Entre em contato conosco

Fórmula E

WEC e Fórmula E enfrentam conflitos no calendário

Publicado:

em

Sébastien Buemi no WEC. Foto/ Reprodução: WEC

Com um calendário mais curto, a Fórmula E permite que seus pilotos exerçam trabalhos em outros campeonatos. O intercâmbio dos pilotos da categoria elétrica com o World Endurance Championship (WEC) é o mais comum.

Sébastien Buemi no WEC. Foto/ Reprodução: WEC

Sébastien Buemi no WEC. Foto/ Reprodução: WEC

Sete pilotos da F-E participaram da temporada do WEC em 2023 e são esperados para a temporada de 2024. Antecipadamente, Stoffel Vandoorne está confirmado para a próxima temporada do campeonato mundial de endurance.

O belga será piloto da Peugeot, equipe pela qual participou das 6 horas de Fuji em 2023. O campeão da oitva temporada da Fórmula E deve retornar para a última etapa do WEC, no Bahrein, no dia 4 de novembro.

Como os dois campeonatos são chancelados pela FIA, os calendários são pensados para não coincidirem em questões de datas, evitando que as equipes acabem desfalcadas em alguma das disputas. Todavia, o calendário de 2024 não conseguiu evitar conflitos.

O prólogo do WEC, como é chamado os testes pré-temporada, acontecerão nos dias 24 e 25 de fevereiro. A Fórmula E ainda não anunciou a sede, mas terá uma corrida no dia 24. Esse é o primeiro de três conflitos de calendário.

O segundo e mais importante acontecerá em 11 de maio, quando o WEC realizará às 6 horas de SPA-Francorchamps enquanto a Fórmula E terá a rodada dupla em Berlim. Por fim, o dia destinado aos testes para às 24 horas de Le Mans, será 8 de junho, mesma data do E-Prix de Jakarta.

Anteriormente, para a temporada de 2023, as categorias conseguiram ajustar seus calendários para evitar essa situação, porém para 2024, não conseguirão realocar as datas.

A situação dos pilotos que estão nos dois campeonatos

Se a lista se manter, Sébastien Buemi, Antonio Felix da Costa, Nico Müller, Norman Nato, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne estarão nas duas disputas. Atualmente, é de conhecimento que Buemi e Frijns precisam, por questão contratual, priorizar o WEC.

Enquanto isso, Vandoorne, Vergne e da Costa precisam priorizar a Fórmula E, também por questões contratuais. Assim, a Envision, atual campeã de equipes na F-E, terá como desfalque seus dois pilotos. Em relação aos treinos, a questão parece ser mais flexível.

Confira os calendário do WEC e Fórmula E

WEC retorna para o Brasil após 10 anos. A categoria correu em São Paulo em três oportunidades entre 2012 e 2014. Contudo, o país saiu do calendário do principal campeonato de corridas de longa duração após as dividas deixadas pela antiga gestão.

Além do retorno das 6 horas de São Paulo, também estreiam ou retornam ao calendário as provas de Losail, Ímola Austin.

Calendário oficial do WEC para 2024. Foto/ Reprodução: WEC/ Divulgação

Calendário oficial do WEC para 2024. Foto/ Reprodução: WEC/ Divulgação

Na Fórmula E, ainda restam três locais para serem anunciados, é esperado que a categoria corra na China no próximo ano e as negociações buscam uma alternativa em relação a data da corrida da Fórmula 1 no país. Assim, a pista de Xangai está sendo preparada e deve ocupar a data de 25 de maio.

Calendário oficial do Fórmula E para 2024. Foto/ Reprodução: Fórmula E/ Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.