Entre em contato conosco

Automobilismo

Esteban Ocon vence pela primeira vez na carreira

Publicado:

em

Ocon vence pela primeira vez – F1

Um dia que começou com chuva na Hungria que lavou toda a borracha que foi colocada na pista nos dias anteriores e que viu todos os carros irem para o grid com pneus intermediários.

Um domingo para entrar na história da Fórmula 1 com uma bagunça na largada, piloto relargando sozinho no grid e um novo nome entra para o hall de vencedor de corrida, o de Esteban Ocon (Alpine). Ele é o 111º piloto a vencer uma corrida.

“Que momento! É um sentimento maravilhoso! É fantástico, o que eu posso dizer? Parabéns para o Fernando também, eu acho que a vitória é graças a ele também, com tudo que ele batalhou. É um trabalho de equipe, é um dia fantástico”, disse Ocon.

Alonso e Ocon comemoram a primeira vitória do francês – F1

O segundo lugar ficou para Sebastian Vettel (Aston Martin) que lutou bastante desde a relargada, mas não conseguiu a ultrapassagem pelo primeiro lugar. É o segundo pódio do tetracampeão este ano.

“Esteban não cometeu erros, ficou na pista, é uma primeira vitória muito merecida. É um grande resultado para nós, mas quando é tão perto, você está mirando a vitória e não o segundo lugar”, comentou Vettel.

E depois de uma corrida longa e de altos e baixos, Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro colocado.

“Eu queria parabenizar a Alpine e o Esteban pela primeira vitória dele, ele tem sido brilhante por muito tempo. Foi uma corrida difícil e cheguei ao fim sem mais nada. Considerando o cenário geral, temos que ficar felizes com o terceiro lugar”, avaliou o heptacampeão.

Ocon no luhar mais alto do pódio pela primeira vez – F1

BATIDAS QUE MUDARAM TUDO – na largada o carro de Valtteri Bottas (Mercedes) não tracionou corretamente e as rodas travaram na tentativa de frear e o finlandês acabou causando um grande acidente, batendo primeiro em Lando Norris (McLaren), que acabou acertando Max Verstappen (RBR). Bottas ainda acertou Sergio Pérez (RBR). Bottas, Pérez e Norris abandonaram a corrida e Verstappen teve o carro bastante danificado

O segundo acidente na largada foi causado por Lance Stroll (Aston Martin) que bateu em Charles Leclerc (Ferrari) e os dois também ficaram fora da corrida na primeira volta. Nessa batida, Daniel Ricciardo (McLaren) também foi atingido, mas sem grandes danos. A bandeira vermelha foi acionada pela direção de prova e a corrida foi paralisada. Todos os carros foram para o  pit-lane.

Caos na primeira curva – Reprodução/F1 TV

RELARGADA SOLO – Na volta de formação para a relargada parada, dos 15 carros na pista 14 foram para o box para tirar os pneus intermediários, já que a pista estava mais seca, Somente Hamilton não foi chamado para o box e o britânico relargou sozinho na pista, os outros carros relargaram dos boxes.

Hamilton sozinho no grid da relargada – Reprodução/F1 TV

Hamilton foi para os boxes logo depois da relargada e acabou voltando à pista em último. Já Nikita Mazepin (Haas) acabou abandonado a corrida por conta de um incidente com Kimmi Raikkonen (Alfa Romeo) no pit-lane. O finlandês foi punido com 10 segundos pela batida.

Com a ida de Hamilton para os boxes, Ocon assumiu a liderança da prova, seguido de Vettel e Nicholas Latifi (Williams).

Na volta 21 Hamilton fez uma ultrapassagem dupla em cima de Ricciardo e Verstappen que saiam dos boxes e subiu para a décima posição. Na volta 28, Hamilton era o sétimo, fazendo uma corrida de recuperação impressionante.

Enquanto isso, Verstappen tinha dificuldades em fazer ultrapassagens e ficou boa parte da corrida sem conseguir passar por Ricciardo e só conseguiu a ultrapassagem na volta 62, garantindo o décimo lugar e um ponto que pode ser importante na disputa pelo campeonato mundial.

Verstappen finalmente consegue ultrapassar Ricciardo – Reprodução/F1 TV

Na volta 65, depois de lutar muito, Hamilton se aproveitou de um erro de Alonso e fez a ultrapassagem. Na volta 67 o britânico passou Sainz e garantiu o terceiro lugar no pódio. Com o terceiro lugar, o heptacampeão reassume a liderança no campeonato de pilotos e a Mercedes o de construtores.

Destaque para a Williams que pontuou pela primeira vez em muitos tempo e ainda pontuou duplamente, com Latifi em oitavo e Russel em nono. Alpine e AlphaTauri também conseguiram pontuar com os dois pilotos.

A Fórmula 1 entra de férias e volta no dia 27 para o primeiro dia de atividades do Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps.

Classificação final do GP da Hungria – Reprodução/F1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.