

A corrida realizada no Sambódromo do Anhembi foi repleta de emoções e mudanças de posição. O belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske, manteve a liderança após largar da pole, seguido pelo português António Félix da Costa, da Porsche. O francês Norman Nato, da Nissan, se envolveu em um incidente e abandonou a corrida logo no início. Outro piloto vitima já no inicio da corrida foi Edoardo Mortara, que recebeu um toque mas conseguiu chegar aos boxes e retornar a prova.Gunther passou reto e acabou despencando na tabela.

Na volta 2 uma bandeira amarela foi acionada no setor 1, após Buemi ser atingido e abandonar a prova- posteriormente foi informado que por conta da pancada o piloto suiço machucou a mão.

Sam Bird pasosu por Hughes na volta 5, assim como Frinjs passou por Fenestraz e Cassidy decolou em um bump da pista, mas o carro não sofreu avariae e o piloto Neozelândes continuou na pista. Na volta 7 foi a vez das disputas entre Gunther e Wehrkein, com o piloto da Maserati levando a melhor e de Evans versus Da Costa, com o piloto da Jaguar avançando.

Da Costa conseguiu ultrapassar Vandoorne, mas o belga retomou a liderança pouco depois. Sam Bird, da McLaren, ultrapassou seu compatriota Jake Hughes para se posicionar no pelotão intermediário. No entanto, Sacha Fenestraz, da Nissan, teve problemas e parou na pista, levando à entrada do safety car.

A partir daí, as posições foram trocadas constantemente devido à saída dos pilotos do traçado ideal para ativar o modo ataque. Nick Cassidy, da Envision, assumiu a liderança, seguido por Vandoorne e Da Costa. No meio do pelotão, o líder do campeonato, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, e o vice-líder, Jake Dennis, da Andretti, acabaram se tocando, com Dennis abandonando a corrida e causando outro período de safety car.

Na volta 26, Da Costa cometeu um erro e perdeu algumas posições. Devido aos períodos de safety car, a duração da corrida foi estendida para 35 voltas. Na volta 32, Evans conseguiu ultrapassar Cassidy e se juntou à briga pela liderança, vencendo a corrida no final, seguido por Cassidy e Bird, enquanto Da Costa caia para o quarto lugar e Jean-Éric Vergne (DS Penske) chegou em quinto lugar. Vandoorne terminou em sexto, Wehrlein conseguiu abrir caminho até a sétima posição, mantendo sua liderança no Campeonato Mundial de Pilotos.

 

Foto: Rafa Catelan

 

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.