Entre em contato conosco

WEC

Equipe Alpine Endurance ganha experiência em Imola

Publicado:

em

  • A Equipe Alpine Endurance disputou a segunda rodada da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA neste fim de semana.
  • No icônico circuito de Imola, as duas equipes mostraram sua resiliência para coletar dados em todas as condições, após um início caótico da corrida.
  • Agora, Les Bleus voltam suas atenções para a próxima etapa: as TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (9-11 de maio), a corrida final antes das 24 Horas de Le Mans (15-16 de junho).

Sete semanas após sua estreia nas corridas no Catar, a Alpine descobriu uma nova pista com as primeiras corridas do A424 no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari em Imola na segunda rodada do FIA WEC.

A equipe aproveitou ao máximo as três sessões de treinos para encontrar os melhores ajustes e compromissos no circuito italiano. As 242 voltas completadas também permitiram à Equipe Alpine Endurance facilitar a integração de Jules Gounon, que estava presente com a equipe neste fim de semana para substituir Ferdinand Habsburg durante sua recuperação.

Paul-Loup Chatin e Nicolas Lapierre foram encarregados da sessão de classificação de sábado. Sob céus ameaçadores, eles tiveram que enfrentar o desafio de colocar seus pneus médios na janela ideal em uma pista em constante mudança. Interrompidos por uma bandeira vermelha em suas voltas mais rápidas a dois minutos do final da sessão, os Alpines #35 e #36 tiveram que se contentar com a nona fila no grid.

Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere estavam ao volante de seus respectivos Alpine A424s para o início das 6 Horas de Imola. Após as duas voltas de formação, Matthieu Vaxiviere fez uma boa largada, ganhando várias posições em direção à curva um, mas se envolveu em um acidente em reação em cadeia com o Isotta Fraschini #11, o Peugeot #94 e o BMW #15. Atrás deles, Charles Milesi teve que negociar a armadilha de cascalho na primeira chicane para evitá-los e retornar à pista no tráfego LMGT3.

Durante o período do carro de segurança, a eficiência notável dos mecânicos os viu trocar os extremos dianteiro e traseiro e uma barra de ligação em menos de cinco minutos no carro #36. Matthieu Vaxiviere voltou à corrida três voltas atrás dos líderes. Enquanto isso, Charles Milesi fez um trabalho rápido com os LMGT3s para alcançar os Hypercars após a re

Início da corrida antes da reinicialização antes de relatar um alerta de direção hidráulica, que foi rapidamente corrigido durante sua primeira parada nos boxes.

Décimo quarto após este início animado da corrida, Charles Milesi passou o bastão para Paul-Loup Chatin. Em décimo oitavo lugar, Matthieu Vaxiviere entregou as rédeas para Mick Schumacher. Usando estratégias de pneus diferentes, eles acumularam as voltas para reunir informações cruciais sobre a degradação dos pneus antes de mudar para pneus de chuva assim que começou a chover duas horas antes do final.

O alemão e o francês – que tiveram uma pequena saída – se aplicaram diligentemente diante de um número cada vez maior de desafios antes de serem substituídos por Nicolas Lapierre e Jules Gounon, respectivamente, na última hora. Jules Gounon fez uma rodada inteligente e limpa com pneus slick em uma pista secando para garantir o 13º lugar para sua equipe em sua estreia de protótipo. Atrás dele, Nicolas Lapierre consolidou o trabalho de seus companheiros de equipe no carro irmão antes de um momento de aquaplanagem o deixar em 16º lugar após um duelo com o Peugeot #94.

Ao final deste fim de semana de construção de equipe diante de 73.600 espectadores, a Alpine ocupa o quinto lugar entre os nove construtores que competem no Campeonato Mundial de Endurance de Fabricantes de Hypercars. A próxima rodada da temporada acontece de 9 a 11 de maio em Spa-Francorchamps (Bélgica) para outra corrida de seis horas.

Charles Milesi
“Foi uma corrida complicada. Nunca havíamos corrido neste circuito antes, e ele revelou algumas áreas para melhorarmos. O início foi bastante caótico, e não tive escolha a não ser passar pela armadilha de cascalho. Então, tentei fazer o meu melhor apesar de um pequeno problema com a direção hidráulica, que nos custou cerca de 15 segundos e nos obrigou a fazer uma parada antecipada. Paul-Loup e Jules lidaram bem com o resto da corrida em condições desafiadoras, mas não pudemos mirar mais alto. Agora sabemos mais sobre as áreas em que precisamos trabalhar para a próxima corrida.”

Jules Gounon
“Foi uma semana complicada para a equipe. O programa ainda é jovem, e foi meu primeiro fim de semana de corrida no carro, substituindo Ferdinand. Meu objetivo era evitar erros e estou satisfeito por ter conseguido, embora ainda tenha muito a aprender sobre o protótipo. Foi um teste em grande escala, mas a equipe coletou muitas informações para voltar com força em Spa e nas próximas corridas.”

Paul-Loup Chatin
“Depois de nossa estreia forte no Catar, enfrentamos mais dificuldades em um circuito diferente. Nossa falta de experiência nesta pista em comparação com a concorrência destacou as áreas em que precisamos continuar trabalhando, analisando o que aconteceu para avançar. Nada é perfeito na competição de alto nível, e posso ver que todos agora estão focados na próxima rodada apesar da decepção. A equipe está ainda mais unida neste momento difícil, e sei que ninguém desistirá, então podemos voltar mais fortes.”

Matthieu Vaxiviere
“Sempre é complicado quando uma corrida de seis horas começa assim. Eu havia me preparado bem para o início; meus pneus estavam na temperatura certa, e acho que não

corri riscos desnecessários. Tudo aconteceu tão rapidamente. Senti que fui atingido por trás, o que me jogou no Peugeot e BMW. Devolvi o carro aos boxes, onde os mecânicos fizeram um excelente trabalho para nos colocar de volta lá o mais rápido possível. Tínhamos um bom ritmo, mas faltava um pouco em comparação com os outros, então temos que continuar trabalhando e analisando para melhorar na corrida toda.”

Mick Schumacher
“No geral, foi um fim de semana bastante difícil, e a corrida não correu do nosso jeito. O mais importante é lembrar os aspectos positivos. Fomos rápidos para reagir às condições climáticas em mudança. A comunicação entre a equipe e eu foi excelente, e mostramos bom potencial tanto em condições úmidas quanto secas. Precisamos olhar para as áreas em que ainda podemos melhorar. Ainda estamos nos estágios iniciais do projeto, mas estou convencido de que podemos avançar a partir de Spa.”

Nicolas Lapierre
“No geral, foi uma corrida cheia de aprendizados, destacando as áreas em que precisamos melhorar, como mostrado em uma pista específica onde o carro nunca havia sido usado antes. Apesar do resultado, vamos desenvolver algumas áreas para trabalhar antes da próxima corrida. Spa chegará rapidamente com uma pista muito diferente, mas mais convencional, que espero que se adeque melhor a nós.”

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Endurance
“Sabíamos que seria uma corrida difícil, especialmente após a classificação, quando tivemos um pouco de azar. Era uma pista nova com características diferentes de tudo o que já havíamos experimentado. O objetivo era continuar aprendendo.
Perdemos muito no início, seguido pela gestão de tráfego, condições complicadas e vários incidentes de corrida.
No entanto, gostaria de enfatizar o quão bem cada piloto se adaptou a esses desafios. A equipe manteve Ferdinand em seus pensamentos durante todo o fim de semana, já que ele participou das sessões de debriefing remotamente.
Gostaria também de destacar a excelente estreia de Jules, tanto no contexto de sua integração à equipe de corrida quanto em sua primeira saída em uma pista complicada. Destacamos as áreas em que precisamos continuar trabalhando para o resto da temporada. É algo bom, e nossos dois carros terminaram novamente. Agora temos muitos dados para analisar nas três semanas que antecedem Spa, que está chegando rapidamente, então não vamos relaxar nossos esforços para continuar nosso processo de aprendizado e buscar progresso antes das 24 Horas de Le Mans.”

CLASSIFICAÇÕES

6 Horas de Imola
1. Toyota Gazoo Racing #7
2. Porsche Penske Motorsport #6
3. Porsche Penske Motorsport #5
13. Alpine Elf Endurance Team #35
16. Alpine Elf Endurance Team #36

Campeonato Mundial de Pilotos de Endurance de Hypercar da FIA
1. Estre / Lotterer / Vanthoor – 56 pontos
2. Conway / de Vries / Kobayashi – 40 pontos
3. Campbell / Christensen / Makowiecki – 39 pontos
9. Chatin / Milesi – 9 pontos
10. Habsburg – 9 pontos
15. Lapierre / Schumacher / Vaxiviere – 0 ponto

Campeonato Mundial de Fabricantes de Endurance de Hypercar da FIA
1. Porsche – 57 pontos
2. Toyota – 48 pontos
3. Ferrari – 31 pontos
4. BMW – 17 pontos
5. Alpine – 15 pontos

Via assessoria de comunicação Alpine

Foto: Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.