Entre em contato conosco

Fórmula E

Equipes de Fórmula E: Envision Racing

Publicado:

em

A Envision Racing é uma equipe britânica de automobilismo que compete no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA. Fundada em 2013 como Virgin Racing Formula E Team, atualmente é uma das poucas equipes que esteve presente desde a temporada inaugural em 2014. E na temporada de 2023 se consagraram campeões de construtores da categoria.

O início

Na primeira temporada (2014-15) a Envision conquistou duas vitórias (Putrajaya e Londres) e um pódio. Com Sam Bird e Jaime Alguersuari, a equipe ficou em quinto lugar no campeonato de construtores daquele ano, somando 133 pontos.

Bird comemorando sua primeira vitória

Bird comemora sua primeira vitória na Fórmula E nas ruas de Putrajaya

Para a segunda temporada (2015-16), Bird se manteve na equipe e foi companheiro do francês Jean Éric Vergne, vindo da Andretti Autosport. Como resultado, a equipe teve quatro pole positions (três com Bird e uma com Vergne), quatro pódios e uma vitória (Bird em Buenos Aires). Como consequência, a equipe conquistou o terceiro lugar dos construtores naquele ano, com 144 pontos.

Além do bom desempenho, segunda temporada também viu a parceria técnica entre a Virgin e a Peugeot (que em 2016 foi rebatizada como DS Performance). A parceria renomeia a equipe como DS Virgin Racing, permanecendo com a equipe até 2018.

Na terceira temporada (2016-17), o piloto argentino José Maria “Pechito” López se junta a equipe. Ele mostrou muito ritmo no DSV-02, marcando pontos em quase todas as corridas que participou (só deixou de pontuar em três, duas nas quais não participou, sendo substituído pelo britânico Alexander Lynn, que estreou com pole position). Assim sendo, a equipe conquistou quatro pódios, para terminar em quarto no campeonato, com 190 pontos.

Já na quarta temporada (2017-18), o britânico Alexander Lynn se junta para a sua primeira temporada completa ao lado do compatriota Bird. Enquanto Bird foi um forte postulante ao título, Lynn teve dificuldades com confiabilidade e pênaltis durante a temporada. Ainda assim, a Envision conseguiu ficar com o terceiro lugar no campeonato de equipes, com 160 pontos, sendo eles, duas vitórias.

Novo carro

A quinta temporada (2018-19) viu duas grandes mudanças no campeonato: o carro da Gen2, o mais potente carro elétrico de corrida até então, e a implantação do Modo Ataque (um sistema que desbloqueia uma potência extra no motor). A equipe também encerra a parceria com a DS, volta a ser equipe independente, faz um acordo de patrocínio com a empresa chinesa de turbinas eólicas Envision, e se transforma na Envision Virgin Racing.

STREETS OF PARIS, FRANCE – APRIL 27: Sam Bird (GBR), Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE05 durante o E-prix de Paris em 27 de abril de 2019. Paris, França. (Photo by Sam Bloxham / LAT Images)

Ao mesmo tempo, equipe também passa a contar com os powertrains da Audi, em um acordo técnico que dura até a saída da marca da categoria em 2021. Com Sam Bird e o holandês Robin Frijns, que já havia corrido nas primeiras temporadas da Fórmula E, o e-tron FE05 da equipe teve um bom começo de temporada, com o britânico vencendo a corrida mais quente da história da Fórmula E em Santiago, e Frijns vencendo a primeira corrida da Fórmula E em Paris. Apesar de um certo período sem pontuar, a equipe conseguiu terminar o campeonato no terceiro lugar dos construtores, com 191 pontos.

Para a sexta temporada (2019-20) a dupla se manteve a mesma, seguindo com o acordo de clientes com a Audi. Embora Bird tenha tido um bom começo de temporada, vencendo em Diryah, Frijns só deslanchou depois da pausa forçada da Covid-19, onde subiu ao pódio nas corridas 3 e 5 do Eprix de Berlin. A equipe terminou em 4° lugar no campeonato de construtores naquele ano, com 121 pontos.

Fim de uma era

Em 2021, sétima temporada da categoria, Sam Bird deixa a Envision, e no seu lugar entra o neozelandês Nick Cassidy, campeão da Super Fórmula no ano anterior. Com a novo piloto, a equipe terminou o campeonato em quinto lugar, com 165 pontos, 4 pódios e três pole positions.

Para a oitava temporada (2022), a dupla se mantém. Enquanto Frijns conquistou um pódio na segunda corrida em Diria, Cassidy venceu em Nova Iorque. Por consequência, terminam a temporada em quinto lugar, com 194 pontos, seis pódios e uma pole position.

Sebastien Buemi, Envision Racing, Jaguar I-TYPE 6 nas ruas de Londres

Na nona temporada (2023), Frijns é contratado pela ABT Cupra, e em seu lugar, entra o suíço Sébastien Buemi. Além do novo piloto, a nova temporada também marca o primeiro ano da equipe como cliente da Jaguar. De certo mudanças podem assustar. Porém com quatro vitórias e uma pole position, a equipe leva seu primeiro título de construtores, com 304 pontos.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.